← Início

Questões de Concursos - Conhecimentos Bancários - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Conhecimentos Bancários - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Na contabilidade bancária brasileira, consoante as normas vigentes, são receitas operacionais os(as)

rendas de aluguéis.

Texto associado.
Em consonância com a CF, a atividade financeira, como parte da ordem econômica, funda-se na valorização do trabalho e na livre iniciativa e objetiva assegurar existência digna a todos, conforme os ditames da justiça social, observados, entre outros princípios, a defesa do consumidor. Acerca das normas que disciplinam a relação das instituições financeiras com seus clientes, julgue os itens de 59 a 64.
Em todos os informes publicitários das operações de crédito destinadas à aquisição de bens e serviços, deve ser informado o CET correspondente às condições contratadas.

É característica do TED (Transferência Eletrônica Disponível) a que se apresenta na alternativa:

É título emitido por sociedades anônimas não-financeiras de capital aberto, com garantia de seu ativo:

Texto associado.

Os bancos, em suas operações ativas, que são aquelas por meio das quais eles emprestam dinheiro a seus clientes, buscam resguardo por meio de sistemas de garantias. As garantias mais utilizadas pelos bancos são as chamadas cauções pessoais - o aval e a fiança - e as cauções reais - a hipoteca, o penhor e a alienação fiduciária. Diante dessas informações e com base na legislação vigente acerca dos direitos de garantias, julgue os itens a seguir.

O avalista pode desistir de ser avalista, desde que comunique ao credor essa decisão por escrito.

Texto associado.

O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS)
é um sistema informatizado, centralizado no BACEN, que
permite indicar onde os clientes de instituições financeiras
mantêm bens, direitos e valores, diretamente ou por seus
representantes legais e procuradores. No que se refere ao CCS,
julgue os itens a seguir.

Antes da existência desse cadastro, havia dificuldade em identificar contas de depósitos e ativos mantidos no SFN por pessoas físicas e jurídicas, o que dificultava investigações e ações destinadas a combater a criminalidade.

O Sistema Financeiro, incluindo-se aí seus órgãos reguladores, canaliza os recursos dos agentes superavitários para os agentes deficitários e, portanto, desempenha um papel importante na economia. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Entre as competências privativas do BACEN encontram-se a emissão monetária, a fiscalização das instituições financeiras, o financiamento do Tesouro Nacional. Não pode o BACEN, entretanto, emitir títulos de responsabilidade própria nem tampouco operar nos mercados de derivativos de câmbio.

O SISCOMEX — instrumento que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior — processa, de forma exclusiva e obrigatória, as informações por meio de um fluxo único e computadorizado. É administrado pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), pela Secretaria da Receita Federal (SRF) e pelo BACEN, órgãos gestores no comércio exterior. A automação nas operações de exportação e de importação foi implantada no sistema, respectivamente, em 1993 e em 1997. Desde então, para todos os fins e efeitos legais, as guias de exportação e de importação e outros documentos pertinentes vêm sendo substituídos por registros eletrônicos. Com a implantação do SISCOMEX, ocorreu o(a)

ampliação da coexistência de controles e sistemas de coleta de dados.

Considerando que um banco estatal esteja elaborando seu planejamento estratégico de marketing, julgue os itens subseqüentes.

O plano estratégico de marketing deve considerar, para sua elaboração, a missão e os objetivos corporativos.

Uma determinada empresa desconta um título de R$ 70.000,00 junto a um banco, em data 46 dias anterior à de seu vencimento. Na operação, é cobrada taxa de desconto de 2,7% ao mês, e o IOF incidente sobre a operação é de 0,0041%. O banco cobra ainda taxa de abertura de crédito de 6,0% sobre o valor nominal do título no ato da liberação dos recursos. Considerando a legislação vigente no Brasil, julgue os itens que se seguem, relativos à situação apresentada.

O valor do desconto na operação é superior a R$ 2.000,00.