Questões de Concursos Conhecimentos Gerais com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis Conhecimentos Gerais com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

No novo mapa da riqueza no Brasil, as cidades médias avançam e as capitais perdem espaço. Apesar dessa tendência, a riqueza continua concentrada no país. A renda gerada por apenas seis municípios — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus — responde por um quarto de toda a riqueza no país.

Com base no fragmento de texto acima e nos diversos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

O fato de não contar com ligação aérea com o exterior dificulta a inserção do Ceará no competitivo mercado global, além de reduzir o número de turistas estrangeiros no estado.
O perfil dos candidatos que concorreram a uma vaga no Poder Legislativo aponta para maior participação feminina e jovem. Os primeiros resultados da eleição mostram o novo perfil eleito: o país elegeu as duas primeiras deputadas federais muçulmanas, a primeira mulher indígena, além da deputada mais jovem da história.
(Estado de S.Paulo, 6 nov.18. Disponível em: . Adaptado)

A notícia citada está relacionada às eleições 
Foi publicado na Revista Veja de 19 de outubro de 2011 sobre prováveis desvios no Ministério do Esporte: “... A polícia de Brasília prendeu cinco pessoas acusadas de desviar dinheiro de um programa criado pelo governo federal para incentivar crianças carentes a praticar atividades esportivas.” Sobre o assunto que foi noticiado em mídia nacional, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa incorreta:
A morte da ex primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, em abril de 2013, provocou reações de repúdio e apoio aos seus 11 anos - de 1979 a 1990 - à frente da política de Estado do Reino Unido. O governo da chamada “Dama de Ferro” deixou como legado:
A transformação é complexa, mas obrigatória. Nas próximas décadas, ao que tudo indica, todos os centros urbanos do planeta serão obrigados a conviver com as consequências inevitáveis das mudanças climáticas. Se eventos antes excepcionais se tornarem de fato corriqueiros, as cidades despreparadas correrão o risco de entrar em colapso. Como a maior parte da atual infraestrutura urbana não foi originalmente pensada para suportar esse impacto, a palavra do momento é adaptação.

                        O Globo. Caderno Amanhã, 25/2/2014, p. 12 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o próximo item no que se refere aos processos de urbanização e de mudança climática.
Maior número de construções verdes, modernização de prédios, investimento em contenção de encostas e reforma dos sistemas de esgotos e de drenagem são algumas das mudanças necessárias para a adaptação das cidades às novas condições ambientais.
“BRASIL FAZ HISTÓRIA: Na Olimpíada em casa, o Brasil se inspirou e fez a melhor campanha de sua história nos Jogos, quebrando o recorde de ouros para o país: 7. Além disso, foram 6 pratas e 6 bronzes, garantindo em 13º lugar no quadro de medalhas, com um total de 19 pódios – marca também inédita. Apesar do resultado, o país não bateu a meta estabelecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro, de ficar entre os 10 primeiros do ranking. Nas competições, muitas surpresas e algumas decepções.” G1 Publicado em 21/08/2016, Atualizado em 22/08/2016.

Ainda assim, nem tudo foi positivo com as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Marque a alternativa que trata dos problemas nas Olimpíadas de 2016.
Em 1997, em Kyoto, no Japão, líderes de 160 nações assinaram um protocolo que recebeu o nome da cidade. Esse Protocolo prevê: 

O padrão energético mundial dá mostras de esgotamento. Faz-se necessário substituí-lo por outro:

O “leão” já está quase batendo as nossas portas, em alguns dias será a hora dos brasileiros fazerem a declaração de imposto de renda.

Em caso de haver valores a serem restituídos, quem tem a prioridade de recebimento?
Uma forma mais simples, barata, rápida e menos polêmica de criar células-tronco em laboratório pode abrir portas para uma nova era da medicina regenerativa. Recente estudo publicado na revista Nature apresentou um novo método que foi avaliado como revolucionário por uma série de cientistas: ele poderia reparar tecidos e órgãos humanos sem a necessidade de clonagem ou manipulação genética.

O Globo, 30/1/2014, p. 30 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do seu tema, plenamente identificado com as características mais marcantes da civilização contemporânea, julgue os itens que se seguem.

Ao contrário da comunidade científica mundial, que não vê possibilidade de algum acidente no processo biotecnológico de inserção de genes externos em um DNA natural que comprometa a saúde humana, os ambientalistas afirmam estar comprovados os efeitos maléficos à biodiversidade nos locais onde os transgênicos são cultivados.