← Início

Questões de Concurso - Conhecimentos Gerais - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Conhecimentos Gerais com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!

“O STF (Supremo Tribunal Federal) começou a julgar no dia 2 de agosto os 38 réus do mensalão, considerado um dos maiores escândalos de corrupção da política brasileira. Segundo a Procuradoria-Geral da Repúbica, responsável pela denúncia junto ao Supremo, o mensalão foi um esquema de financiamento ilegal de parlamentares em troca de apoio político ao governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010). Deputados federais e senadores são responsáveis pela elaboração e aprovação de leis para o país. Por isso, para garantir que os projetos de lei do governo sejam aprovados,  é  importante  que  o  presidente  tenha  aliados  no  Poder  Legislativo.  Essas  boas  relações  entre o Executivo e Legislativo são conquistadas e mantidas com base em afinidades políticas. A prática do mensalão, contudo, foi criminosa. De acordo com a denúncia, os acusados desviavam dinheiro dos cofres públicos para comprar o voto dos congressistas. Na esfera política, a CPI recomendou a cassação dos mandatos de 18 deputados. José Dirceu, Roberto Jefferson e Pedro Corrêa (ex-presidente do PP) tiveram os mandatos cassados. Valdemar Costa Neto, Paulo Rocha, José Borba e Bispo Rodrigues renunciaram para escapar da perda do cargo. Os demais políticos foram absolvidos. Em 11 de abril de 2006 o então procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, apresentou a denúncia e acusou 40 pessoas de envolvimento. Um dos acusados morreu, o deputado José Janene, e o ex-dirigente do PT, Silvio Pereira, fez um acordo para colaborar com a investigação e foi condenado a prestar trabalhos comunitários. Em agosto de 2007, o STF aceitou a denúncia e passou a tramitar a Ação Penal 470. O julgamento é previsto para durar até dois meses. Será o mais longo em 120 anos da história do STF. Onze ministros da corte analisarão o caso, que possui o maior número de réus e de testemunhas – mais de 600 foram ouvidas no processo, um calhamaço de mais de 50 mil páginas. Os réus são acusados de cometerem sete crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, peculato, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta.” (http://educacao.uol.com.br – Acesso em 15/09/12)
 
O escândalo político denominado mensalão foi um esquema de financiamento ilegal de parlamentares em troca de apoio político ao governo. O esquema envolveu o congresso composto por:
“Lixo a gente põe nos sacos de lixo, vêm os lixeiros, põem os sacos de lixo nos caminhões, e o lixo desaparece da nossa vista. Desaparece da nossa vista mas não desaparece de verdade porque nada no mundo desaparece. O lixo vai para outro lugar, longe dos olhos. E a montanha vai crescendo, crescendo, crescendo sem parar – até quando as montanhas de lixo poderão crescer?”

(Rubem Alves: O Lixo in http:www.rubenalves.com.br/olixo.htm)

O texto acima faz referência a um dos maiores problemas das grandes cidades hoje em dia. Algumas administrações públicas municipais têm procurado reduzir o acúmulo de lixo, desenvolvendo, com a participação da comunidade, projetos de:
Leia o texto a seguir:
“Na última quarta-feira (06/01/2021), o Capitólio dos Estados Unidos, sede do Congresso do país (que reúne a Câmara dos Deputados e o Senado), foi invadido por uma multidão de apoiadores do presidente republicano Donald Trump. Marcada por violência e confrontos com a polícia, o ato fez com que deputados, senadores e outras autoridades tivessem que se refugiar no porão do prédio ou em seus escritórios privados até que a situação fosse controlada. Quatro pessoas morreram durante a confusão”.
Fonte: Quatro ataques históricos ao Capitólio dos EUA, por Bruno Carbinatto. https://super.abril.com.br. Atualizado em 7 jan 2021. Disponível em <https://super.abril.com.br/historia/4-ataques-historicos-ao-capitolio-dos-eua/>
Apesar do impacto causado e de toda a rigorosa segurança, este não foi o primeiro atentado sofrido pelo Capitólio. Sobre alguns outros atentados ocorridos anteriormente, assinale a afirmativa incorreta.
Texto associado.

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema queele
aborda, julgue os itens seguintes.

A pretendida expansão da UE, no próximo ano, incorre em graves riscos, segundo os especialistas, já que as normas para a aceitação de novos integrantes foram excessivamente abrandadas.

Um trecho de 22 quilômetros de _________________, entre Feira de Santana e Esplanada, foi entregue no dia 26/04/2021. A rodovia vem recebendo investimentos constantes do Governo Federal para ampliação da capacidade de tráfego. (...)

A _________________compreende um trecho de 165 quilômetros de extensão que foram divididos em quatro lotes de aproximadamente 41 quilômetros cada. O lote 4 faz a ligação rodoviária aos grandes polos comerciais e industriais do estado, como Alagoinhas, Pedrão, Teodoro Sampaio e Conceição do Jacuípe. Nesse lote, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atuaram na duplicação em uma região com fábricas de grande porte.

https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2021/04/

Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

Há diversos tipos de resíduos que devem ser descartados cada um de maneira específica. Referente aos resíduos recicláveis do tipo papel ou metal, assinale a alternativa que contém apenas resíduos recicláveis:
Texto associado.

Texto I questões 1 e 2

Afinal, o que é ser cidadão?
1 Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à
propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter
direitos civis. É também participar no destino da sociedade,
4 votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e
políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais,
aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza
7 coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à
saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter
direitos civis, políticos e sociais.

Jaime Pinsky. História da cidadania. (Org. Contexto 2003).

Considerando o texto I e a atualidade brasileira, julgue os itens seguintes.

Para que haja plenitude da cidadania, é indispensável o respeito aos direitos civis, políticos e sociais.

A única das proposições abaixo que pode ser considerada uma negação lógica da proposição: “ Se é feriado, então vou à praia”, é:

Trata-se do imperador mongol que construiu o maior império de todos os tempos com relação à extensão territorial, cobrindo regiões desde a China até a Europa Oriental, passando pela Pérsia e pelo Oriente Médio. Iniciou sua longa campanha na China em 1207. Assinale a alternativa que o apresenta.
A Justiça Eleitoral autorizou hoje (27) o registro do (...).
Com isso, o partido poderá concorrer nas eleições de
2012. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por
6 votos a 1, que a sigla articulada pelo prefeito de São
Paulo, Gilberto Kassab, cumpriu os requisitos mínimos
para integrar o quadro partidário nacional (...).

(http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-09-27/justica-eleitoral-concede..., 27.09.2011)

A notícia refere-se ao