Questões de Conhecimentos Gerais - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Conhecimentos Gerais com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 121380. Conhecimentos Gerais, O cotidiano brasileiro na economia, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, BNDES, CESGRANRIO, 2007

Texto associado.

Imagem 020.jpg

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

2Questão 48934. Conhecimentos Gerais, Agente de Estação, METROFOR CE, UECE CEV, Ensino Médio, 2017

Tanto as mobilizações estudantis quanto as ocupações de escolas secundárias e de universidades que têm ocorrido recentemente em diversos estados do Brasil têm, além da intenção de protestar contra algumas medidas e gestão de governos estaduais e governo federal, um foco específico na questão educacional. Entre outros pontos de pauta e posições do movimento estudantil, há uma contundente reação às mudanças propostas no âmbito da educação por meio do Projeto de Lei do Senado nº 193 (PLS 193) de 2016. Sobre o PLS 193, é correto afirmar que

3Questão 119156. Conhecimentos Gerais, Mundo contemporâneo: cultura e sociedade brasileira: música, Analista de Relações Públicas, Senado Federal, FGV, 2008

Em abril de 1967, na mostra de artes visuais Nova Objetividade Brasileira, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o carioca Hélio Oiticica apresentou uma obra-ambiência batizada "Tropicália que, pouco tempo depois, emprestaria o nome ao movimento que transformou o ambiente cultural do país no período.

Os trechos abaixo foram extraídos de canções que compõem a discografia associada ao Tropicalismo, com exceção de:

4Questão 31197. Conhecimentos Gerais, Agente de Fiscalização Técnico em Eletromecânica, CREA PR, FUNDATEC, Ensino Médio, 2012

Após crescimento recorde em 2010, a produção industrial brasileira vem diminuindo em 2012, consequência da.

5Questão 203047. Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, 2002

Texto associado.

Em outubro de 2002, seguindo um calendário democrático que se torna cada vez mais rotineiro, o Brasil voltará às urnas, dessa vez para eleger presidente da República, governadores estaduais e do Distrito Federal (DF), deputados federais, estaduais e distritais, além de dois terços do Senado Federal. Relativamente a esse tema, julgue os itens que se seguem.

As eleições brasileiras são informatizadas, ou seja, as urnas eletrônicas devem ser utilizadas nas seções eleitorais existentes em todos os municípios.

6Questão 3276. Conhecimentos Gerais, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, Ensino Médio, 2010

No Brasil, uma experiência democrática relevante permitiu
que, a partir do começo dos anos 1990, segmentos da
sociedade tivessem acesso às decisões de alocação de
recursos das prefeituras municipais. Houve destaque para
o caso de Porto Alegre, mas também para outras administrações
como Belo Horizonte (1993-2008), São Paulo
(2001-2004) e Recife (2001-2008).

A experiência política e social descrita acima refere-se, especificamente, ao

7Questão 59817. Conhecimentos Gerais, Energia, Ensino Superior

A energia gerada pela usina de Itaipu corresponde a ____ da energia consumida no Brasil e a ____ da energia consumida no Paraguai.

As lacunas da afirmação acima devem ser preenchidas, respectivamente, por:

8Questão 204676. Conhecimentos Gerais, Escrivão de Polícia Civil, PC PI, UESPI, 2014

O atual cenário do sistema produtivo mundial é caracterizado pela chamada revolução técnico- científica-informacional, em que a capacidade produtiva está diretamente vinculada à introdução de novas tecnologias e informação. Nesse sentido, alguns setores como a informática, a robótica, as telecomunicações, a engenharia genética e o uso de novos materiais tornam-se cada vez mais importantes no cenário econômico mundial. Nesse sentido, pode-se afirmar CORRETAMENTE que o Brasil

9Questão 2518. Conhecimentos Gerais, Analista de Suporte, Detran, FGV, Ensino Médio

Analise as afirmativas correlatas:

I. “O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma das riquezas produzidas por um país, levando em consideração a
indústria, a agropecuária e os serviços.


II. “O PIB pode ser analisado também a partir do consumo, sendo dividido pelo consumo das famílias, do governo, pelos investimentos realizados pelo governo, empresas privadas e pelas exportações.

Assinale a alternativa correspondente:

10Questão 155223. Conhecimentos Gerais, Tecnologia, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE, 2004

Texto associado.

Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, "a triste verdade é que o mundo hoje é um lugar muito mais desigual do que há 40 anos". Ele reconheceu a existência de um desequilíbrio comercial imposto pelas políticas dos países desenvolvidos. Para Annan, "essas quatro décadas também testemunharam o surgimento de novas oportunidades de desenvolvimento e de novos obstáculos". O secretário-geral da ONU fez coro às constantes reclamações de países em desenvolvimento a respeito das negociações de livre comércio.

Correio Braziliense, 13/6/2004, p. 11 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos econômicos, políticos e sociais marcantes do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.

Entre "as novas oportunidades de desenvolvimento" trazidas pelo mundo contemporâneo, estão a produção e a disseminação de inovadoras tecnologias surgidas nos mais variados campos, como acontece, por exemplo, na área da informação.