← Início

Questões de Concursos - Contabilidade Geral - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Contabilidade Geral - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Texto associado.


Em outubro de 2019, a empresa Beta assinou um contrato comprometendo-se a prestar determinado serviço a um cliente. No mês seguinte, atendendo a uma cláusula contratual, o cliente efetuou um adiantamento em dinheiro pelo serviço contratado. Em dezembro de 2019, o serviço foi finalmente prestado pela empresa Beta ao cliente.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

De acordo com o regime de competência, a receita de prestação de serviços deve ser reconhecida pela empresa Beta em novembro de 2019.

Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item. Se determinada conta tem a natureza transitória, seu saldo no final do exercício deverá ser, obrigatoriamente, igual a zero.
De acordo com o Decreto nº 3.591, de 6 de setembro de 2000, que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, tal sistema compreende o conjunto das atividades relacionadas à avaliação do cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e a avaliação da gestão dos administradores públicos federais, bem como o controle das operações de crédito, avais, garantias, direitos e haveres da União.
Considerando a finalidade das atividades desempenhadas pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, analise as alternativas a seguir.
I. A avaliação do cumprimento das metas do Plano Plurianual visa a comprovar a conformidade da sua execução.
II. A avaliação da execução dos programas de governo deve limitar-se a comprovar o nível de execução das metas.
III. A comprovação da conformidade da execução com os limites e as destinações estabelecidas na legislação pertinente são o objetivo da avaliação da execução dos orçamentos da União.
IV. O controle das operações de crédito, avais, garantias, direitos e haveres da União visa a assegurar o adequado recebimento e a alocação dos recursos conforme previsão legal.
Está correto apenas o que se afirma em
Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) fornece informações acerca de entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa da entidade em um período contábil, com base na DFC, julgue os itens e assinale a opção CORRETA.
I- A DFC pelo método direto inicia seu fluxo operacional pelo resultado líquido do período.
II- O fluxo de caixa das atividades de investimento é composto por empréstimos a curto e longo prazo, pagamentos de dividendos.
III- O fluxo operacional pelo método indireto inicia pelo resultado líquido do período ajustado.
Tendo em vista as noções de contabilidade e controle patrimonial, analise as afirmativas a seguir, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas. 
( ) O registro é a forma tal como o lançamento contábil se processa ou se realiza. 
( ) Se existir o lançamento, houve um registro, que somente é possível depois que a identificação e a classificação são realizadas. 
( ) O balanço é uma demonstração que indica o equilíbrio do patrimônio, ao menos nos saldos que estão visíveis no razão. É um equilíbrio de contas que estão debitadas e creditadas.
( ) Compra é uma aplicação de recursos que aumentará um determinado estoque já existente ou inicial e ajudará a compor os custos das mercadorias, servindo, por exemplo, como componente da base de cálculos para venda. 
Assinale a sequência correta. 
Acerca das normas legais e dos tópicos avançados da contabilidade, julgue o item. Determinada companhia somente poderá negociar os valores mobiliários de sua emissão no mercado se fizer o registro na Comissão de Valores Mobiliários.
Consoante ao Livro Diário nas sociedades, assinale a alternativa INCORRETA.
Ao tratar das bases para mensuração de ativos, a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público aborda a lógica de mensuração a valores históricos e valores correntes.
A mensuração a valores correntes: 
A Norma Brasileira de Contabilidade aplicada ao Setor Público NBC TSP 04 – Estoques – determina que estoques de produtos agrícolas e florestais, após o ponto da colheita, sejam mensurados pelo valor realizável líquido. Uma situação em que essa especificidade pode ocorrer é no caso de uma Fazenda Experimental do Curso de Agronomia de uma Universidade Federal, que produz produtos agrícolas de culturas temporárias, comercializando o excedente de produção para terceiros. Considerando o exposto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas. 

( ) O valor realizável líquido corresponde à quantia líquida que a entidade do setor público espera realizar com a venda do estoque no curso normal das operações; portanto, corresponde exatamente ao conceito de valor justo conforme definido pelas Normas Brasileiras de Contabilidade. 
( ) O valor realizável líquido é o preço estimado de venda no curso normal das operações, menos os custos estimados para a conclusão e os gastos estimados necessários para ocorrer a venda, a troca ou a distribuição do produto agrícola.
 ( ) A entidade do setor público deve reconhecer como variação patrimonial aumentativa ou diminutiva as variações positivas ou negativas do valor realizável líquido de seus estoques de produtos agrícolas. 
( ) Quando da venda do produto agrícola, a entidade do setor público reconhecerá como custo da venda o valor correspondente à última mensuração do valor realizável líquido do estoque do produto agrícola. 
Assinale a alternativa com a sequência correta, de cima para baixo. 
A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, definiu os limites relativos à despesa total com pessoal em cada período de apuração e em cada ente da Federação.
Acerca de tais limites, é correto afirmar que a/o