Questões de Concursos Contabilidade Pública com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis Contabilidade Pública com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

Os créditos adicionais são classificados em:
Em relação a crédito e obrigações tributárias, fato gerador e domicílio tributário, julgue o item que se seguem.

Os lançamentos do IPTU e do IPVA são tipicamente da espécie por homologação, pois o contribuinte pode calculá-los e pagá-los antecipadamente, por iniciativa própria.
Estão sujeitos à tomada de contas, só podendo ser dispensados dessa responsabilidade, por decisão do TCU,
Como se denomina a Receita que se constitui nos créditos, tributários ou não, da Fazenda Pública e que, não pagos no vencimento, são inscritos em registro próprio após apurada sua liquidez e certeza, de acordo com legislação específica?
“É um quadro de contabilidade com duas seções, “receita” e “despesa”, em que se distribuem entradas e saídas de numerário, demonstram-se as operações de tesouraria e de dívida pública e igualam-se as duas somas com os “saldos de caixa” (disponível), o inicial e o existente”.

O conceito descrito acima se refere ao:
O recebimento de elevadores, com a liquidação concomitante da despesa, para um prédio onde funciona uma universidade pública estadual, entidade autárquica, é uma transação de natureza
Acerca da contabilidade governamental e suas especificidades, julgue os itens a seguir.

Os registros de atos administrativos praticados pelos gestores públicos não são objeto da contabilidade governamental, pois não afetam o patrimônio dos órgãos públicos.
O art. 12, da Lei n. 4.320/64, classifica a despesa em despesas correntes, subdividindo-se em despesas de custeio e transferências correntes, e em despesas de capital, que por sua vez englobam os investimentos, as inversões financeiras e as transferências de capital.

Em relação a esta classificação, marque a opção INCORRETA: