← Início

Questões de Concursos - Contabilidade Pública - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Contabilidade Pública - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Texto associado.

Para responder a questão abaixo, considere a estrutura do Balanço Financeiro e do Patrimonial, de acordo
com a Lei Federal no 4.320/1964, e as seguintes informações:
? Saldo do Ativo Permanente do Balanço P atrimonial em 31/12/2012: R$ 200.000,00.
? Saldo do Ativo Financeiro ? Disponível ? do Balanço Patrimonial em 31/12/2012: R$ 80.000,00.
? No exercício de 2013 foram realizadas, por determinada entidade do Setor Público, as seguintes transações relativas às
despesas empenhadas e pagas e o recebimento de receitas orçamentárias.

Após os pagamentos de despesas e recebimentos de receitas, o saldo do Ativo Financeiro ? Disponível ? em 31/12/2013 foi, em reais,

Texto associado.
Com relação às receitas orçamentárias efetivas e as despesas orçamentárias não efetivas, e com base nas informações, a seguir, responda a questão.

Determinada entidade pública, durante o 6º bimestre de 2014, realizou as seguintes transações

imagem-008.jpg

As receitas orçamentárias efetivas totalizam, em reais,
Texto associado.
A respeito de receita pública, dívida ativa e da conta única do
Tesouro, julgue os itens seguintes.

Na elaboração da previsão da receita, estágio da etapa de planejamento, devem ser considerados os efeitos da variação do índice de preços e do crescimento econômico.

Uma receita extraorçamentária caracteriza-se por
A depreciação do período de um ativo imobilizado representa uma

O inventário compreende as seguintes fases:

Com base nas disposições legais em vigor, bem como nos ensinamentos de contabilidade pública, acerca do regime de adiantamento de numerário, do inventário e da escrituração de operações típicas da contabilidade pública, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se suprimento de fundos à modalidade de realização de despesa por meio de adiantamento concedido a servidor, para prestação de contas posterior e somente nos casos e condições expressamente previstos na legislação, quando não for possível realizar tal despesa pela via e procedimentos normais (licitação, contratação direta etc.).

Acerca da reavaliação de ativos, julgue os itens de 76 a 80.

Do ponto de vista societário, a realização da reserva de reavaliação, em função da baixa de ativo reavaliado, por depreciação, amortização ou outras razões, deve ser feita a débito da reserva de reavaliação e a crédito de lucros ou prejuízos acumulados.

Acerca da legislação do imposto de renda na fonte, julgue os seguintes itens.

O imposto de renda descontado na fonte, sobre receitas pagas a pessoa jurídica, como antecipação do devido na declaração, é classificado no ativo circulante da beneficiária dessas receitas.

Julgue os itens subseqüentes, quanto à fusão, cisão e incorporação de empresas.

A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, sem extinguir a companhia cindida, mesmo se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.