Questões de Economia - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Economia com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 59777 | Economia, CESPE, Ensino Superior

Da Revolução Industrial Inglesa à ordem global dos dias atuais, a economia mundial dinamizou-se extraordinariamente, com vigorosa ampliação da capacidade produtiva e dos mercados consumidores, além de promover a rápida circulação de capitais, bens e pessoas. Relativamente ao cenário econômico do mundo contemporâneo, julgue os itens a seguir.

Por condenar as práticas da denominada globalização, Estados Unidos da América, México e Canadá recusam-se a integrar blocos econômicos e a formalizar acordos comerciais com outros países.

2 Questão 182506 | Economia, Superavit, Economista, Petrobrás, CESGRANRIO, 2008

O balanço comercial de um país é superavitário em US$ 30 bilhões, mas seu superavit em conta corrente é de US$ 5 bilhões, e as transferências unilaterais líquidas são nulas. Isto indica que

3 Questão 174271 | Economia, Economia Brasileira, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE, 2004

Texto associado.

O estudo da fo rmação da economia brasileira é relevante para a
compreensão da situação econômica at u al. A respeito desse
assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo agroexportador q ue predominou na economia brasileira durante o p eríodo 1900-1930 caracterizou-se pela existência de taxas elevadas de crescimento populacional, decorrente dos fluxos migratórios, e de taxas baixas de crescimento e volatilidade da produção.

4 Questão 115083 | Economia, Setor Público, Analista de Planejamento e Orçamento Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF, 2010

Com relação ao Défi cit Público, Dívida Pública e Necessidade de Financiamento do Setor Público, aponte a opção incorreta.

5 Questão 201562 | Economia, Especialista, MEC, CESPE, 2014

Texto associado.

A economia do setor público estuda como o Estado deve realizar suas funções para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar da sociedade. A esse respeito e no tocante à estrutura tributária brasileira, julgue os próximos itens.

Quando uma empresa privada presta um serviço caracterizado como um bem público, o Estado se exime de responsabilidades por sua qualidade e adequada provisão.