← Início

Questões de Economia - Exercícios com Gabarito

Questões de Economia para Concurso Público com Gabarito. Exercícios com Respostas Resolvidas e Comentadas. Responda Online Grátis!

O Decreto nº 3.088, de 21de junho de 1999 estabelece a sistemática de "metas para a inflação" como diretriz para fixação do regime de política monetária e dá outras providências. Entre as medidas dentro da sistemática estabelecida, destaca-se:

Entre os fatores estruturais e cíclicos que contribuíram para a reintegração dos países ditos emergentes aos fluxos de capitais dos anos 90, é INCORRETO citar:

Em relação à escolha pública, julgue os itens que se seguem.

Se todos os congressistas que votam o orçamento possuem preferências de pico único — single peakedness —, então há garantia de que o paradoxo de Condorcet não ocorrerá.

Considere o seguinte sistema de equações:

M1 = a1.I1 + a2.I2

M2 = b1.I1 + b2.I2

Onde I1 e I2 são os instrumentos de política econômica; M1 e M2 as metas desejadas de política; e a1, a2, b1, b2 os coeficientes que relacionam as metas com os instrumentos. Com base nestas informações, é correto afirmar que:

Para exercer a função de intermediária de trocas, é imprescindível que a moeda

Acerca da legislação societária e da sua influência na contabilização dos eventos, julgue os itens subseqüentes.

Atualmente, as companhias abertas estão proibidas de emitir partes beneficiárias, porém, as partes beneficiárias já existentes podem ser alienadas pela companhia, nas condições determinadas pelo estatuto ou pela assembléia-geral, ou atribuídas a fundadores, acionistas ou terceiros, como remuneração de serviços prestados à companhia.

Com relação aos conceitos básicos da teoria macroeconômica, essencial à compreensão dos grandes agregados econômicos, julgue os itens a seguir.

Sob regime de taxas de câmbio fixo, políticas fiscais expansionistas não são apropriadas para elevar a demanda agregada porque a acomodação monetária, implícita nesse tipo de regime, reforça o efeito deslocamento, restringindo, assim, os impactos dessas políticas sobre a produção e o emprego.

Quanto aos Fundos de Investimento em Títulos e Valores Mobiliários, pode-se dizer que

O custo de um acidente com um navio petroleiro (A) foi estimado em 8.000,00. Assume-se que a probabilidade de que ocorram acidentes (PrA) depende da espessura do casco do navio (e) da seguinte forma: PrA=0,002/e. No entanto, o custo de produção do navio (C) está diretamente relacionado com a espessura do casco da seguinte forma: C = e2. O custo total do setor para a sociedade é C, no caso de não haver acidentes, e C + A caso ocorra um acidente. Acreditando que os custos esperados são uma boa medida para o bem estar da sociedade, a espessura de casco socialmente ótima (e*) é:

As economias nacionais, assim como as empresas, possuem regras contábeis para mensuração de suas riquezas, ou seja, o dimensionamento dos agregados econômicos. Sobre os agregados macroeconômicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São considerados agregados macroeconômicos básicos de uma economia: produto, renda, consumo, poupança, investimento, absorção de interna e despesa.

( ) O valor bruto da produção (VBP) é o maior valor agregado em economia em termos monetários.

( ) O valor do produto é obtido pela soma do consumo mais poupança e investimentos.

( ) A absorção interna em uma economia fechada e sem governo corresponde à soma do investimento e do consumo privado.

A sequência está correta em