← Início

Questões de Concursos - Economia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Economia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Em 1999, o governo realizou um acordo com o FMI a fim de obter ajuda externa para contornar a crise eminente. Em relação a esse acordo, suas características e expectativas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O acordo contemplou um aumento da meta de superávit primário como uma das garantias de liberação de recursos.

( ) A expectativa é que a redução futura das taxas de juros permitiria a redução do percentual da dívida pública em relação ao PIB.

( ) No acordo, a política monetária ficaria travada, não permitindo elevações dos juros no curto prazo.

As afirmativas são, respectivamente,

Tendo ocorrido fraude praticada por uma companhia aberta em conluio com uma sociedade corretora em pregão de Bolsa de Valores,

Considere

M1/Base monetária = 1,481481;
papel moeda em poder do público/M1 = 0,35.

Com base nestas afirmações, pode-se afirmar que a proporção "encaixes totais dos bancos comerciais/ depósitos a vista dos bancos comerciais" será de:

Acerca do tema política fiscal, julgue os itens abaixo.

Caso a economia apresente um hiato inflacionário, o governo deveria adotar políticas macroeconômicas expansionistas, se quiser atingir o pleno emprego.

É muito comum que organizações sejam pensadas como estruturas ou a partir da representação de suas estruturas conforme se afiguram em um organograma. Uma decorrência dessa visão é que, freqüentemente, processos de transformação organizacional, incluindo fusões e cisões, principalmente dentro de governos, representam meras reorganizações. Todavia, o conceito de estrutura tem sido objeto de atenção há longo tempo nos estudos organizacionais. Julgue se cada um dos itens que se seguem está coerente com alguma das diversas conceituações conhecidas de estruturas organizacionais. Estruturas informais referem-se a domínios nos quais crenças, valores e visões institucionalizadas não aderem, necessariamente, às estruturas formais.
Assinale a opção correta acerca dos incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo.
Considera-se investimento estrangeiro no Brasil,
A respeito da teoria econômica relacionada às contas nacionais, julgue os itens a seguir. No cálculo do PIB, produtos importados usados são considerados como investimentos.

Com relação ao financiamento dos déficits orçamentários, julgue os itens seguintes.

O fenômeno referido no item anterior decorre da perda de receita tributária conhecido como efeito Olivera-Tanzi, demonstrando que, quando o imposto de renda atinge níveis muito elevados, os aumentos da alíquota levam à diminuição das receitas com impostos.

Julgue os itens que se subseguem, referentes aos novos clássicos, aos novos keynesianos e à crítica de Lucas. Os novos keynesianos consideram que a rigidez nominal dos preços é responsável pela explicação dos ciclos econômicos, mas não esperam que as imperfeições informacionais tenham esse efeito sobre os ciclos.