← Início

Questões de Concursos - Educação Física - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Educação Física - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Na proposta construtivista de Educação Física, o jogo NÃO é considerado um

Um professor de educação física que trabalha com o futsal, em categorias mirins e infantis, afirmou que um dos principais objetivos do jogo deve ser o desenvolvimento psicossocial dos alunos, como aprendizes de um esporte complexo, e menos com o imediatismo de se procurar as vitórias a qualquer preço. Segundo ele, nessa modalidade esportiva, muita coisa está em jogo, desde a qualidade tática, o aprimoramento técnico e a qualidade das relações intra e interpessoais.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens sequentes.

A competição não deve ser realizada na faixa etária citada no texto para não exacerbar o temperamento individualista e agressivo característicos dessa faixa etária.

A Educação Física Escolar nos dias atuais, para não ser vazia de conteúdo, deverá contribuir para que os alunos aprendam os seus temas específicos,

No que se refere à massa muscular e à massa corporal magra em humanos, julgue os itens que se seguem. As principais áreas de perda de massa corporal magra nos idosos são os músculos, o fígado, os rins e as glândulas suprarrenais.

Avaliação em educação física é um processo de levantamento de questões e formulação de julgamentos. Como, quando e por que avaliar são pontos cruciais nesse processo, porque indicam ao professor se os elementos de competência, objetivos, conteúdos e estratégias estão coesos com o que foi organizado anteriormente. Nesse sentido, a avaliação em educação física

deve enfatizar o domínio afetivo e motor.

A avaliação da aptidão física torna-se de fundamental importância para se garantir e assegurar o sucesso no esporte. As informações com relação aos atletas portadores de deficiência devem ir além daquelas normalmente levantadas durante o processo de avaliação de atletas não portadores de deficiência. A respeito dos procedimentos de avaliação pertinentes aos portadores de deficiência, julgue os itens seguintes.

O sistema de classificação do atleta portador de deficiência, nos dias de hoje, é baseado somente no modelo de abordagem clínica

Observe a seguinte citação de Paes (2001): "É comum a Educação Física na escola ser compreendida como uma prática esportiva e vice-versa. A partir das décadas de 60 e 70, a Educação Física e o esporte se confundem; essa situação se instalou em função de uma pedagogia..." E Betti (1991), completa: "Esse período marcou uma ascensão do esporte e a inclusão do binômio Educação Física /Esporte na planificação estratégica do governo". Os autores se referem à:

As aulas de Educação Física são imprescindíveis na infância para o crescimento e desenvolvimento esperados para os alunos. Muitas escolas fornecem autorizações para o absenteísmo nas aulas, por diversos motivos. Um dos resultados desse processo é um desenvolvimento precário

Com referência a habilidade corporal, jogo e concepções de esporte, julgue os itens que se seguem.

Uma habilidade corporal envolve, simultaneamente, domínio de conhecimento, hábitos mentais e habilidades técnicas.

A Educação Física no Ensino Médio, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008), não deve objetivar que os jovens pratiquem esporte com mais habilidade ou tornem-se atletas ou exímios executores de movimentos de ginástica porque