← Início

Questões de Concursos - Eletrotécnica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Eletrotécnica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O valor da capacitância do banco de capacitores necessário para se evitar a multa será:
Com a popularização dos aparelhos que fazem uso da eletrônica, inúmeros problemas de qualidade de energia
começaram a surgir nas instalações, tais como sobreaquecimento de transformadores e motores, desligamentos
intempestivos de disjuntores, aumento da corrente nos condutores neutros, etc. Dessa forma, faz-se necessário
um diagnóstico de cada caso para subsidiar as tomadas de decisões. Um desses estudos está relacionado com a
medição da distorção harmônica, que são fenômenos associados com deformações na forma de onda das tensões
e correntes em relação à onda senoidal da frequência fundamental.
Considere uma corrente distorcida cujo valor eficaz medido por analisador de harmônicas é de 75 A e que a
componente fundamental em 60 Hz é de 60 A. Neste caso, a distorção harmônica total efetiva da corrente (DHTE)
é de:
Determine a frequência de uma forma de onda quadrada ajustada no gerador de funções para um Duty Cicle % = 10 % e TON = 10 ms.
A Resolução ANEEL N° 456/2000 estabelece regulamentos do relacionamento comercial entre o consumidor (cliente) e a empresa distribuidora de energia elétrica, desde o pedido de fornecimento até a exclusão do consumidor.

Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. Fator de demanda é razão entre a demanda máxima num intervalo de tempo especificado e a carga instalada na unidade consumidora.
II. Energia elétrica reativa é definida como energia elétrica que circula continuamente entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho, expressa em quilovolt-ampère-reativo- hora (kVArh).
III. O Grupo “A” - grupo tarifário em alta e média tensão é composto de unidades consumidoras com fornecimento em tensão igual ou superior a 2.3 kV, ou, ainda, atendidas em tensão inferior a 2.3 kV a partir de sistema subterrâneo de distribuição.
IV. Demanda medida: maior demanda de potência ativa, verificada por medição, integralizada no intervalo de 15 (quinze) minutos durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW).
Em uma instalação elétrica, foi observado que os condutores de fase de um determinado circuito apresentam uma seção de 35 mm². De acordo com norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 5410 – “Instalações Elétricas de Baixa Tensão”, que estabelece as condições que as instalações de baixa tensão devem atender, quais as seções mínimas para os condutores neutro e terra, nesta sequência, desse circuito? 

Considerar que o condutor de proteção é constituído do mesmo metal que os condutores-fase e que o circuito alimenta apenas cargas lineares.
Em função do local de instalação e da segurança, as redes de distribuição são construídas e utilizam materiais e equipamentos próprios para cada tipo de construção

As redes de distribuição podem ser divididas em:
Determine o rendimento do transformador monofásico para um FP=0,8 atrasado, sendo Vprimário=110 V, Vsecundário= 220 V, Iprimário=2,0 A e Isecundário=1,0 A.
Um transformador com núcleo envolvente (monofásico) foi submetido a um ensaio a vazio (VZ) e afirma-se que os dados obtidos são: PVZ=40 W, IVZ=1,5 A, VVZ=240 V e 
R primário=10 ?. Determine a perda no núcleo (Pnúcleo) do transformador.
São exemplos de equipamentos de proteção individual contra choque elétrico e arco elétrico os abaixo
relacionados, com EXCEÇÃO de:
Num bipolo elétrico constituído por circuito série de corrente alternada, a tensão é V(t) = 100 cos (?t + 60°) e a
carga é Z = 25 ? 30°?. A expressão que representa a potência instantânea em função do tempo é: