Questões de Concursos Enfermagem com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis Enfermagem com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

Técnicos de enfermagem, recém-admitidos, foram capacitados sobre a toxicologia dos produtos em uso na empresa, considerando as vias de penetração, a meia-vida biológica e os limites de exposição. Visando a identificar os agentes existentes e os potenciais de risco associados, em qual fase da higiene ocupacional essa capacitação se insere?
O enfermeiro é o profissional com conhecimento clínico associado à experiência prática para atender pacientes, tanto na consulta de enfermagem como na prescrição de medicamentos nos programas de saúde pública e em rotinas aprovadas pela instituição a que pertence. Julgue o item seguinte acerca da enfermagem.

A preservação da vida e a decisão do paciente a respeito de seu autocuidado podem resultar em problemas éticos para o médico e para o enfermeiro, por exemplo, quando a equipe médica decide pela transfusão de sangue e o paciente e(ou) a família não aceitam esse procedimento por questões morais.
O enfermeiro avaliou a assistência prestada, medindo os resultados em relação ao cumprimento dos objetivos anteriormente estabelecidos. Os critérios utilizados para aferir a adequação do plano à prática foram os abaixo discriminados:

I. o plano foi suficientemente importante, racional e justificável em termos de objetivos organizacionais e individuais?

II. o plano foi complexo, globalizado e com ambigüidade de interpretações, estimulando os funcionários a discuti-lo para poder entendê-lo?

III. o plano teve estabilidade, porém foi capaz de adaptar-se às situações prioritárias, de emergência ou de mudanças?

IV. o plano foi econômico e realista em termos de recursos necessários para implementá-lo?

Com base nos preceitos de Arndt sobre avaliação do planejamento, estão corretos os critérios/questionamentos indicados em
Leia as seguintes afirmações a respeito das atribuições do Técnico de Enfermagem, conforme dispõe a Lei n° 7.498/86.

I. O Técnico de Enfermagem exerce atividades de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de Enfermagem.
II. Participar da programação da assistência de Enfermagem é uma das atribuições do Técnico em Enfermagem.
III. É considerada uma das atribuições do Técnico em Enfermagem executar ações assistenciais de Enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro, observado o disposto no Parágrafo Único do art. 11 da Lei n° 7.498/86.

Está correto o que se afirma em:
Na assistência ao recém-nascido a termo e saudável após o parto, recomenda-se realizar de modo rotineiro:
Segundo Brunner e Suddarth, a insuficiência respiratória aguda (IRA) é definida como uma queda na pressão de oxigênio arterial (PaO2) e uma elevação na pressão de dióxido de carbono (PaCO2).Assinale a opção que indica hipoxemia e hipercapnia, respectivamente.
O tipo de estudo científico em que o pesquisador coleta a informação sobre os atributos ou faz as medições necessárias, mas não exerce qualquer influência sobre as unidades amostrais denomina-se
A avaliação periódica do ganho de peso permite acompanhamento do progresso individual de cada criança.

Considerando a atualização das Normas Técnicas em 2001 pelo Ministério da Saúde, no tocante à curva peso/idade, para melhor orientação alimentar, é CORRETO afirmar que criança
Por meio da Portaria GM 1.863/2003, o governo brasileiro instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as três esferas de gestão. Com relação à Política Nacional de Atenção às Urgências, julgue o item subsequente.

Essa política será organizada de forma a contribuir para o desenvolvimento de estratégias promocionais de qualidade de vida e saúde capazes de prevenir os agravos, proteger a vida, educar para a defesa e recuperação da saúde.