Questões de Enfermagem - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Enfermagem com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 361320 Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização

Com relação à esterilização, desinfecção e aos materiais utilizados em estabelecimentos de saúde, julgue os itens a seguir. A desinfecção inicial de instrumentos cirúrgicos metálicos deve ser feita com solução de hipoclorito de sódio, betadine ou álcool.

2 Questão 361061 Enfermagem, Assistente de Enfermagem II, Fundação de Saúde Parreiras Horta SE, CESPE, 2009

Um homem de 46 anos de idade está internado em uma clínica médica para tratamento de câncer no estômago, acompanhado de sua esposa. Seus sinais vitais são: 115 batimentos por minuto, 25 movimentos respiratórios por minuto, 36,5 ºC e pressão 154 mmHg × 88 mmHg. Está com ferida em um dos maléolos, extensa, aberta, com drenagem de secreção purulenta. Tem acesso venoso central, pela veia subclávia direita. Consegue ir ao banheiro somente com auxílio e toma banho sentado. Segundo a esposa, eles estão habituados a retirar todos os curativos dentro do chuveiro e a lavar bem as feridas. A dieta tem sido oferecida pela sonda nasogástrica, pois o paciente não consegue deglutir. Queixa-se de dor hipogástrica e ausência de micção, mesmo na presença de uma sonda de Foley, instalada há dois dias, com sistema de drenagem aberto. Sua ingesta hídrica foi normal durante todo o dia. Está prescrito um enema intestinal devido ao quadro de constipação.

Considerando os cuidados de enfermagem e aspectos relevantes relacionados ao quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.

Os sinais vitais indicam que o paciente está normocárdico, eupneico, afebril e normotenso.

3 Questão 358973 Enfermagem, Enfermeiro, Petrobras, CESPE, 2004

A hipertensão arterial (HA) e o diabete melito (DM) são condições patológicas que podem provocar invalidez no indivíduo, se não forem tomadas medidas de controle e tratamento. O diagnóstico precoce permite a redução e o retardamento de complicações, indicando que a prevenção é fundamental para a melhoria da qualidade de vida. Portanto, a prevenção da HA e do DM e de suas complicações deve ser uma das metas dos profissionais de saúde. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

No DM do tipo 2, cerca da metade dos casos novos poderiam ser prevenidos evitando-se o excesso de peso e outros 30%, com o controle do sedentarismo.

5 Questão 358932 Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

De acordo com Pinczowski, o tratamento da neutropenia febril, que deve ser considerado urgência medica, é rotineiramente realizado em ambiente hospitalar, onde são utilizados serviços de enfermagem especializados e antibióticos de amplo espectro de forma empírica. A partir dessa assertiva, julgue os itens a seguir.

Neutropenia febril é um efeito colateral inesperado em pacientes que estão recebendo radioterapia antiálgica em coluna vertebral e bacia, sem quimioterapia pregressa.

6 Questão 363884 Enfermagem, Informática Aplicada à Enfermagem, Enfermeiro, Petrobras, CESPE, 2007

Julgue os itens a seguir, que tratam da informática em enfermagem.

A Internet representa, hoje, uma tecnologia de grande valia para a enfermagem, podendo ser utilizada tanto no gerenciamento dos serviços de atendimento à saúde, em hospitais ou unidades básicas de saúde, como também no apoio ao profissional em suas atividades de assistência ao paciente.

8 Questão 366295 Enfermagem, Administração em Enfermagem

A dor é definida pela International Association for the Study of Pain (IASP) como uma “experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada à lesão real ou potencial dos tecidos, ou relatada como se uma lesão existisse, e cada indivíduo aprende a utilizar esse termo através das suas experiências anteriores”. Considerando essa definição, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As escalas para a mensuração da dor contribuem para o cuidado atento às necessidades do paciente.

II. A administração de medicamentos analgésicos em esquema de horário fixo contribui para melhorar o controle da dor.

III. Os cuidados de enfermagem não devem ser realizados nos momentos de pico de ação dos analgésicos porque o paciente pode voltar a ter dor ao ser manipulado.

IV. As medidas de conforto não farmacológicas auxiliam para aumentar a eficácia dos agentes farmacológicos porque tratam os aspectos não fisiológicos da dor.

V. Desconhecer o impacto da dor sobre o paciente e subestimar a dor do indivíduo são alguns dos fatores que interferem na identificação e no tratamento da dor pela equipe de saúde.

10 Questão 363241 Enfermagem, Processamento de material, Técnico Judiciário, TRE PB, FCC, 2007

No ambulatório, alguns materiais são desinfetados em solução química. Para garantir a eficácia do processo é necessário observar algumas normas, sendo uma delas