← Início

Questões de Concurso - Enfermagem - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Enfermagem com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


Considerando que as amputações das extremidades dos membros inferiores podem ser prevenidas por meio de ações educativas, ao atender um cliente portador de Diabetes Mellitus, o profissional de enfermagem deve orientar sobre os seguintes cuidados:

I. lavar os pés com água morna e sabão neutro; inspecionar os pés diariamente, usar sapatos confortáveis.

II. evitar sapatos mal ajustados; utilizar meias de algodão; secar cuidadosamente os espaços entre os dedos.

III. inspecionar os pés diariamente; antes do banho, testar a temperatura da água com o pé; verificar presença de fissuras entre os dedos.

 IV. secar cuidadosamente os espaços entre os dedos; usar meias de poliéster; utilizar medidas caseiras para tratar calos.

Está correto o que se afirma APENAS em

No setor de saúde, esse risco é representado sobretudo pelas infecções causadas por bactérias, vírus, rickettsias, clamídias e fungos e, em menor grau, pelas parasitoses produzidas por protozoários, helmintos e artrópodos. Referimo-nos a um dos riscos de saúde, classificado como risco:

As alterações estruturais e funcionais no coração e nos vasos sangüíneos contribuem para o aumento na pressão arterial devido à placa aterosclerótica e vasodilatação prejudicada que ocasiona

Quantos minutos antes da cirurgia deve ser administrada medicação pré-anestésica?

Observadas as disposições da Lei n.° 7.498/1986, regulamentada pelo Decreto n.° 94.406/1987, incumbe privativamente ao enfermeiro a

A paciente MCM precisa receber cipro (ciprofloxacino) 800 mg, de 12 em 12 horas, via intramuscular. A enfermeira dispõe do medicamento em frasco de 500 mg em pó e do diluente, em ampola de 2,0 mL de água destilada. Após a diluição, a solução tem 2,4 mL de volume por frasco. Para atender a dose prescrita, deverá administrar:

Julgue os próximos itens, que versam sobre o preparo do paciente para exames e tratamentos diversos.

O preparo do paciente para uma cateterização venosa profunda a partir da dissecção envolve realizar tricotomia e encaminhá-lo ao centro cirúrgico.

A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome heterogênea comum nos ambientes clínicos e que vem crescendo em incidência e em prevalência, estando associada, muitas vezes, a taxas crescentes de hospitalização e mortalidade. Considerando os aspectos clínicos dessa síndrome e os cuidados sistematizados de enfermagem, julgue os itens de 86 a 90. Muitos pacientes portadores de IC fazem uso dos glicosídeos digitálicos, que agem inibindo a enzima que converte o decapeptídeo angiotensina I inativo para o octapeptídeo angiotensina II ativo. Atenção especial deve ser dada aos sintomas de depleção eletrolítica nesses pacientes.

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos

Uma mulher de 23 anos de idade buscou o serviço médico, apresentando dores articulares nos membros inferiores, manchas roxas no corpo, mucosite, fraqueza, palidez, dores abdominais e ósseas. Houve perda de peso importante em um mês. Foi realizado exame para contagem das células do sangue e contagem diferencial de leucócitos, no pronto-socorro, que mostrou trombocitopenia, anemia e leucocitose, com predomínio de células blásticas. Foi feito o diagnóstico de leucemia aguda e iniciado um tratamento quimioterápico.

Considerando os cuidados de enfermagem e aspectos relevantes relacionados a essa situação clínica, julgue os itens subsequentes.

Deve-se estar atento para febre e, se necessário, administrar os medicamentos prescritos para dor e hipertermia.