Enfermagem - Questões de Concursos com Gabarito

Questões para Provas de Concursos Públicos - Enfermagem - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas Grátis.

Compartilhe:

Estados de choque são emergências frequentes nas UTI. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O choque hipovolêmico ocorre quando existe uma redução no volume de líquido intravascular no organismo. Nesse caso, os líquidos cristalóides são administrados por se moverem livremente entre os compartimentos de líquido do corpo.

O epitélio reveste a superfície de órgãos e do corpo, servindo como fronteira entre o corpo interno e o meio ambiente externo. Acerca do tecido epitelial, julgue os itens a seguir.

O tecido epitelial estratificado pode ser queratinizado, quando não permite a passagem de água, ou não queratinizado, quando, ao contrário, é permeável à água.

Quanto ao desenvolvimento da criança todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.

Para que o enfermeiro possa construir com maior precisão seu raciocínio clínico, é fundamental coletar dados Objetivos a partir do exame físico, Acerca desse tema,julgue os itens subsequentes.

A percussão do tórax deve ser feita em localizações simétricas, dos apices em direção às bases; com isso, identifica se o som ressonante ou claro pulmonar no tecido pulmonar normal.

Os indicadores diretos de saúde que podem demonstrar atuação específica é o (a)

I. coeficiente de mortalidade infantil;

II. proporção de domicílios com saneamento básico;

III. coeficiente de mortalidade por doenças transmissíveis;

IV. número de médicos e enfermeiros por mil habitantes no estado de São Paulo.

Está correto o contido apenas em

Texto para as questões de 35 a 39

 Um homem de 25 anos de idade foi internado após sofrer um acidente automobilístico que lhe causou trauma raquimedular e fratura de clavícula, de uma costela e da mão direita. Está em um serviço de atendimento especializado, acompanhado da mãe e da esposa. Ao ser avaliado pelo enfermeiro de plantão, mostrou-se pouco receptivo. Ele encontra-se imobilizado, sente muitas dores e queixa-se de dificuldades para respirar. Não consegue tossir e há acúmulo de secreções pulmonares. Foram detectados sons maciços em bases pulmonares e ruídos adventícios — roncos. Não consegue mobilizar membros superiores e inferiores e relata perda de sensibilidade abaixo do tórax. Apresenta expressão facial e comportamento típicos de dor (irritado, gemente e expressão de medo ao toque próximo à mão fraturada). Recusa-se a conversar durante a entrevista e encontrase deprimido.

Ainda com relação ao caso hipotético apresentado, considere que, após algumas semanas, o paciente iniciou quadro súbito de dor torácica, falta de ar, hemoptise e alteração nos valores gasométricos. Com essa sintomatologia, a complicação aguda mais provável que o paciente apresentou foi

Entre os cuidados de enfermagem a serem instituídos a um paciente durante sua internação, inclui-se a manutenção da integridade cutâneo-mucosa por meio dos cuidados de higiene. Julgue os itens a seguir, que versam sobre esse tema.

São finalidades da higiene oral: a prevenção e o controle de infecções, diminuição da incidência de cáries dentárias, manutenção da integridade da mucosa bucal, redução da halitose e conforto ao paciente.

Tão logo seja coletado, o sangue deve ser processado para a produção de hemocomponentes seguros para sua utilização, após solicitação médica, segundo normas técnicas devidamente regulamentadas na RDC n.° 153/2004. Julgue os itens subsequentes, acerca de hemocomponentes.

Plasma fresco congelado é o plasma separado de uma unidade de sangue total por centrifugação e totalmente congelado até 8 horas depois da coleta.

As agressões físicas representam hoje um grande problema de saúde pública, em que se vê, anualmente, o crescente número de Ferimentos por Arma de Fogo- FAF e Ferimentos por Arma Branca- FAB. Sendo assim, analise as afirmativas seguintes e responda o que se pede:

I - A oscilação vertical e horizontalmente ao redor do seu eixo amplia seu poder de destruição.

II - Causam lesões somente pela sua superfície.

III - O sexo do agressor influencia no tipo de agressão.

IV - Existe uma ferida de entrada, mas podem existir múltiplas de saída.

V - O dano produzido é proporcional à densidade do tecido atingido.

Refere-se a FAF somente os itens:

Considerando, ainda, a situação hipotética apresentada no texto anterior, julgue os itens seguintes quanto aos cuidados de enfermagem.

A fixação do equipo da sonda vesical deve ser mantida na parte interna da coxa, com fita de esparadrapo antialérgico, com uma certa folga para que não provoque tensão na sonda.