← Início

Questões de Concursos - Enfermagem - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Enfermagem - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Mesmo após introduzir outros alimentos, a mãe deve ser orientada para amamentar a criança até os 6 meses

A respeito da administração do processo de cuidar, em enfermagem, julgue os itens seguintes.

O sistema de prestação de cuidados de saúde altera-se à medida que a população, suas necessidades de cuidados de saúde e expectativas se modificam.

Um trabalhador com ferimento contaminado e suspeita de infecção tetânica foi encaminhado para uma unidade especializada.

Considerando-se o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, a qual agente biológico ele foi exposto?

Um homem, com 63 anos de idade, deu entrada em um pronto-socorro apresentando hematêmese e melena associadas a agitação intensa, dispnéia e extremidades frias e úmidas. Fazia uso regular de ácido acetilsalicílico (AAS) devido a quadro de acidente vascular cerebral leve há um ano. O exame físico revelou pressão arterial sistólica de 95 mmHg com freqüência cardíaca de 104 batimentos por minuto. Apresentava alterações hemodinâmicas ortostáticas –— queda de 10 mmHg da pressão sistólica e elevação da freqüência cardíaca quando o paciente era mobilizado da posição supina para a sentada.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O controle do débito urinário, a monitoração dos sinais vitais, das condições hemodinâmicas e dos níveis de hemoglobina e hematócrito são medidas gerais de enfermagem que devem ser adotadas no caso em tela.

Quanto ao calendário de vacinação de adultos e idosos estabelecido pelo Ministério da Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde, assinale a alternativa correta.

A Lei n.º 5.905/1973, que dispõe sobre a criação dos conselhos federal e regionais de enfermagem, deu início ao processo de legalização das atividades profissionais da enfermagem. Com relação a essa lei, assinale a opção correta.

Uma paciente de 45 anos realizou o exame de Urografia Excretora. Após o término do exame o técnico de enfermagem deve orientá-la a

O inquérito Epidemiológico é um estudo seccional, geralmente de uma amostra de indivíduos estaticamente representativos do total, escolhidos aleatoriamente. É utilizado quando as informações existentes são inadequadas ou insuficientes, e virtude de diversos fatores, dentre os quais se podem destacar, EXCETO:

Uma enfermeira deve administrar, por via parenteral, duas injeções em uma paciente de 42 anos de idade, obesa. As medicações preparadas consistem de uma seringa que contém 5 mL de solução da benzilpenicilina benzatina, a ser aplicada por via intramuscular, e uma seringa que contém 0,25 mL de heparina, a ser administrada por via subcutânea. Nessa situação, os locais mais adequados para a realização das injeções prescritas por via intramuscular e subcutânea, são respectivamente,

Conforme o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, registrar no prontuário, e em outros documentos próprios da enfermagem, informações referentes ao processo de cuidar da pessoa corresponde