Questões de Enfermagem Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Enfermagem com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 35544. Enfermagem, Enfermeiro, IFPE, Ensino Médio, 2016

Leia o TEXTO 05 para responder à questão.
TEXTO 05


      Paciente de 63 anos, sexo masculino, apresenta dor torácica súbita, início agudo, intensa, irradiando para a região cervical e membro superior esquerdo em toda a sua extensão, associado a períodos eméticos e sudorese, esta por sua vez, discreta. Relata que seu pai tem hipertensão e dislipidemia, sendo acometido de acidente vascular encefálico aos 60 anos. Sua mãe tem colelitíase e diabetes, tratando esta com dieta e insulinoterapia. Ao exame mostrava-se consciente, orientado, afebril, perfusão periférica lentificada. Dado vital: PA= 70x 35 mmHg. ECG solicitado mostrava-se compatível com IAM, identificando uma FC de 123 bpm, QRS estreito, havendo uma relação de onda P para cada complexo QRS em todas as derivações, infradesnivelamento em V1 e V2. Trinta minutos depois de ter sido assistido, faz fibrilação ventricular e entra em parada cárdio-respiratória.

A Síndrome Coronariana Aguda (SCA) pode ser dividida em dois grandes grupos: a SCA com supradesnível de segmento ST (quase sempre um Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnível de segmento ST) e a SCA sem supradesnível de segmento ST (que pode também ser dividida em Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem supradesnível de segmento ST). Observe as afirmações. 

I. O infarto agudo do miocárdio é definido como um evento clínico, causado por isquemia miocárdica, no qual existe evidência de injúria ou necrose miocárdica.
II. A dor torácica, sendo uma condição obrigatória para o diagnóstico de IAM, apresenta como característica dor opressiva ou tipo peso, intensa, com irradiação para membro superior esquerdo, pescoço, dorso ou região do abdômen superior; pode vir associada ou não a sudorese, tonturas e vômitos.
III. O eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta fundamental para o diagnóstico de uma SCA e deve ser realizado de forma precoce, dentro dos primeiros 10 minutos de atendimento.
IV. A troponina é o marcador de necrose miocárdica de escolha para o diagnóstico de injúria miocárdica devido à sua especificidade aumentada e melhor sensibilidade, quando comparada com a creatinofosfoquinase isoforma (CK-MB).
V. A angina instável é considerada, quando pacientes apresentam sintomas isquêmicos sugestivos de uma SCA, sem elevação dos biomarcadores de necrose miocárdica, na presença ou não de alterações eletrocardiográficas indicativas de isquemia.

Estão CORRETAS

2Questão 60875. Enfermagem, Técnico em Enfermagem, FSERJ, BIO RIO, Ensino Médio, 2014

A coleta de material para o Teste do Pezinho deve ser realizada:

3Questão 248322. Enfermagem, Técnico de enfermagem do trabalho, Petrobrás, CESGRANRIO, 2010

Quando as atividades educacionais e de orientação em saúde ocupacional têm como foco a organização da totalidade da atenção de enfermagem prestada à clientela, essas atividades são consideradas de natureza

4Questão 60874. Enfermagem, Técnico em Enfermagem, FSERJ, BIO RIO, Ensino Médio, 2014

De acordo com o Protocolo para Cirurgia Segura (ANVISA, 2013), um dos procedimentos realizados antes da indução anestésica inclui:

5Questão 182355. Enfermagem, Acidentes com Animais Peçonhentos, Enfermagem, DEPEN, CESPE, 2013

Acerca das emergências ambientais, julgue os itens seguintes.


Em caso de picada de cobra, recomenda-se a aplicação de gelo e uso de torniquetes no local da picada.

6Questão 255558. Enfermagem, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 2a REGIÃO, FCC, 2008

Uma pessoa sofre um acidente e apresenta quadro clínico compatível com choque hipovolêmico. Nesta situação, recomenda-se

I. manter via aérea pérvia.
II. manter ventilação adequada.
III. controlar hemorragias.
IV. instalar acesso venoso de grosso calibre.

As condutas no choque hemorrágico estão corretamente descritas em

7Questão 59133. Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Ensino Médio

A Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), as equipes da atenção básica, compostas por profissionais de saúde com responsabilidade exclusiva de articular e prestar atenção integral à saúde das pessoas em situação de rua. Essa descrição refere-se as equipes

8Questão 34415. Enfermagem, Técnico de enfermagem, EBC, CESPE, Ensino Médio, 2011

Tendo em vista que, no cotidiano do trabalho dentro de uma empresa, o profissional de enfermagem é demandado a atender situações emergenciais desencadeadas por problemas de saúde e riscos a que estão expostos os trabalhadores, julgue o item subsequente.

Cefaleia, febre e mal-estar geral são alguns dos sinais e sintomas que fazem parte do quadro clínico de hidrofobia.

9Questão 6230. Enfermagem, Técnico de enfermagem, EBSERH, IBFC, Ensino Médio, 2013

O pé diabético merece toda atenção médica e de enfermagem, pois devido à insensibilidade e à dificuldade circulatória, as lesões podem progredir evoluindo para necrose, amputação do membro, artropatia de joelhos e tornozelos, levando ao edema e deformidade. Considerando os principais cuidados de enfermagem com o pé diabético, assinale a alternativa incorreta.

10Questão 58919. Enfermagem, Pré Operatório, Ensino Médio

O período operatório que corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico é definido como pré-operatório: