Questões de Enfermagem Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Enfermagem com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 361451. Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC, 2012

Funcionário da manutenção caiu da escada e encontra-se deitado no chão do tribunal, consciente, orientado, eupneico, apresentando parestesia e paralisia de membros superiores e inferiores. Quanto aos primeiros socorros no local, é prioritário realizar a

2Questão 361763. Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC, 2012

Analise as seguintes definições no âmbito da biossegurança:

I. Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam evitar ou controlar os riscos provocados pela exposição aos agentes químicos, físicos, psicológicos e biológicos à biodiversidade.

II. Os riscos são definidos pelo Ministério da Saúde como uma ou mais condições de uma variável com o potencial necessário para causar danos.

III. Os riscos, compreendidos na definição de biossegurança, são classificados em lesões à pessoas, a equipamentos e instalações, perda de material em processo ou redução da capacidade de produção.

De acordo com a SOBECC (Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização), está correto o que se afirma em

3Questão 363019. Enfermagem, Saúde, Auxiliar de Enfermagem, DPF, CESPE, 2004

Julgue os itens a seguir quanto à atuação do auxiliar de enfermagem no trabalho de parto e nos cuidados iniciais ao recém-nascido (RN).

A dequitação ou delivramento corresponde à fase do trabalho de parto que se inicia após a expulsão do feto e termina com a saída da placenta e das membranas amniótica e coriônica.

4Questão 369542. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE, Ensino Médio, 2004

Uma paciente de 46 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de falta de ar e inchaço nas pernas há uma semana. Informou sobre o diagnóstico médico de cardiopatia chagásica há 4 anos e que tem feito acompanhamento da doença com sucessivas internações. Chegou com quadro de dificuldade respiratória aos médios esforços associado a tosse com secreção esbranquiçada e rajas de sangue, epigastralgia, edema de pernas e redução da ingesta alimentar. Foram solicitadas as seguintes condutas: instalação de cateter nasal com oxigênio a 2 L/min; nebulização com água destilada (5 mL); verificação dos sinais vitais de 4 em 4 horas; medir e anotar a diurese. Foi também solicitada a administração dos seguintes medicamentos: digoxina via oral (0,25 mg, meio comprimido pela manhã); heparina 5.000 unidades por via subcutânea, de 12 em 12 horas e ceftriaxona 2 g ao dia, por via intravenosa.

Em face do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.

Para a medida da freqüência respiratória, o profissional de enfermagem deverá manter-se na mesma posição adotada para o controle do pulso, para evitar que a paciente perceba e altere sua freqüência respiratória.

5Questão 146959. Enfermagem, Analista Judiciário Enfermagem, TRE PR, FCC, 2011

O auxiliar de enfermagem de uma instituição de saúde executa as seguintes atividades:

I. efetua o controle de pacientes e de comunicantes em doenças transmissíveis.

II. prepara o paciente para consultas, exames e tratamento.

III. presta cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave.

IV. realiza parto normal, quando necessário, e cuida da puérpera e do recém-nascido.

De acordo com o Decreto nº 94.406, de 8 de junho de 1987, cabe ao auxiliar de enfermagem as atividades descritas em

6Questão 61350. Enfermagem, Enfermeiro, DEPEN, CESPE, Ensino Superior, 2015

No que diz respeito ao abuso de álcool e drogas, julgue o item a seguir.

A alucinose alcoólica se caracteriza pela ocorrência de alucinações visuais e atividades autonômicas intensas, razões por que ela é considerada sinônimo de Delirium tremens.

7Questão 359570. Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC, 2011

A investigação é a primeira fase do processo de enfermagem, cooperando para a determinação do estado de saúde do cliente.

 Com relação à coleta de dados, marque a opção CORRETA.

8Questão 28839. Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, Ensino Superior, 2014

São atribuições específicas do enfermeiro na atenção básica do Sistema Único de Saúde as apresentadas a seguir, EXCETO:

9Questão 368333. Enfermagem, Nutrição e Dietética, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, 2008

            Um homem de 55 anos de idade recebeu o diagnóstico de leucemia mielóide aguda há dois meses. Foi internado apresentando quadro de dor óssea, náuseas, tendências hemorrágicas, fraqueza e fadiga. Vem apresentando febre, dor conseqüente do aumento do fígado e do baço, equimoses, petéquias, hiperplasia e sangramento gengival. A internação ocorreu para que fosse realizada terapia de indução. Além do quadro descrito, o paciente encontra-se neutropênico, anêmico e trombocitopênico.

Acerca da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

Para a melhora da náusea, deve-se orientar o paciente a realizar ingestão freqüente de alimentos em pequenas quantidades, especialmente fibras, como vegetais crus e frutas com cascas.

10Questão 365185. Enfermagem, Infecção Desinfecção Higienização Esterilização

No que se refere a tipos de processos de esterilização de produtos médico-hospitalares, julgue os itens subsequentes. O processo de esterilização por vapor saturado sob pressão é o mais utilizado em hospitais e o mais econômico para a esterilização de artigos termorresistentes.