← Início

Questões de Provas - Engenharia Agronômica

Questões de Provas Gabaritadas e Comentadas - Engenharia Agronômica. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas com Gabarito. Acesse Grátis!


O manejo adequado do sistema solo-água-planta deve propiciar, no espaço poroso do solo, quantidades ideais de água e ar de forma que a planta possa expressar todo seu potencial produtivo. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Um manejo adequado do sistema solo-água-planta deve proporcionar grandes quantidades de água nos macroporos, de forma que a planta possa suportar elevados turnos de rega.

A respeito de hidrologia, julgue os próximos itens.

O escoamento não permanente pode ser obtido por modelos tipo armazenamento, que utilizam a equação da continuidade concentrada e uma relação entre o armazenamento e a vazão de saída e a de entrada, desconsiderando a variação longitudinal da vazão e da área ao longo do trecho do rio ou canal.

A banana é uma cultura tipicamente tropical cujos frutos são dos mais consumidos no mundo, sobretudo no Brasil, que é um dos maiores produtores. Praticamente toda a região Norte apresenta condições climáticas favoráveis à exploração da bananicultura. Considerando a importância dessa cultura para a economia e os hábitos dos acreanos, julgue os itens seguintes.

O mal-do-panamá causa rachadura na planta porque sua infecção ocorre da periferia para o centro do pseudocaule, apresentando também murcha, amarelecimento e necrose das folhas mais velhas.

Na agricultura convencional, certas práticas de manejo cultural e fitossanitário das lavouras têm levado ao desequilíbrio ecológico. Nesse contexto, o controle biológico, o manejo integrado de doenças e pragas e o cultivo orgânico representam práticas agrícolas mais equilibradas e, portanto, mais sustentáveis. Acerca do manejo integrado de doenças e pragas e a fungos benéficos, julgue os itens subseqüentes. No manejo integrado de pragas, controla-se a simples presença de praga que cause algum tipo de injúria, ao passo que, no controle convencional, a praga só deve ser controlada em caso de dano econômico.

O manejo correto da irrigação das lavouras e pastagens tem garantido boa produtividade em épocas de escassez de água. Acerca da irrigação de lavouras e pastagens, julgue os itens seguintes.

Apesar do alto custo financeiro, por hectare, a irrigação por gotejamento tem sido bastante empregada por produtores brasileiros, principalmente em áreas com maior escassez de água, pois esse sistema apresenta alta eficiência na utilização da água e funciona bem para diversas espécies de hortaliças e fruteiras.

O uso adequado da calagem e adubação das plantas cultivadas assegura uma nutrição equilibrada das células vegetais, o que proporciona ganhos na produtividade e melhoria na qualidade da produção agrícola. Com referência a calagem e adubação das culturas agrícolas e pastagens, julgue os itens que se seguem.

Na escolha entre uréia e sulfato de amônio como fonte de nitrogênio para a cultura do milho destinado a silagem, o agricultor deve considerar a disponibilidade dessas fontes no mercado, o custo de nitrogênio por hectare de cada fonte e os efeitos negativos que os adubos podem causar no solo, como, por exemplo, a considerável acidificação causada pelo sulfato de amônio.

Com relação às fontes de energia utilizadas nas atividades agrícolas, julgue os itens subsequentes.

Estudos mostram que, em termos de lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera, a lenha é fonte energética com significativa emissão de monóxido de carbono. No Brasil, a emissão de monóxido de carbono proveniente da utilização da lenha tem diminuído; já as emissões desse gás causadas pela queima do óleo dísel têm aumentado.

Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro cresceu em decorrência da adoção de tecnologias modernas, manejos adequados e medidas preventivas para garantir um produto de qualidade. Com referência a esse tema, julgue os próximos itens.

Para evitar condenação parcial ou total da carcaça de frango de corte abatido com 42 dias, é necessário respeitar a densidade máxima de cinco frangos por metro quadrado. Densidade mais alta pode provocar lesão de perna e asa, além de calosidade no peito dos animais em decorrência do estresse.

Acerca da importância da água na produção agrícola e nos aspectos relacionados à hidrologia, à hidráulica, à irrigação e à drenagem, julgue os itens seguintes.

O pivô central, um sistema de irrigação por aspersão que opera em círculo, constitui-se de uma linha lateral com aspersores, ancorada em uma das extremidades e sustentada por torres dotadas de rodas, equipadas com unidades propulsoras que transmitem o movimento, mediante o eixo cardã, aos redutores das rodas, que são do tipo rosca sem fim.

Os termos Chernossolo e Luvissolo identificam tipos de solos, em nível de ordem, do Sis-tema Brasileiro de Classificação de Solos. Com relação às principais diferenças entre solos dessas ordens, assinale a alternativa correta.