← Início

Questões de Concursos - Farmácia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Farmácia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A entidade de direito privado que congrega os secretários e seus substitutos legais, gestores oficiais das secretarias de Estado da Saúde e do Distrito Federal, é o

A Farmácia é uma profissão que está a serviço do ser humano e tem por fim a promoção, a proteção e a recuperação da saúde, quer individual, quer coletiva. A respeito da Farmácia e da atuação farmacêutica, julgue os itens seguintes.

No ato da dispensação, devem ser dadas, entre outras, as seguintes orientações: condições de conservação e transporte, interações medicamentosas e alimentares, posologia e via de administração.

Sobre a dose padrão de uma droga é correto afirmar:

Considerando a organização e o funcionamento de uma farmácia hospitalar, julgue os itens a seguir.

De acordo com os padrões mínimos recomendados pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), para funcionar, uma unidade de farmácia hospitalar deve ter, no mínimo, dois ambientes, um para administração e outro para armazenamento.

Texto associado.

Com relação aos medicamentos genéricos, julgue os itens subsecutivos.

Um medicamento é considerado genérico somente quando apresenta equivalência farmacêutica e bioequivalência em relação ao medicamento referência.

As enzimas são medidas através de suas atividades catalíticas e os resultados de tais determinações são expressos em

Texto associado.

Interações medicamentosas são tipos especiais de respostas farmacológicas, em que os efeitos de um ou mais medicamentos são alterados pela administração simultânea ou anterior de outros
medicamentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Uma interação farmacodinâmica de sinergia pode ser obtida com a administração de medicamentos com ações anticolinérgicas, como a atropina e os antidepressivos tricíclicos, que aceleram a motilidade do trato gastrintestinal e, portanto, aumentam a absorção dos medicamentos coadministrados.

O xarope de salbutamol é apresentado comercialmente em frascos de 5 mL, contendo 2 mg de salbutamol base (na forma de sulfato). O método descrito na farmacopeia brasileira para a identificação desse fármaco preconiza a análise espectrofotométrica na faixa de 230 a 400 nm de amostras, na concentração de 0,008% (p/v), dissolvidas em ácido clorídrico 0,1 M, exibindo máxima absorção a, aproximadamente, 276 nm.

Considerando esse medicamento e as informações acima descritas, julgue os itens subsequentes.

Para a diluição precisa da amostra de xarope de salbutamol no ensaio de identificação, devem ser utilizadas pipetas graduadas, que são tubos cilíndricos longos, de diâmetro interno uniforme, com uma torneira de vidro ou de politetrafluoretileno na extremidade inferior e uma ponta.
As embalagens utilizadas na indústria farmacêutica servem para acondicionar, proteger os produtos contra degradações e transmitir informações ao consumidor. 

A esse respeito é correto afirmar que está intimamente em contato com a formulação farmacêutica, evitando reações químicas ou biológicas, a embalagem 

A osmolaridade calculada de uma mistura intravenosa que contém 0,9% de cloreto de sódio e 5% de dextrose é:

Dados:

massa molar do cloreto de sódio = 58,5;

massa molar da dextrose = 180.