Questões de Concursos - Farmácia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Farmácia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A família Micrococcaceae agrupa os cocos Gram-positivos, catalases positivos. Qual dessas características normalmente pode ser utilizada para diferenciar os gêneros Staphylococcus de Micrococcus pertencentes a essa família?
Marque a alternativa correta: A lei 5.991 que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, fala que:

I. Obrigatoriedade da presença de técnico responsável durante todo horário de funcionamento, em seu artigo 15º.
II. A farmácia e drogaria poderão funcionar sem a assistência do profissional farmacêutico por um período de trinta dias, isso e tratado no artigo 18º.
III. No artigo 19º, trata que cada farmacêutico poderá exercer a direção técnica de no Maximo duas farmácias, uma comercial e uma hospitalar.
A cisplatina é um antineoplásico que pode desencadear alguns efeitos adversos. 

Dos medicamentos descritos abaixo, indique aquele que pode acentuar o efeito de nefrotoxidade causado por esse composto derivado da platina.
Sobre a pesquisa clínica com medicamentos, analise as afirmativas abaixo.

I. Os estudos de fase III são realizados em uma amostra de pacientes representativa da população geral que irá utilizar o medicamento.
II. Nos estudos unicêntricos, as conclusões são mais representativas e válidas.
III. Nos estudos duplo-cegos, o voluntário e o investigador desconhecem a alocação dos grupos.
IV. Os ensaios não randomizados são importantes porque eliminam os vícios de seleção.
V. Os estudos não controlados têm como característica a ausência de comparação entre um grupo controle e um experimental.

Estão corretas apenas as afirmativas  
Analise as medidas restritivas abaixo que podem ser realizadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), objetivando o controle do uso de antimicrobianos.

I. Análise de casos específicos de infecções por clínica, revisando o diagnóstico e tratamento adotado.
II. Padronização de um formulário farmacêutico restrito de antimicrobianos.
III. Informações aos profissionais sobre a higienização dos equipamentos, setores, pacientes e funcionários.
IV. Incentivo à consulta do formulário farmacêutico com a padronização dos antimicrobianos existentes no hospital.
V. Necessidade de preenchimento de impresso/formulário para o fornecimento de antimicrobianos.

Estão corretas apenas as medidas
Nos últimos anos, o Brasil tem vivenciado nova realidade econômica, forçando as instituições hospitalares a adaptar seus orçamentos às necessidades da população assistida, sendo que a racionalização dos gastos tem sido a principal meta da administração financeira. Então, para atender a essa racionalização dos gastos, o processo de aquisição de medicamentos deve atender aos requisitos de avaliação de consumo. Entretanto, para avaliar o consumo, deve-se, em primeiro lugar, descrevê-lo. Assim, é correto descrever o consumo como 
O uso de Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (IECA) em pacientes com infarto do miocárdio está embasado no(a)  
Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), a avaliação da eficácia de antissépticos, desinfetantes e esterilizantes, embora aparentemente simples em princípio, é muito complexa. Em qualquer avaliação devem ser considerados diversos fatores como: resistência intrínseca do microrganismo, quantidade de microrganismos existentes, quantidade de material orgânico presente, dentre outros. Assim, com base em seus conhecimentos sobre antissépticos, desinfetantes e esterilizantes, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- O etanol e o álcool isopropílico não são utilizados como esterilizantes porque não são esporicidas, não penetram em material orgânico contendo proteína, podem não ser ativos contra vírus hidrofílicos e carecem de ação residual, pois evaporam por completo.
II- A clorexidina é ativa em pH 7,5 a 8,0 e não deve ser empregada durante cirurgia na orelha média porque provoca surdez neurossensorial.
III- Os desinfetantes fenólicos não são recomendados para uso em berçários, sobretudo na proximidade de lactentes, porque sua utilização foi associada à hiperbilirrubinemia.
IV- O formaldeído e glutaraldeído são usados para desinfecção ou esterilização de instrumentos, como endoscópios de fibra óptica, equipamentos de terapia respiratória, hemodialisadores e instrumentais dentários que não suportam exposição às temperaturas altas da esterilização por vapor.
V- Os compostos fenólicos rompem as membranas e paredes celulares, precipitam proteínas e inativam enzimas. São bactericidas, fungicidas e esporicidas.
Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), os estudos de pré-formulação são essenciais no desenvolvimento do produto. Estes estudos fornecem as informações necessárias sobre o fármaco e dão subsídios para a combinação do fármaco com adjuvantes farmacêuticos na fabricação da forma farmacêutica. Com base em seus conhecimentos sobre os estudos de pré-formulação, marque a alternativa incorreta:
Conforme determinado pela Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 166, de 24 de julho de 2017, que dispõe sobre a Validação de Métodos Analíticos, a utilização de método analítico não descrito em compêndio oficial reconhecido pela ANVISA requer a realização de uma validação analítica. Os parâmetros típicos a serem considerados para a validação dependem do ensaio a ser realizado. Assinale abaixo a alternativa que apresenta os parâmetros a serem avaliados na validação analítica de um teste de impureza de um medicamento por ensaio limite, para que o método analítico seja considerado validado: