← Início

Questões de Concurso - Farmácia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Farmácia com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!

Acerca dos estudos epidemiológicos, julgue os itens a seguir.

O estudo de coorte é uma forma de investigação particular de fatores etiológicos, em que se parte do efeito para a causa; o contrário, portanto, do estudo de caso-controle.

A manipulação adequada dos medicamentos oncológicos envolve diversas técnicas de manipulação e principalmente conhecimento teórico sobre os medicamentos manipulados. Considerando a manipulação desses fármacos, julgue os itens subsequentes.

A técnica de preparo de medicamentos citostáticos exige antissepsia e utilização de luvas de procedimento, que devem ser trocadas apenas em caso de extravasamento ou quando houver mudança de ciclo por paciente.

Uma das principais finalidades dos exames laboratoriais é auxiliar no diagnóstico clínico. Para que o laboratório de análises clínicas possa atender, adequadamente, a esse propósito, é indispensável que o preparo do paciente, a coleta, o transporte e a manipulação dos materiais biológicos obedeçam a determinadas regras. Antes da coleta de sangue é importante conhecer, controlar e, se possível, evitar algumas variáveis que possam interferir na exatidão dos resultados. Classicamente, essas variáveis são referidas como condições pré-analíticas.

Considerando a especificidade e importância dessas variáveis pré-analíticas para a qualidade dos exames laboratoriais, avalie as afirmações a seguir.

I. A hemólise in vitro, dependendo da intensidade, pode causar aumento na atividade plasmática de enzimas, como aldolase, aspartato aminotransferase, fosfatase alcalina e desidrogenase láctica; bem como diminuir as dosagens de potássio, magnésio e fosfato.

II. A aplicação prolongada do torniquete (garroteamento) provoca aumento da pressão intravascular no território venoso, facilitando a saída de líquido e de moléculas de baixo peso molecular para o espaço intersticial, resultando em hemoconcentração relativa.

III. A atividade física possui efeito transitório sobre alguns componentes sanguíneos devido à mobilização de água e outras substâncias, entre os diferentes compartimentos corporais, além das variações nas necessidades energéticas do metabolismo.

IV. A utilização de drogas ou medicamentos pode causar variações nos resultados laboratoriais, seja pelo próprio efeito fisiológico in vivo ou pela interferência analítica, in vitro. Um exemplo de interferência in vivo é a administração de isotretinoína para tratamento de acne, pois ela altera o perfil lipídico.

É correto o que se afirma em

Acerca das propriedades químicas dos metais, julgue os itens subseqüentes.

O óxido Pb3O4 contém chumbo em dois estados de oxidação diferentes: Pb(IV), em um ambiente tetraédrico, e Pb(II), em um ambiente de coordenação 6 não-regular.

Em relação às boas práticas de utilização de salas limpas (ISO classe 7) para preparo de medicamentos, podemos afirmar que

Com o objetivo de aumentar a segurança transfusional, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) criou um sistema de avaliação dos incidentes relacionados com o uso de hemocomponentes, baseado em uma rede sentinela, inicialmente composta por 100 hospitais, cuja proposta é alcançar todos os serviços de hemoterapia do país. Acerca do serviço de hemovigilância nacional, julgue os itens a seguir.

A transmissão de doenças pela transfusão sanguínea, quando comprovada, é classificada como incidente transfusional imediato.

O fenobarbital foi um dos primeiros barbitúricos que foram desenvolvidos e tiveram reconhecimento por sua atividade anticonvulsivante. É uma medicação eficaz, segura, barata e com poucos efeitos colaterais além da sedação. A despeito do surgimento de novos antiepilépticos, permanece como o fármaco de primeira escolha em cães e gatos. Controla as convulsões em 60% a 80% dos cães epilépticos, se a concentração sérica for mantida dentro da faixa adequada. Os seus principais mecanismos de ação são a elevação do limiar convulsivo e a facilitação da inibição sináptica mediada pelo ácido -aminobutírico, reduzindo a excitabilidade neuronal.

Pedro Neto, O & Arias, MVB. Emprego do fenobarbital no controle da epilepsia canina. In: Clínica Veterinária v. 23, p. 25-8, 1999 (com adaptações).

Com respeito ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

A afirmação de que a medicação é "eficaz" pode ser justificada, do ponto de vista farmacológico, pela frase "Controla as convulsões em 60% a 80% dos cães epilépticos".

O problema da intoxicação humana por chumbo, conhecida como plumbismo ou saturnismo, data da Antiguidade. Algumas atividades ocupacionais com risco de exposição a chumbo incluem extração de minério, fabricação de tintas e vidros, impressão de papel e procedimentos de soldagem. A população em geral pode expor-se a chumbo por meio da água, do ar e de alimentos contaminados. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Espectrofotometria de absorção atômica com forno de grafite é uma metodologia adequada para analisar esse metal em material biológico e outras matrizes.

De acordo com as disposições da Farmacopeia Brasileira, 5.ª edição, julgue os itens seguintes, relativos a tipo de águas e águas para uso farmacêutico. Como a água utilizada na produção de medicamentos injetáveis não pode conter endotoxinas e deve apresentar contagem total de bactérias < 1 UFC/100 mL, essa água deve passar por testes mais rigorosos que aqueles realizados com a água ultrapurificada.

A seguinte definição da Organização Mundial de Saúde: "Acontecimentos nocivos e não intencionais que aparecem com um medicamento a doses recomendadas normalmente para a profilaxia, o diagnóstico e o tratamento de uma enfermidade" refere-se