← Início

Questões de Concurso - Fisioterapia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Fisioterapia com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


Um indivíduo em ventilação mecânica com FiO2 de 45%, uma PaO2de 45mmHg e uma PaCO2 de 40mmHg. Aumentase a FiO2 para 100% e a freqüência respiratória de 15irpm para 18irpm. A nova gasometria arterial, colhida 30 min. após uma PaO2 de 65 mmHg, é uma PaCO2 de 35mmHg. Qual a análise mais adequada:

Acerca das patologias que acometem crianças e nas quais o fisioterapeuta atua, julgue os próximos itens.

Paralisia cerebral é um conjunto de disfunções motoras, secundária a uma lesão ou disfunção do SNC. Pode ser reconhecida, também, como resultado de doença cerebral progressiva ou degenerativa. Seus principais sinais clínicos são espasticidade, atetose, ataxia e hipotonia.

A respiração paradoxal é claramente representada pelas seguintes características:

No que se refere a testes ortopédicos especiais utilizados em avaliação fisioterápica, é correto afirmar que o teste de(a)

Bunnel-Littler avalia o tônus dos músculos flexores do punho.

Na função da mão, diversos músculos interagem para produzir uma preensão radial-lateral eficaz, porém dois músculos inervados pelo nervo ulnar têm papel fundamental. São eles: o primeiro interósseo
O exercício de estabilização segmentar realizado em pacientes com dor lombar, conhecido pelo nome ponte lateral, onde o paciente apoia o peso do corpo no antebraço, com o cotovelo fletido a 90° e com os joelhos dobrados, realiza a estabilização lateral do músculo

Para manter a Amplitude De Movimento (ADM) normal os segmentos precisam ser movidos por suas amplitudes disponíveis periodicamente, seja a amplitude articular ou a muscular. Sobre ADM, assinale a alternativa CORRETA:

De acordo com as características das fibras musculares pode-se afirmar que:

Com base nas adaptações ao treinamento físico previstas nas diretrizes da reabilitação cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, julgue os itens que se seguem. O tecido muscular esquelético já adaptado ao exercício é capaz de extrair maior quantidade de oxigênio durante a atividade física, o que permite ao indivíduo treinado atingir a mesma intensidade de exercício, com menor débito cardíaco, comparado a um indivíduo sedentário.

Quatro meses atrás, uma paciente de sessenta e cinco anos de idade foi encaminhada de um hospital para uma unidade de reabilitação, com história de rebaixamento súbito do nível da consciência, diminuição da força muscular no hemicorpo esquerdo, não responsiva a comandos verbais, com abertura ocular ao estímulo doloroso e resposta motora ausente. Inicialmente, A paciente recebeu diagnóstico de episódio único de acidente vascular encefálico, decorrente da ruptura de aneurisma congênito no polígono de Willis. Atualmente, a paciente apresenta-se com quadro de hemiplegia no hemicorpo esquerdo, com limitação de amplitude de movimento de extensão de cotovelo. Além disso, apresenta hipertonia de flexores de cotovelo e de punho, padrão postural em extensão e rotação interna do quadril e do joelho, flexão plantar e inversão do pé.

Com relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens subsecutivos.

A avaliação dessa paciente no momento da admissão hospitalar, por meio da escala de coma de Glasgow, revela quadro de coma intermediário, com escore de dois pontos.