← Início

Questões de Concurso - Geologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Geologia com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


Analise as afirmativas a seguir sobre minerais energéticos.

I. A sequência, soterramento de resto de vegetais, turfa, linhito e carvão betuminoso resulta na formação de carvão duro, ou seja, antracito.

II. As reservas combustíveis são medidas em unidades apropriadas para cada material, por exemplo, um quad equivale a sete barris de petróleo.

III. Armadilhas de falha, anticlinais, estratigráficas e em domo de sal favorecem grandes reservas de petróleo e gás natural.

IV. O uso de urânio como fonte de energia tem, como desvantagem, a necessidade de que seus rejeitos sejam armazenados em lugares seguros por centenas ou milhares de anos.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

O titular de um requerimento de pesquisa para ouro apresentou relatório final de pesquisa dentro do prazo previsto em lei. O relatório — com base em 60 furos de sonda rotativa, com profundidades médias de 150 m — configurou a presença de 100.000 m3 de minério, com teor médio de 1,05% de ouro contido, totalizando 3.675 t de ouro contido e configurada como reserva medida; 2.500 t de ouro foram consideradas como reserva indicada, e 3.400 t, de reserva inferida. O método utilizado para a cubagem da jazida foi o da krigagem. Após análise e vistoria in loco, o DNPM aprovou o relatório. Acerca dessa situação e de informações correlatas, julgue os itens a seguir.

Na reserva medida, a tonelagem e o teor de minério computado devem ser rigorosamente determinados, não devendo apresentar nenhuma variação superior ou inferior à verdadeira quantidade de minério existente.

Informações a respeito da geoquímica orgânica servem de suporte à pesquisa de petróleo. Essa linha de pesquisa evoluiu bastante nos últimos anos. Com relação à geoquímica orgânica aplicada ao petróleo, julgue os itens abaixo.

O índice de reflectância da vitrinita é indicador de maturação da matéria orgânica. Quando esta se apresenta opaca, o sedimento potencial gerador está na fase principal da janela de maturação.

Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.


Os perfis de resistividades corridos nos poços abertos são excelentes para a obtenção dos dados de saturação de água, que entram na equação para calcular o volume de óleo ou gás in place.

A respeito das estruturas das rochas sedimentares, analise as afirmativas a seguir.

I. O acamamento é uma feição típica das rochas sedimentares, sendo, preferencialmente, vertical e delgado.

II. A estratificação cruzada é comum em arenitos, mas pode também ser encontrada em cascalhos e em alguns sedimentos carbonáticos.

III. O soterramento é uma estrutura formada durante o processo de diagênese em rochas sedimentares detríticas.

IV. As estruturas denominadas de bioturbação podem auxiliar a reconstruir os ambientes de sedimentação.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Texto associado.

As rochas sedimentares depositam-se com relativa organização.
Cabe ao geólogo/geofísico visualizar toda a sequência que
preenche a bacia com o uso da estratigrafia/estratigrafia de
sequências. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

Sequências deposicionais calcárias desenvolvem-se preferencialmente nos tratos de mar alto, assim como os folhelhos geradores de hidrocarbonetos.

Texto associado.

A respeito das bacias sedimentares do Brasil, julgue os próximos
itens.

A sequência carbonática, albiana e marinha das bacias marginais brasileiras sobrepõe evaporitos, utilizando-se de uma morfologia de plataforma como a atual.

A respeito das vantagens e desvantagens da técnica de krigagem, julgue os itens a seguir.

Funciona bem para qualquer tipo de minério.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna tracejada do enunciado abaixo.

Considerando-se que a distância real entre dois pontos A e B é de 6 km, é correto afirmar que a escala da carta que representa os pontos A e B separados por 24 cm é ________ .

Quanto à geologia do Brasil e a sua evolução histórica, julgue os itens seguintes.

Na passagem do Paleoproterozóico para o Mesoproterozóico, o território brasileiro sofreu movimentos extensionais que culminaram com a formação de riftes. A datação absoluta desses conjuntos estratigráficos é facilitada pela presença de rochas vulcânicas ácidas, que possibilitam a aplicação do método geocronológico U-Pb em zircões.