← Início

Questões de Concursos - História - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - História - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A partir dos anos 70/80 do século XX, verifica-se notável expansão dos estudos históricos no Brasil, notadamente pela multiplicação dos cursos de graduação e de pós-graduação. Com efeito, à medida que se produzem as monografias, dissertações e teses, com a investigação científica trazendo à luz novas fontes documentais e um olhar renovado sobre as já conhecidas, a História brasileira vai sendo reescrita, com novos objetos de estudo se agregando aos tradicionais e linhas interpretativas distintas sendo desenvolvidas. Modelos teóricos clássicos de análise vêem explicitadas suas insuficiências, algo possível pelo avanço da pesquisa, enquanto abordagens diferenciadas de velhos e novos temas da historiografia brasileira chegam com maior facilidade ao público, o que também se explica pela explosão editorial do setor.

Com o auxílio das informações do texto acima, e tendo em vista as linhas gerais da História do Brasil, julgue os itens seguintes.

Política e economicamente, os Anos JK foram a mais completa antítese da Era Vargas: ao nacionalismo getulista, Juscelino respondeu com a abertura da economia brasileira aos capitais internacionais e uma serena sujeição aos ditames do receituário conservador e anti-inflacionário de organismos como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O recente conflito que, uma vez mais, colocou o Oriente Médio nas manchetes mundiais, envolve diretamente

Com relação ao impacto internacional de Fidel Castro, assinale a opção correta.

            Brasil pode ser 5.ª economia do mundo antes de 2015, diz Mantega

      (27/12/2011) O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que o Brasil deve ultrapassar a França e se tornar a quinta maior economia do mundo antes de 2015. De acordo com o ministro, a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de que o Brasil atinja a posição em 2015. Entretanto, na avaliação dele, isso pode acontecer “um pouco antes” devido às dificuldades que os países europeus devem enfrentar nos próximos anos por conta da crise financeira.

      “Nosso ritmo de crescimento será o dobro dos países europeus. Portanto, é inexorável que nós passemos a França e, quem sabe, talvez a Alemanha, se ela não tiver um desempenho melhor”, disse o ministro, que está em São Paulo.

                                       Internet: (Acesso em 22/1/2012).

Acerca do assunto abordado no texto, é correto afirmar que

Sobre o Estado Novo, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.
I. A Constituição de 1937 teve como principal característica o predomínio do Poder Executivo sobre as demais instâncias de Poder do Estado.
II. Em relação ao operariado, o Estado Novo procurou anular a sua influência por meio de uma política trabalhista que negava a luta de classes.
III. O Estado Novo surgiu de um golpe forjado pela união ampla das elites econômicas com as político–militares.

Os americanos decidiram financiar a siderurgia nacional, e a usina de Volta Redonda foi inaugurada em 1946. Em troca, o Brasil permitiu a instalação de uma base militar dos Estados Unidos na cidade

Em meio a contradições e incertezas, o século XX chega ao fim, deixando muitas dúvidas acerca dos novos rumos que a História tomará daqui para a frente. Relativamente ao contexto histórico atual, julgue os seguintes itens.

Velhos nacionalismos estão sendo varridos do mapa e crenças religiosas fundamentalistas não mais encontram espaço em uma época que abomina a intolerância sob qualquer forma.

Sobre a economia açucareira no período coloniaL em particular na segunda metade do século XVIII, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Nas áreas do Nordeste e Rio de Janeiro é possível identificar uma situação de recuperação. marcado pelo surgimento de um novo mercado consumidor nas regiões mineradoras, a partir do "renascimento agrícola"
II. A política pombalina marca o referido contexto, uma vez que proporcionou a instalação de refinarias em Portugal e a criação das Companhias de Comércio do Grão?Pará e Maranhão.
III. Em paralelo ao contexto da economia açucareira na América Portuguesa, as colônias francesas vivenciaram um aumento da produção de açúcar, em decorrência da queda do produto nas Antilhas.

Considere as afirmações abaixo.

I. O trabalhador do São Francisco, tendo disponibilidade de terra, não necessita se assalariar.

II. Em Sergipe não são encontrados indícios de quilombos com estrutura similar à de Palmares.

III. Na zona canavieira se destacaram os mocambos de Simão Dias e Laranjeiras.

IV. �Os negros do pé-da-serra�, em Porto da Folha, sobreviviam de pequenas criações, plantando arroz e legumes.

V. O plantio de arroz no rio São Francisco está comprometido, tendo em vista que não acontecem mais as cheias tradicionais.

É correto o que se afirma APENAS em

O fato histórico que praticamente anulou a situação colonial brasileira foi: