← Início

Questões de Concurso - História - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - História com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!

Considere o texto abaixo.

"Não conheceu feitores que lhe orientassem os serviços, nem fiscais que lhe exigissem o cumprimento estrito das tarefas; não conheceu cercas que lhe barrassem o caminhar solto e espontâneo, não sofreu o disciplinamento da proximidade de patrões rigorosos e muito menos a ação coercitiva do poder público. Não soa estranho, portanto, que o arrojo pessoal, o aventureirismo e um acentuado gosto pelas soluções violentas aflorasse num homem com estas características. Nos seus menores gestos, é possível surpreender os traços fortes da sobranceria, do orgulho exagerado, das susceptibilidades agudas especialmente no plano das questões de honra."

(Frederico Pernambucano de A. Melo. In. Maria Thetis Nunes. Sergipe Colonial I. Rio de Janeiro: Universidade Federal de Sergipe, 1989, p.105)

I. Distanciadas do litoral, onde estavam sediadas as autoridades representativas do poder metropolitano, os habitantes da zona de criação de gado viveram muito tempo entregues a si mesmo, sem organização administrativa e sem o alcance da atuação dessas autoridades.

II. A longa permanência dos holandeses na região contribuiu para a miscigenação da população nativa e para o desenvolvimento de uma sociedade com características específicas, próprias das zonas sertanejas dedicada à pecuária e à economia voltada para o mercado externo.

III. O desenvolvimento da criação de gado fez com que, no decorrer do século XVIII, começassem a destacar-se povoações de Campos do Rio Real, Riacho do Dantas, Simão Dias, Aquidabã, Nossa Senhora da Glória, Malhador, Curral das Pedras, Porto da Folha, Campo do Brito e Carira.

IV. No interior sergipano, três localidades denominadas Mocambo - uma no município de Aquidabã, outra no de Porto da Folha e uma terceira em Frei Paulo, atestam a importância da pecuária no desenvolvimento de f

É INCORRETO o que se afirma em:

Com relação à nova ordem mundial instituída ao fim da Segunda Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes. A Guerra Fria iniciou-se na década de 50 do século XX, a partir do antagonismo entre os Estados Unidos da América e a União Soviética quanto à reunificação das duas Coreias.

Sobre a fixação de fronteiras no Brasil colonial, durante o século XVIII, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O Tratado de Santo Ildefonso estabelecia a concessão portuguesa dos Sete Povos das Missões à França que passou a controlar a região do Rio da Prata.
II. A delimitação de fronteiras durante o século XVIII foi favorecida pela expansão territorial estimulada pela mineração, pelo bandeirismo, extrativismo e missões católicas.
III. O segundo Tratado de Utrecht estabelecia o reconhecimento português do direito espanhol à Colônia do Sacramento.

No tocante à estrutura cultural do início da Idade Média, é correto afirmar:

Texto associado.

A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século
XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a
econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política,
com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais
Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização
consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante,
expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo).
Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do
século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia
americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a
República, o país não deixou de ser elitista e socialmente
excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a
modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu
conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe
de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da
democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que
a Constituição de 1988 procura expressar.

Considerando as informações do texto acima e a História
Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.

O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial ao lado do Eixo, bloco formado pelos países que viviam sob regime político ditatorial.

No século passado, o fascismo e o comunismo foram correntes ideológicas presentes na política de muitos países. A respeito dessas correntes, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Fascistas e comunistas divergiam quanto à eficiência da intervenção do Estado na economia.

Assinale a alternativa correta sobre o nome do movimento social que ocorreu em 1720, em Vila Rica (atual Ouro Preto), contra a exploração do ouro e cobrança extorsiva de impostos da metrópole sobre a colônia. A revolta contou com cerca de dois mil populares, que pegaram em armas e ocuparam pontos da cidade. A coroa portuguesa reagiu e o líder acabou enforcado.

Em que século foi formado o Império Persa?

Na segunda metade do século passado, países da América Latina vivenciaram diferentes regimes políticos e situações de ameaça à ordem constitucional. Com referência a essa realidade, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Em 1968, por meio de golpes de Estado, militares reformistas ocuparam o poder no Peru e no Panamá e, no ano seguinte, o militarismo reformista alcançou o poder na Bolívia.