← Início

Questões de Concursos - Jornalismo - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Jornalismo - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Por reportagem deve-se entender a matéria 
O que se entende por “fontes oficiosas”?
Assinale a alternativa que nomeia um gênero radiofônico ou televisivo pouco comum no Brasil, mas bastante frequente em países mais desenvolvidos, cuja preocupação central é o ensino de temas socialmente importantes.
Com relação ao jornalismo institucional, julgue o item seguinte. Uma forma eficiente de avaliar os resultados de ações do jornalismo institucional é medir o espaço ocupado pelo conteúdo proposto nos veículos de comunicação. 
No que se refere à história do jornalismo no Brasil, julgue o item a seguir. Desde o século XX até o presente, os maiores veículos de imprensa brasileiros permanecem concentrados na região Sudeste do país. 
Segundo Cutroni (2010), os indicadores de desempenho do site são parâmetros quantificados ou qualitativamente elaborados que servem para detalhar se os objetivos de uma proposta estão sendo adequadamente conduzidos ou foram alcançados. Estes indicadores podem auxiliar a empresa a obter melhor resultado. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Produtividade (melhorando a operação de vendas). II. Qualidade (ajudam a avaliar as conformidades no processo comercial). III. Capacidade (respostas aos processos da área comercial).
Uma indústria de refrigerantes publicou uma pequena brochura com a colaboração de jornalistas experientes sobre um produto jornalístico ainda muito em uso por empresas. Gualter Mathias Netto, então redator de “O Globo” afirmou que “a função primordial do_______ - e seu irmão mais gordo, o _______ - não é a de ser publicada como matéria acabada, mas de provocar a notícia.” (***) Esses produtos jornalísticos têm grande “diversidade de aproveitamento” por esse motivo “exige concepções diversas do material a ser distribuído. Há que se elaborar um texto pronto para publicação, quando dirigido a pequenos órgãos; o _______ curto (como diz o nome) para colunistas, pauteiros e chefes de reportagem; e o mais extenso,_______ , para informar os autores de matérias mais profundas.” 
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente as lacunas do texto. 
Na produção de notícias, tem-se, por um lado, a cultura profissional e, por outro, as restrições ligadas à organização do trabalho sobre as quais são criadas convenções profissionais que definem a notícia e legitimam o processo produtivo, desde a captação do acontecimento, passando pela produção, edição até a apresentação. O resultado disso é um conjunto de critérios de relevância que definem 
Texto associado.

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

Entre as atribuições de assessoria de imprensa estão o acompanhamento de entrevistas e o apoio à divulgação de eventos corporativos/organizacionais. Em ambos os casos, as atividades são exclusivas de profissionais da área de marketing pessoal, os quais devem, obrigatoriamente, integrar a equipe da assessoria de imprensa.

No que se refere à história do jornalismo no Brasil, julgue o item a seguir. Assim que lançada, em 1928, a revista Realidade causou grande impacto na edição, na ilustração e na forma de veiculação de notícias e reportagens no Brasil.