← Início

Questões de Concurso - Legislação de Trânsito - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Legislação de Trânsito com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!

Educar para o trânsito vai muito além de saber mecanismos pedagógicos. Desta forma, o profissional que atua nesta área deve entender que a educação para o trânsito
I. tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudança de valores, comportamentos e atitudes;
II. deve envolver conhecimentos ambientais, de uso do solo, engenharia de tráfego e prediais de emergência;
III. é considerada eficaz na medida em que a população alvo se conscientiza do seu papel como protagonista no trânsito e modifica comportamentos indevidos.
Está/Estão correto(s) o(s) item/itens
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB – Encaminhar aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários informações sobre problemas observados nas autuações e apontados em recursos, e que se repitam sistematicamente é competência de qual órgão do Sistema Nacional de Trânsito? 
Sobre as normas gerais de circulação e conduta no trânsito, assinale a afirmativa incorreta.
Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá
O motorista deve utilizar luz alta de forma constante

Sobre ações e projetos da educação para o trânsito da PRF, julgue o item que se segue.

O Festival Estudantil Temático de Trânsito é destinado ao público estudantil do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares, sendo dividido nas categorias infantil, infantojuvenil e juvenil.

Acerca da fiscalização dos serviços de transporte, julgue o item seguinte.

Os condutores dos veículos destinados à condução de escolares devem ser habilitados, no mínimo, na categoria D, independentemente da lotação do veículo; é necessário também que tenham sido aprovados em curso especializado para o transporte de escolares, nos termos da regulamentação do CONTRAN.

Um agente de trânsito fez o registro da autuação não flagrante de um veículo estacionado no canteiro central. Relatou à autoridade no próprio auto de infração, informando, como pede o Código de Trânsito Brasileiro, os seguintes dados:
Texto associado.
Numere a coluna B, condições adversas, pela coluna A, identificando cada uma delas. 
COLUNA A 
I. Condutor. 
II. Veículo. 
III. Vias. 
IV. Trânsito. 
V. Iluminação. 
COLUNA B 
( ) Deficiência visual, motora ou auditiva. 
( ) Ofuscamento, penumbra e noite. 
( ) Trânsito lento ou congestionado. 
( ) Pavimentação inexistente ou defeituosa. 
( ) Pneus gastos ou mal calibrados.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA. 
A Resolução CONTRAN n° 624/16 determina que fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação. Quanto à proibição supracitada e uma respectiva exceção, assinale a alternativa incorreta.