Questões de Medicina Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Medicina com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 22586. Medicina, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE, Ensino Superior, 2014

A respeito do rastreamento para as síndromes de câncer hereditário, julgue o próximo item.

Os genes de suscetibilidade envolvidos na síndrome de câncer hereditário sem polipose são os hMLH1, hMSH2, hPMS1, hPMS2 e hMSH6.

2Questão 146079. Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRT 3a Região, FCC, 2009

Mulher de 35 anos, diabética há 7 anos, apresentava hemoglobina glicosilada em torno de 10% e glicemias pós-prandiais de 190 a 230 mg/dL. Após 1 ano com a utilização de insulina I antes das 3 principais refeições, e insulina II em dose única aplicada na hora de dormir, o nível de hemoglobina glicosilada diminuiu para 6,2% e as glicemias pós-prandiais para cerca de 120 mg/dL. Provavelmente as insulinas I e II são, respectivamente,

3Questão 213074. Medicina, Médico Cardiologia, SES DF, CESPE, 2010

Texto associado.

Uma paciente de 24 anos de idade foi encaminhada para
internação em um hospital de alta complexidade, para submeter-se
a investigação de perda aguda da função renal associada a
automedicação com diclofeno potássico. Ela negou haver outras
doenças prévias. Finda a avaliação clínico-laboratorial, fez-se o
diagnóstico de certeza de nefrite intersticial aguda.

Acerca dessa condição nefrológica, julgue os próximos itens.

O exame sumário de urina (EAS) da paciente em questão pode mostrar hematúria, proteinúria e leucocitúria com cilindros leucocitários e hemáticos.

4Questão 60223. Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Ensino Superior

Mulher de 18 anos de idade, assintomática, sem antecedentes pessoais ou familiares relevantes, relata que tomou a série completa de vacinas quadrivalentes para o papilomavírus humano (HPV) e retorna para mostrar o exame de Papanicolau realizado no último mês, que foi normal. Nega ter feito o Papanicolau outras vezes. Com relação à prevenção de câncer cervical, a recomendação correta é solicitar

5Questão 140556. Medicina, Analista Judiciário Clínica Médica, TRE MG, CONSULPLAN, 2012

Sobre o segredo médico, analise as afirmativas.

I. Segredo é tudo o que, por dizer respeito à privacidade, deve ser mantido sob reserva, que não deva ou não convenha ser divulgado, tornado público ou simplesmente dado a conhecer a pessoas não autorizadas por aquele ou por aqueles nele interessados. No segredo está inserida não apenas a restrição em dar divulgação ou conhecimento, como, também, a simples negativa de con?rmar informação, mesmo que de domínio público.

II. A proteção ao segredo pro?ssional não é absoluta, mas sim relativa. O pro?ssional médico não é obrigado a revelar segredo que venha a expor o seu cliente a procedimento criminal – Art. 66, inciso II, Lei de Contravenção Penal –, nem mesmo é dele dispensado quando responde a processo que não mantenha relação com o tratamento ministrado.

III. O conceito de segredo médico inicialmente demarcado pelo campo ético estendeu-se historicamente para o campo disciplinar e penal, ainda que sob a in?uência de determinações processuais. Na atualidade, assume extensão ainda maior ao passar ao campo do direito à privacidade constitucionalizado.

IV. O segredo médico, quando violado, admite simplesmente a responsabilização disciplinar e penal.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

6Questão 219248. Medicina, Perito Médico, INSS, CESGRANRIO, 2004

Texto associado.

Analise a situação a seguir para responder às questões 57 e 58.

Paciente do sexo feminino, 25 anos, operadora de telemarketing, procurou ambulatório com queixas de dispnéia aos grandes esforços há 1 ano, evoluindo para dispnéia aos pequenos esforços, DPN, palpitações e tosse com secreção rósea. Medicada com antibiótico e broncodilatadores, não teve melhoras. Na HPP relata amidalites de repetição e dois episódios de pneumonia no último ano. Ao exame físico, taquidispnéia, PR = 120/min irregular, PA = 110x60mmhg, turgência jugular a 45° e ictus de VE em 5º EICE a 1 cm da LHCE, não propulsivo; RC em 2T, irregular, B1 hiperfonética e P2 > A2; ruflar diastólico na ponta.

Nesse caso, qual o diagnóstico provável?

7Questão 58756. Medicina, Cancerologia Clínica, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP, Ensino Superior, 2015

Mulher de 25 anos de idade em tratamento medicamentoso para obesidade retorna no clinico geral sem a receita do medicamento. Refere que após a introdução deste tratamento ficou lentificada e apresenta parestesia perioral. Que droga possivelmente a paciente está em uso?

8Questão 140950. Medicina, Analista Judiciário Medicina Cardiologia, TRT 3a Região, FCC, 2015

A prescrição de oxigenioterapia domiciliar em pacientes acometidos de doença pulmonar obstrutiva crônica deve recomendar

9Questão 60533. Medicina, Radiologia, Ensino Superior

Em relação à proteção radiológica, a monitoração individual de dose de corpo inteiro, do pessoal ocupacionalmente exposto à radiação ionizante, geralmente é feita através do acessório:

10Questão 143029. Medicina, Analista Judiciário Medicina Cardiologia, TRT 3a Região, FCC, 2009

A amiodarona é uma droga antiarrítmica amplamente utilizada em cardiologia. Em relação à farmacocinética desta droga, considere:

I. A concentração desta droga no miocárdio é cerca de dez a cinquenta vezes maior do que no plasma.

II. Não é necessária a redução das doses em pacientes com insuficiência renal.

III. A absorção desta droga é rápida, variável e completa.

Está correto o que se afirma APENAS em