Questões de Concursos - Medicina - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Medicina - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Atualmente o emprego da antibioticoprofilaxia em cirurgia está consagrado como uma das condutas profiláticas úteis na redução do risco de infecção do sítio cirúrgico. Diante disso, marque a alternativa CORRETA.
Analise as afirmativas abaixo sobre as manifestações extrapulmonares (ME) da blastomicose.
I A doença cutânea é a ME mais comum desta doença.
II Ocorrem dois tipos de lesões cutâneas: ulcerativas (mais comuns) e verrucosas.
III Osteomielite ocorre em até vinte e cinco por cento de infecções pelo Blastomyces dermatitidis.
IV Em geral, ocorre doença do sistema nervoso central em mais de quarenta por cento dos pacientes imunocompetentes.
Das afirmativas acima, estão corretas:
Criança de 4 anos, sabidamente asmática, é levada a pronto socorro com quadro de febre há 96 horas, tosse e taquipnéia. Feito diagnóstico de pneumonia associada à asma aguda e iniciado tratamento. Durante o atendimento, mãe comenta que estava programando levar a criança naquele mesmo dia para administração do reforço da vacina tríplice bacteriana (DPT celular). Sobre a orientação mais adequada nesse caso, marque a alternativa CORRETA:
De acordo com as interpretações laboratoriais para doenças hepáticas, a relação é mais favorável à(ao):
Choque é um estado de má perfusão tecidual. Sobre o reconhecimento do choque em pediatria, marque a alternativa CORRETA:
Diversos escores preditivos estão disponíveis para avaliar a gravidade dos casos com suspeita clínica de pancreatite aguda. Estre todos eles, a Associação Americana de Gastrenterologia (AGA) recomenda o APACHE II. Um parâmetro importante usado nesse critério é a(as) 
Segundo o Ministério da Saúde, a primeira opção no tratamento das formas intestinais da infecção por Ascaris lumbricoides, em uma criança sem obstrução intestinal, é o 
Uma paciente de 25 anos apresenta um desmaio ao coletar sangue para um exame de rotina. A perda de consciência durou aproximadamente 20 segundos, após os quais retornou rapidamente ao seu status funcional basal. Não há relato de movimentos tônico clônicos durante o evento. A paciente é previamente hígida. Não faz uso de medicação de uso regular. Ela recebe o diagnóstico de Síncope vasovagal e nenhuma propedêutica é recomendada. Qual das alternativas relacionadas à Síncope Neuromediada é CORRETA?
Hiperbilirrubinemia indireta, devido à deficiência ou inibição da conjugação da bilirrubina, pode ocorrer nos pacientes com:
Um paciente apresenta a seguinte sorologia para hepatite B:
Anti-HBS: negativo
HbSAg: negativo
Anti-HBC total: positivo
Anti_HBC IgM: negativo
HBEAg: negativo
Anti-HBE: negativo
Das opções abaixo, a interpretação clínica mais apropriada é: