Questões de Concursos - Meio Ambiente - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Meio Ambiente - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Os piranômetros destinam-se a medir a quantidade de radiação solar que atinge uma superfície plana, proveniente de todo um Hemisfério. São usados para determinar a radiação global e, eventualmente, têm sido empregados para estimar a radiação difusa. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Atualmente a Terra experimenta um aumento na temperatura média causada pela adição de gases que provocam o efeito estufa na atmosfera. Essa mudança na temperatura terá severas consequências para a vida na Terra através de rápidas mudanças no clima, de extensão geográfica e de processos ecológicos, aumentando o risco de extinção (McCarthy et al. 2001). São gases do efeito estufa, EXCETO:
Julgue o próximo item, relativo a hidráulica, meteorologia e climatologia. A velocidade de atrito de um líquido em escoamento sob pressão através de uma tubulação, independentemente do tipo de regime de escoamento e da rugosidade das paredes da tubulação, é definida sempre pela mesma equação, que considera tanto a tensão de cisalhamento quanto a massa específica do fluido.
A respeito de indicadores de qualidade da água, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O chamado índice de qualidade da água (IQA) permite comparar a qualidade de distintos corpos hídricos e inferir o impacto de ações que visem à preservação dos ecossistemas aquáticos, mas tem a desvantagem de introduzir a perda da informação das variáveis e dos parâmetros individuais.
( ) O percentual de concentração de oxigênio dissolvido na água expressa a qualidade de um ambiente aquático, enquanto a salinidade indica a presença de sais minerais dissolvidos, sendo usualmente empregada a concentração de cloretos.
( ) A demanda química de oxigênio (DQO) contempla a matéria orgânica presente na água que é passível de ser estabilizada biologicamente, enquanto o carbono orgânico total (COT) relaciona os compostos e contaminantes orgânicos, refletindo as consequências das atividades antrópicas.
( ) A presença de agrotóxicos e / ou outras substâncias tóxicas em concentrações elevadas no corpo hídrico, conforme regulamentação, torna nulo o valor do índice de qualidade da água (IQA), independentemente de os demais parâmetros estarem satisfatórios.
Assinale a sequência correta.
Com referência a parâmetros de qualidade da água e a tratamento de esgoto, julgue o próximo item. 

Em um sistema básico de tratamento de esgoto, a remoção de sólidos grosseiros é feita na fase de gradeamento, enquanto a remoção da areia por sedimentação é feita na fase de desarenação.
A transferência da água da atmosfera para a superfície terrestre sob a forma de pequenas gotas, de granizo, de orvalho, de neblina, de neve ou de geada denomina-se
A Portaria nº 2.914/11 dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Relacione os termos específicos do dia a dia de um operador de uma estação de tratamento de água às suas respectivas definições.

1. Padrão organoléptico
2. Cavalete
3. Ligação predial
4. Padrão de potabilidade

( ) conjunto de parâmetros capazes de provocar estímulos sensoriais que afetam a aceitação para consumo humano, mas que não necessariamente implicam risco à saúde.
( ) conjunto de tubulações e peças especiais, situado entre a rede de distribuição de água e o ponto de medição de água, incluindo esse.
( ) kit formado por tubos e conexões destinados à instalação do hidrômetro para realização da ligação de água.
( ) conjunto de valores permitidos como parâmetro da qualidade da água para consumo humano.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, a respeito da valoração dos danos ambientais citados.
É impossível valorar o dano II, pois não há como mensurar a real perda de espécies endêmicas raras e ameaçadas de extinção.
Na movimentação de granéis sólidos em portos, há uma geração de particulados com possibilidade de poluição atmosférica e atração da fauna sinantrópica nociva.

Com relação às boas práticas a serem adotadas na movimentação de granéis sólidos em portos, analise as afirmativas a seguir.

I. Utilizar transportadores de grãos abertos em substituição aos portalinos.
II. Encurtar o braço dos carregadores para reduzir o derramamento e a geração de particulados.
III. Suspender a descarga e a manipulação de operações durante condições meteorológicas desfavoráveis.

Assinale:
Na biosfera, por meio dos ciclos biogeoquímicos, a água, o nitrogênio, o carbono e outros elementos químicos são constantemente transformados durante a composição e a decomposição da matéria orgânica, seguindo caminhos pelos meios bióticos e abióticos. Esses ciclos conferem à biosfera um poder de autorregulação.

Esta propriedade de autorregulação é conhecida por