Questões de Concursos - Meteorologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Meteorologia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Duas superfícies horizontais e vegetadas, A e B, apresentam respectivamente os albedos 0,3 e 0,5. Se essas superfícies forem submetidas a uma mesma radiação solar incidente, qual das duas terá um maior saldo de energia disponível para que os vegetais realizem seus diversos processos biofísicos?
Duas plantas idênticas de milho - A e B - são cultivadas em um mesmo tipo de solo que, em dado instante t encontra-se na capacidade de campo. A planta A está submetida a uma taxa de evaporação (dados de tanque classe A) de 7,5 mm/dia, enquanto que a planta B a uma taxa de 3 mm/dia. Supondo-se que a partir do instante o solo começa a secar. 

Considerando-se os conhecimentos no sistema água- solo-planta-atmosfera, qual das plantas poderá extrair um maior volume de água do solo, mantendo a relação ETR/ETc igual a 1?
Um centro de alta pressão é caracterizado por :
Que circulação de escala sinótica ocorre na troposfera superior, atinge intensidade máxima no verão e contribui para as chuvas, principalmente, nas regiões Norte e Centro Oeste?
O vento que sopra livre na camada de atrito, paralelo ao traçado das isoípsas retas, chama-se:
A partir dos Modelos Numéricos de Tempo é possível obter direta ou indiretamente variáveis que descrevem a dinâmica da atmosfera. Analise as expressões descritas a seguir:

A - A divergência horizontal é útil para diagnosticar as áreas com movimento vertical ascendente ou descendente mais significativo. Se o escoamento em uma determinada região apresenta forte convergência em baixos níveis, deduz-se por continuidade de massa que essa região deve ter movimento vertical ascendente na média troposfera e uma divergência associada na alta troposfera. 
B - O campo de vorticidade relativa é útil na localização de cristas e cavados ou circulações fechadas (ciclônicas e anticiclônicas). A vorticidade relativa negativa (?<0) representa um escoamento ciclônico (baixa pressão) para o Hemisfério Sul e a positiva (?>0) um escoamento anticiclônico (alta pressão). 
C - A convergência do fluxo de umidade nos baixos níveis é essencial no desenvolvimento de sistemas meteorológicos por meio do abastecimento de água. Apenas os níveis mais baixos terão efeito significativo nesse processo, pois a quantidade de água acima de 500hPa é desprezível em relação à baixa troposfera. Isso ocorre porque a quantidade de vapor d’água que uma parcela pode manter é função de sua temperatura

Com base no exposto acima, é correto afirmar que:
Os índices de estabilidade descrevem o estado da atmosfera e sua vulnerabilidade às perturbações no plano vertical.

“Leva-se uma parcela de ar, em 850 hPa até a saturação seguindo uma adiabática seca e depois, seguindo uma adiabática úmida, até 500hPa. O índice é definido como a diferença entre a temperatura ambiental de 500hPa e a temperatura da parcela quando atinge o nível de 500hPa. Quanto mais negativa for essa diferença, mais instável será o ar.”. 

A descrição acima se refere a qual índice?
Uma baixa quente em superfície.
Praticamente todos os procedimentos de rotina usados para analisar a estabilidade da atmosfera são manipulações do método da parcela. Na teoria desse método supõe-se que uma diminuta parcela de ar modifica adiabaticamente sua temperatura, quando é deslocada verticalmente de sua posição de origem. Se a parcela não for saturada, sua temperatura virtual se modifica ao longo de uma adiabática seca, porém se a parcela for saturada a modificação se dará ao longo de uma adiabática úmida. Supondo que a parcela não afeta nem é afetada pela atmosfera por onde se desloca temos:

1) Se após o deslocamento vertical a parcela tiver uma temperatura virtual (Tv) menor do que a atmosfera ambiente, ela estará sujeita a uma força que aumentará sua aceleração para cima, e a parcela tenderá a se afastar cada vez mais de sua posição original, caracterizando uma atmosfera instável. 
2) Se sua Tv se tornar menor do que a do meio ambiente, a parcela será menos densa do que o ar ambiente, e o seu movimento será retardado, caracterizando uma condição de atmosfera estável. 
3) Se a parcela deslocada tiver a mesma densidade que o meio estará em equilíbrio neutro. 

Com base no exposto:

Admitindo-se que uma dada camada da atmosfera esteja praticamente em equilíbrio hidrostático, a estabilidade atmosférica é determinada pela comparação da temperatura de uma parcela de ar em movimento com o perfil de temperatura do ar ambiente em torno dessa parcela.

Uma condição de estabilidade ocorre quando uma parcela de ar