← Início

Questões de Concursos - Noções de Saúde - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Noções de Saúde - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou no dia 09 de julho de 2018 a ocorrência de dois casos de sarampo no Rio de Janeiro. As amostras foram analisadas pela Fiocruz, laboratório de referência do Ministério da Saúde. Desde a primeira suspeita da circulação de sarampo, a SES e a Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro têm trabalhado em parceria. Pelo menos 17 casos suspeitos estão sendo investigados.

(Fonte adaptada: istoe.com.br >acesso em 09 de julho de 2018)

Os recentes casos de sarampo no Brasil colocaram as autoridades sanitárias e de saúde em alerta para um surto da doença. Com base nas notícias de veiculação nacional, é correto afirmar sobre o sarampo:
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) consiste em: 
O diagnóstico de hanseníase na atenção básica de saúde é essencialmente avaliação clínica dos sistemas:
Em relação aos esquemas vacinais, marque a alternativa CORRETA:
“Entre 1991 e 2010, a população residente em setores urbanos conhecidos como aglomerados subnormais aumentou em mais de 60%, passando de pouco menos de sete milhões para 11,4 milhões, segundo o Censo demográfico do IBGE” (IBGE, 2018, pág. 18). Os aglomerados subnormais, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são caracterizados pela ausência ou precariedade de serviços básicos.

Assinale a alternativa incorreta a respeito dos serviços básicos ausentes ou precários em questão:
Tuberculose é doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O microorganismo causador da doença é:
Texto associado.
Julgue os itens que se seguem a respeito das doenças relacionadas ao trabalho.
Os trabalhadores que entram em contato constante com pesticidas agrícolas organofosforados têm chances elevadas de apresentarem alterações no sistema imunológico, sendo indicado, nesses casos, o tratamento com anti-histamínicos.
Um caso da Febre do Nilo Ocidental confirmado em um cavalo, no município de São Mateus, no norte do Espírito Santo, está colocando em alerta as autoridades sanitárias do País. O primeiro caso em humano foi registrado em 2014, em um vaqueiro de Aroeiras do Itaim, no interior do Piauí. Ele se curou, mas ficou com sequelas.

(Fonte adaptada: https://saude.estadao.com.br >acesso em 21 de junho de 2018)

Sobre a Febre do Nilo Ocidental é correto afirmar que:
A respeito do Aedes Aegypti, assinale a afirmativa incorreta.
A denominação Outubro Rosa é dada a um movimento mundial, que tem como objetivo: