Questões de Concursos - Odontologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Odontologia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A implantodontia atual possui implantes de vários formatos e tamanhos, entre eles os cônicos, cilíndricos e os Cone Morse.
Dentro desse leque de opções, é correto afirmar que os implantes do tipo short possuem indicação especialmente em
O objetivo do diagnóstico em endodontia é determinar o problema do paciente e sua causa. Ao fim, isso estará relacionado diretamente com o tipo de tratamento a ser executado, caso seja realmente necessário um tratamento. Além disso, a percepção da dor, conhecida como dor referida pode tornar o diagnóstico um desafio. De acordo com Cohen e Hargreaves (2011), em relação a dor referida é correto afirmar que:
Texto associado.
Durante o exame clínico bucal, muitas vezes o cirurgião-dentista observa alterações na língua.
Sobre a língua geográfica, é incorreto afirmar que
Segundo White e Pharoah (2015), sobre projeção geométrica, é correto afirmar que:
A substituição de um elemento unitário superior é uma das situações mais desafiadoras na odontologia restauradora. Pontes fixas e próteses adesivas são opções de tratamento.
Diante disso, é correto afirmar que o uso de implantes unitários tornou-se o tratamento preferencial, principalmente devido à
Das medidas apresentadas a seguir, qual indica uma adequada relação entre as bases ósseas (relação de classe I)?
Os cirurgiões?dentistas não podem realizar cirurgias que  demandem anestesia geral. 
O advento dos sistemas adesivos alterou os conceitos de preparos cavitários e possibilitou a preservação de estrutura dentária sadia através da união micromecânica entre o substrato dentário e a resina composta.
A esse respeito, a sequência que apresenta corretamente os três fatores considerados fundamentais para o estabelecimento de um contato íntimo entre o substrato dentário e o adesivo é
Com relação aos príncipios da psicologia e da sua relação com a Odontopediatria e o manejo comportamental do paciente infantil, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo.
( ) No que se refere à etiologia, o ambiente hospitalar é o causador da maioria dos temores e dos problemas de medo.
( ) Durante a fase fálica (edipiana), denominada também de fase genital inicial, a criança pode sentar para tratamento e concentrar-se por até meia hora.
( ) O final da fase anal (primeira infância) caracteriza a maturidade para o tratamento odontopediátrico, com capacidade de a criança ficar sentada de 10 a 20 minutos.
( ) A shantala é uma técnica de relaxamento feita por meio de massagens, usada em crianças para favorecer o estado geral do paciente antes da consulta odontológica.
( ) No medo objetivo indireto, existe uma correlação indireta entre a experiência anterior da criança em ambiente semelhante ao consultório odontológico e o que ela prevê que possa acontecer no consultório odontológico.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Sobre as restaurações estéticas indiretas, avalie o que se afirma a seguir.
I. Em substratos não escurecidos, a espessura axial necessária gira em torno de 0,3mm a 0,7mm.
II. No preparo de dentes escurecidos, o desgate da porção cervical é mais acentuado do que no terço médio.
III. Em dentes escurecidos necessita-se de espessura axial mínima de 1,5mm para mascaramento do substrato.
IV. As facetas indiretas estão indicadas para as alterações de forma e contorno de dentes anteriores e posteriores.
Está correto apenas o que se afirma em