Questões de Pedagogia Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Pedagogia com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 328719. Pedagogia, Pedagogo, FUB, CESPE, 2013

Acerca do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

Na comunicação com seus alunos, o professor se utiliza de alguns códigos, sendo que aquele diretamente relacionado aos movimentos corporais é denominado código icônico.

2Questão 326893. Pedagogia, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE, 2015

Acerca da pedagogia de projetos, julgue os itens subsecutivos. Trabalhar com projetos nas instituições educacionais é uma forma de colocar em prática a interdisciplinaridade sem que isso provoque, contudo, uma perda da especificidade das disciplinas.

3Questão 326919. Pedagogia, Professor de Inglês, Prefeitura de Acari RN, 2016

Responda as questões 38 a 40 de acordo com os PCN - Língua Estrangeira para o Ensino Fundamental. Na elaboração de atividades de compreensão de leitura na língua estrangeira, o professor deve

4Questão 320534. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SEMEC PI, FCC, 2005

Só se erra quando se busca conhecer.

O erro, numa concepção de educação sócio-construtivista, é visto como

5Questão 57370. Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, CESPE, Ensino Médio

Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue o item que se segue.

Uma das funções da escola é auxiliar na promoção do desenvolvimento global da personalidade do educando.

6Questão 324977. Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP, 2012

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, fruto da consulta a muitas e variadas vertentes da comunidade educacional, consolidam-se num conjunto de definições doutrinárias fundamentadas em pressupostos e princípios a serem observados. São princípios pedagógicos estruturadores dos currículos do ensino médio:

7Questão 324254. Pedagogia, Secretário de Escola, SEED SE, FCC, 2003

A Lei complementar 836/97, que institui Plano de Carreira, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria de Estado da Educação, dispõe que o provimento dos cargos e o preenchimento das funçõesatividades serão feitos mediante, respectivamente,

8Questão 153274. Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE, 2010

Texto associado.

Diante do ideal de construir uma sociedade que garanta o
direito à igualdade para todos, a escola, o currículo e a docência são
obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura
seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do
conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos e dos
educandos, e também na organização do convívio e do trabalho dos
educadores e dos educandos.

A. F. B. Moreira (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e
cultura
. MEC: Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007, p. 12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, acerca dos currículos.

A avaliação sentenciadora deve ser incentivada, pois possibilita o respeito a um percurso contínuo de aprendizagem, à socialização e ao desenvolvimento humano individualizado.

9Questão 219357. Pedagogia, Lei n9.394 96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionale suas alterações, Pedagogo, TJ GO, FGV, 2014

A educação escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, é dever da família e do Estado.

Cabe ao Estado garantir, a partir da nova redação do Art. 4º da LDB instituída pela Lei nº 12.796, de 2013:

10Questão 326159. Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE, 2006

Com relação a composição curricular, é correto afirmar que o tipo mesodisciplinar é aquele em que as disciplinas não têm nexo umas com as outras.