Questões de Concursos Pedagogia

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1Q7144 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

Conhecendo melhor a situação de cada aluno, o professor poderá:

I. Pensar melhor como será a rotina do bimestre.

II. Pensar melhor sobre quais intervenções deve fazer para ajudar os alunos a progredirem.

III. Ajudar as crianças a entender a lógica do sistema educacional.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

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2Q7146 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

Avaliar significa, EXCETO:

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3Q60684 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB

De acordo com os níveis e as modalidades de educação e ensino, com a composição dos níveis escolares e em concordância com o que versa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional podemos afirmar que a educação escolar é composta por:
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4Q5212 | Pedagogia, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

No que concerne à organização do tempo, o Referencial Curricular Nacional apregoa que
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5Q5204 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

A inclusão escolar dos portadores de necessidades especiais é proposta na LDB, garantindo a matrícula destas crianças preferencialmente nas classes comuns do ensino regular e determina a existência, quando necessário, de serviços de apoio especializado. O artigo 58 da LDB – Lei n.° 9394/96, apresenta o entendimento da Educação Especial como
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6Q4444 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

Segundo o Artigo 4º da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), é “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

Analise os itens seguintes:

I. Primazia de receber proteção e socorro na circunstância exclusiva de um acidente, seja de que natureza for.
II. Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
III. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
IV. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

São prioridades que devem ser garantidas à criança e ao adolescente o que está exposto nos itens
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7Q60681 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), regulamentada pela Lei n. 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, o ensino será ministrado nos seguintes princípios:

I- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II- pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III- gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
IV- consideração com a diversidade étnico-racial.
V- zelar pela aprendizagem dos alunos.

Está(ão) correta(s), 
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8Q5203 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Piedade SP, CETRO

Segundo o ECA, em seu artigo 54, é dever do poder público assegurar:
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9Q60680 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB

A Constituição Federal de 1988, bem como as leis infraconstitucionais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente preconizam que o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo. Assim sendo, trata-se de um direito:
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10Q5119 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEED PR, UFPR

O Governo Federal estabeleceu, através do MEC, as Diretrizes Curriculares Nacionais, que procuram, entre outras questões, resgatar historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira. Tais diretrizes estabelecem:
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11Q4441 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Educação Básica, Prefeitura de São José de Sabugi PB, EDUCA

A Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental. Sobre a implantação do ensino fundamental de nove anos é INCORRETO afirmar que:
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12Q861335 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB

Em relação à educação quilombola e à Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção correta.

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14Q60685 | Pedagogia, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB

O direito à educação, bem como o direito ao acesso e permanência na escola tem sido garantido reiteradamente nos aportes legais, seja na Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). De acordo com esta última, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
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15Q10981 | Pedagogia, Diretor Adjunto de Unidade Escolar, SEDUC RJ, CEPERJ

Na hierarquia da padronização, a Secretaria de Educação está subordinada às diretrizes:
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16Q34077 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC

A professora que acredita saber como melhor ensinar, já que domina o método, se limitando a planejar e executar o que planeja, sem buscar explicações para o sucesso de uns e o fracasso de outros, se limitando a aprovar os que revelam ter aprendido o que ela ensinou, e reprovar os que não mostram ter aprendido o ensinado, decididamente nada aprendeu ao ensinar.

Baseando-se nesta concepção de ensino aprendizagem, depreende-se que a prática docente crítica
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17Q24879 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, CISCOPAR

Sobre os direitos fundamentais da infância, é INCORRETO afirmar:
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18Q24875 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, CISCOPAR

Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é INCORRETO afirmar:
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19Q8591 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, IBC, AOCP

A teoria piagetiana concebeu uma inteligência
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20Q5972 | Pedagogia, Fundamentação Pedagógica, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Indique a situação mais adequada, de acordo com a concepção construtivista de aprendizagem.
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