Questões de Pedagogia - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Pedagogia com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 57074 Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE, Ensino Médio

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos, julgue o item subsequente.

O projeto político-pedagógico das unidades escolares que ofertam o ensino médio deve prever atividades integradoras de iniciação científica, de modo a garantir o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

2 Questão 321287 Pedagogia, Pedagogo, MJ, FUNRIO, 2008

Quando Paulo Freire diz que “saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, ele aponta um saber necessário à formação docente, numa perspectiva progressista. Portanto, o educador deve

3 Questão 42571 Pedagogia, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

O currículo constitui significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades para desenvolver tanto os processos de conservação quanto os de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados, bem como para socializar as crianças e os jovens segundo os valores tidos como desejáveis (MOREIRA, 1997). Nesse sentido, por currículo entende-se:

4 Questão 327885 Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico na Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC, 2013

Sobre o planejamento da escola, Veiga afirma: “O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação ____________, com um sentido explícito, com um compromisso definido. Por isso, todo projeto _____________ da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população _________”.

Assinale a alternativa cujos termos completam corretamente as lacunas da frase acima.

5 Questão 327730 Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI Instituto, 2010

Délia Lerner afirma:

(LERNER, D. – LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real, o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 73)

I- Ler é entrar em outros mundos possíveis;

II- É indagar a realidade para compreendê-la melhor;

III- É se distanciar do texto e assumir uma postura crítica;

IV- É tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.

Assinale a alternativa correta:

6 Questão 57695 Pedagogia, A Elaboração do Projeto de Pesquisa, Ensino Médio

O desenvolvimento de uma pesquisa ou um programa de pesquisa, dependendo de sua natureza e especificidade, requer a formação de uma equipe de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta os elementos fundamentais para a constituição dessa equipe.

7 Questão 320153 Pedagogia, Pedagogo, SETEPS PA, CESPE, 2004

Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.

Um exemplo bastante conhecido de estratégia de redução de danos são as campanhas educativas que orientam as pessoas a não dirigirem após o consumo de bebidas alcoólicas.

8 Questão 323595 Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, Ensino Superior, 2017

O uso de material concreto e de aplicativos digitais de apoio em sala de aula, desde que satisfeitas algumas condições, favorece a aprendizagem significativa teorizada por David Ausubel. No entanto, é importante que certas condições indispensáveis sejam obedecidas e que as novas ideias trabalhadas com esses materiais não sejam propostas de forma arbitrária.

A respeito desse assunto, assinale a opção correta acerca das atribuições do professor que visem favorecer a aprendizagem significativa.

9 Questão 327892 Pedagogia, QOBM Complementar Área Pedagogia, CBMDF DF, CESPE, 2011

Para o bom andamento do trabalho pedagógico, é importante que se considerem diversos aspectos em relação ao planejamento do ensino em seus mais diversos níveis. Acerca desse planejamento e da sua execução, julgue os itens a seguir.

No planejamento do ensino, utiliza-se como um critério de seleção de procedimentos de ensino a compatibilidade entre as características dos estudantes e os objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem.