← Início

Questões de Concurso - Pedagogia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Pedagogia com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!

A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.

Não é unânime aceitação da classificação de objetivos proposta por Bloom, no que se refere aos objetivos propostos para a área afetiva, questionando-se, inclusive, se tal classificação constitui uma taxonomia.

Um adolescente conheceu seus amigos brincando e jogando bola. Diverte-se nas ruas do bairro onde mora, na casa dos amigos e nos bares, jogando bilhar. Para ele, o importante é ter amigos de todos os jeitos, pois sem amigos não é possível ser feliz.

Diante da situação hipotética descrita e considerando a educação e vida em grupo, julgue os itens seguintes.

Com base na fala desse adolescente, percebe-se que o seu grupo de amigos não se caracteriza como uma tribo.

Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.

A variação no comportamento resultante de mudanças se dá pelo fator humano. Os dois principais diferenciais são a conscientização e a intensidade de resposta às mudanças.

Para os teóricos sociointeracionistas, a interação social fornece a matéria-prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.

Dessa maneira,

A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

A avaliação diagnóstica realizada nessa instituição constituiu um momento importante tanto para a pedagoga quanto para os adolescentes, pois as ações e os procedimentos das atividades de reforço escolar puderam ser dimensionados.

O carvão mineral e o petróleo apresentam semelhanças na destinação do consumo, mas também na origem e na composição. Assinale a alternativa que corresponde à diferença existente entre esses minerais energéticos.

Considerando a análise de dificuldades, os problemas e as potencialidades do cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.

A partir do início do século XXI, os problemas relativos à repetência escolar dos estudantes na 5.ª série deixaram de figurar nas estatísticas educacionais, tendo em vista a reformulação das práticas de acolhimento desses alunos nas escolas brasileiras.

Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue os itens que se seguem. Uma das funções da escola é auxiliar na promoção do desenvolvimento global da personalidade do educando.

Se o paradigma de uma empresa é holístico, então:

Para Coll, Mauri e Onrubia (2010), a avaliação do estado em que está a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das previsões sobre o seu futuro na educação formal e escolar altera, em função do potencial educacional dado, essas tecnologias e os objetivos a serem alcançados com a sua incorporação.

Analise as afirmativas sobre a avaliação da incorporação das TIC na educação escolar e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As TIC vistas como conteúdos curriculares, como objeto de ensino e aprendizagem, apresentam uma avaliação relativamente positiva, e as perspectivas de futuro são otimistas.

( ) A incorporação das TIC com a finalidade de tornar mais eficientes e produtivos os processos de ensino e aprendizagem apresentam resultados bem positivos devido ao seu grande uso nas salas de aula.

( ) No tocante às atividades docentes, a incorporação das TIC não é necessariamente um fator transformador e inovador das práticas educacionais.

( ) Ao considerar as TIC como instrumentos mediadores dos processos intra e interpsicológicos implicados no ensino e aprendizagem, com o proveito de seu potencial para a promoção de novas formas de aprender e ensinar, os estudos de avaliação apresentam resultados, em geral, muito positivos, salvo raras exceções.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.