Questões de Concursos - Química - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Química - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Em relação às soluções preparadas rotineiramente em laboratórios químicos e os respectivos procedimentos de preparo, julgue os itens a seguir.

A uma solução de 500 mL de ácido nítrico a 0,5 M, deve ser adicionado o volume de 750 mL de água para se obter solução com concentração final de ácido nítrico maior que 0,1 N.

Em laboratórios analíticos, diversas substâncias e soluções de reagentes químicos são empregadas nas análises de rotina. Essas soluções devem ser corretamente preparadas, e várias delas devem ser padronizadas antes de serem utilizadas. Há, ainda, a necessidade do correto armazenamento, estocagem, descarte ou destinação final dessas soluções ou suas misturas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Um técnico de laboratório deseja preparar 100 mL de uma solução 1 % de cloreto de potássio a partir de uma soluçãoestoque desse sal cuja concentração é 100 g/L. Nesse caso, o volume a ser pipetado da solução-estoque é superior a 5 mL.

Assinale a alternativa correta.

A cor é um dos parâmetros para avaliar a qualidade da água. Essa coloração está associada a:

A alternativa que cita uma etapa desnecessária à obtenção de soro é:

Na fabricação do plástico, as cargas são materiais adicionados aos polímeros a fim de que as propriedades do produto final sejam melhoradas. Considerando essa informação, julgue os itens subsecutivos. O fato de se adicionar grafite pulverizado como carga ao polímero aumenta a resistividade do material.
Quais os principais materiais empregados em máscaras litográficas?

Acerca de escoamento incompressível não viscoso e de análise dimensional, julgue os itens seguintes.

O número de Mach é adimensional e, para dado escoamento, depende do valor da velocidade do som no fluido escoando.

No século XVIII, surgia a doutrina das "assinaturas", que defendia a idéia de que as formas de tratamento das doenças deveriam ser buscadas nos locais onde elas eram contraídas. Foi assim que, em 1763, o reverendo Edward Stone relatou sucesso no uso de extratos de casca do salgueiro — Salix alba — no tratamento antifebril da malária, doença adquirida em regiões pantanosas, nas quais crescia o referido vegetal. No século seguinte, seria isolado o ácido acetilsalicílico (AAS), que originou o grupo farmacológico dos antiinflamatórios não-esteroidais, fármacos amplamente utilizados como analgésicos, antipiréticos e antiinflamatórios.

Com relação às idéias contidas no texto acima e à farmacologia, julgue os itens abaixo. O desenvolvimento de novos fármacos é atividade concentrada em instituições de pesquisa (universidades), uma vez que a curiosidade científica é o elemento motivador desse processo.

No que se refere aos métodos espectrométricos de análise, julgue os itens seguintes.

A absorvância de um meio é igual ao produto entre o comprimento do caminho óptico através do meio e a concentração de todas as espécies absorventes.