Questões de Raciocínio Lógico Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Raciocínio Lógico com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 341435. Raciocínio Lógico, Negação Não p, Assistente Social, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH, CESPE, 2018

A respeito de lógica proposicional, julgue os itens que se seguem. A negação da proposição “Se o fogo for desencadeado por curto-circuito no sistema elétrico, será recomendável iniciar o combate às chamas com extintor à base de espuma.” é equivalente à proposição “O fogo foi desencadeado por curto-circuito no sistema elétrico e não será recomendável iniciar o combate às chamas com extintor à base de espuma.”

2Questão 111883. Raciocínio Lógico, Argumentação, Analista de Finanças e Controle Comum a todos, CGU, ESAF, 2004

Uma professora de matemática faz as três seguintes afirmações:

"X > Q e ? < Y";
"X > Y e Q > Y, se e somente se Y > ?";
"R ? Q, se e somente se Y = X".

Sabendo-se que todas as afirmações da professora são verdadeiras, conclui-se corretamente que:

3Questão 342713. Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Agente de Apoio, Prefeitura de São Paulo SP, FCC, 2008

Dos seguintes grupos de letras, apenas quatro apresentam uma característica comum:

             G E F D – J H I G – N L M J – S Q R T – X U V T

Considerando que a ordem alfabética adotada exclui as letras K, W e Y, o único grupo que não tem a característica dos demais é

4Questão 106688. Raciocínio Lógico, Analista Administrativo Contabilidade, IADES, 2013

Considere o teorema de Pitágoras na forma: " se um triângulo de lados a, b e c é um triângulo retângulo, e c é sua hipotenusa, então vale c2 = a2 + b2. Do ponto de vista lógico, assinale a alternativa equivalente a essa afirmação. isósceles. é um triângulo equilátero.

5Questão 259836. Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 16a REGIÃO, FCC, 2014

Ou como macarronada ou como arroz e feijão. Se estou com muita fome, então como arroz e feijão. Se não estou com muita fome, então como saladas. Hoje, na hora do almoço, não comi saladas. A partir dessas informações, pode-se concluir corretamente, que hoje, na hora do almoço,

6Questão 20578. Raciocínio Lógico, Técnico Administrativo, ANTAQ, CESPE, Ensino Médio, 2014

Julgue o item seguinte, acerca da proposição P: Quando acreditar que estou certo, não me importarei com a opinião dos outros. 
Uma negação correta da proposição “Acredito que estou certo” seria “Acredito que não estou certo”.

7Questão 13778. Raciocínio Lógico, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Piraquara PR, Ensino Fundamental, 2014

Observe as informações descritas abaixo e responda à  questão  a seguir. 

Carlos, André e Jorge trabalham na Prefeitura Municipal, atendendo a chamados para instalações ou reparos elétricos nos diversos setores da Prefeitura. No último mês eles receberam 120 chamados que foram atendidos individualmente por um dos três servidores. Ao final do mês percebeu-se que Carlos atendeu a 1/4 dos chamados e André atendeu a 1/5 dos chamados. Os demais chamados foram atendidos por Jorge 

Como Jorge atendeu os chamados que não foram atendidos por Carlos e André, pode-se concluir que Jorge atendeu a _______ chamados.

Assinale a alternativa que apresenta o número de chamados atendidos por Jorge.

8Questão 243964. Raciocínio Lógico, Técnico Administração, CNMP, FCC, 2014

Uma empresa multinacional possui 420 funcionários (homens e mulheres) dos quais 3/7 são homens e, destes, a metade são brasileiros. Sabendo que 6,25% das funcionárias mulheres dessa empresa são brasileiras, então, a porcentagem de funcionários (homens e mulheres) não brasileiros dessa empresa é de

9Questão 39555. Raciocínio Lógico, Técnico de Controle Externo, TCE AP, FCC, Ensino Médio, 2012

O responsável por um ambulatório médico afirmou:

“Todo paciente é atendido com certeza, a menos que tenha chegado atrasado.”

De acordo com essa afirmação, conclui-se que, necessariamente,

10Questão 340492. Raciocínio Lógico, Enfermeiro, EBSERH HC UFTM MG, IADES, 2014

Considerando a sequência: 4, -1, 5, -3, 6, -5, 7, -7, 8, -9, ...., qual a posição ocupada por -21 e qual seu antecessor na sequência, respectivamente?