← Início

Questões de Concurso - Raciocínio Lógico - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Raciocínio Lógico com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


Ser síndico não é fácil. Além das cobranças de uns e da inadimplência de outros, ele está sujeito a passar por desonesto. A esse respeito, um ex-síndico formulou as seguintes proposições: — Se o síndico troca de carro ou reforma seu apartamento, dizem que ele usou dinheiro do condomínio em benefício próprio. (P1) — Se dizem que o síndico usou dinheiro do condomínio em benefício próprio, ele fica com fama de desonesto. (P2) — Logo, se você quiser manter sua fama de honesto, não queira ser síndico. (P3)

Com referência às proposições P1, P2 e P3 acima, julgue os itens a seguir.

A negação da proposição “O síndico troca de carro ou reforma seu apartamento” pode ser corretamente expressa por “O síndico não troca de carro nem reforma seu apartamento”.

Considerando que as equipes A, B, C, D e E disputem um torneio que premie as três primeiras colocadas, julgue os itens a seguir.

Se a equipe A for desclassificada, então o total de possibilidades distintas para as três primeiras colocações será 24.

Em um grupo de 2.000 empresas, 1/9 das que encerraram as atividades este ano foram abertas em anos anteriores, 1/10 das que foram abertas em anos anteriores encerraram as atividades este ano e 200 empresas não encerraram as atividades este ano e não foram abertas em anos anteriores. 

Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Se, do grupo de 2.000 empresas, for selecionada uma ao acaso, e se ela tiver sido aberta em anos anteriores, então a probabilidade de ela ter encerrado suas atividades este ano será superior a 10%.

Durante um jogo, Clara lançou um dado comum, numerado de 1 a 6, seis vezes consecutivas. Em nenhuma delas, obteve o número 1 nem o número 5, tendo obtido todos os demais números no mínimo uma e, no máximo, duas vezes. Se Clara somar os números obtidos nos seis lançamentos, chegará a um resultado que pode ser, no máximo,

Samuel tem três cães: um pitbull, um labrador e um poodle. Um dos cães é branco, o outro é preto, e o outro é marrom. Sabe-se que:

(I) ou pitbull é branco, ou o poodle é branco.
(II) ou o pitbull é preto , ou o labrador é marrom.
(III) ou poodle é marrom, ou o labrador é marrom.
(IV) ou o labrador é preto, ou o poodle é preto.

Portanto, as cores do pitbull, do labrador e do poodle são, respectivamente:
A partir da proposição P: “Quem pode mais, chora menos.”, que corresponde a um ditado popular, julgue o próximo item.
 
A negação da proposição P pode ser expressa por “Quem não pode mais, não chora menos”
Se é verdade que, dentre os membros de um Conselho, todo médico veterinário é casado, avalie se são falsas (F) ou verdadeiras (V) as afirmatvas a seguir:

I - Nesse Conselho, quem é casado é médico veterinário.
II - Nesse Conselho existe ao menos um solteiro que é médico veterinário.
III - Nesse Conselho, quem não é médico veterinário não é casado.

As afirmatvas I, II e III são respectivamente:

Rui é guia turístico da empresa AAAA. É sabido que uma condição necessária para que um indivíduo x seja guia turístico desta empresa é que x fale inglês ou francês; e uma condição suficiente é que x tenha diploma de curso superior em turismo ou em letras. A partir destas informações, é correto concluir que:

Em um certo ano bissexto, o dia 16 de janeiro caiu em uma quarta?feira. Assim, a soma do número de sábados e domingos no 1º trimestre do referido ano foi igual a
Considere verdadeiras as afirmações:

I. Se Manuel é engenheiro, então Edileuza não é médica.
II. Ou João é analista, ou Ricardo é advogado.
III. Se Ricardo não é advogado, então Edileuza é médica.
IV. João é analista.

A partir da veracidade das afirmações, conclui-se corretamente que