← Início

Questões de Concursos - Raciocínio Lógico Matemático - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Raciocínio Lógico Matemático - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Em uma manhã, Helena saiu de casa quando o relógio de sua cozinha marcava 5h18. Ela foi caminhando até a universidade e se encontrou com o professor Cláudio na porta da biblioteca. Assim que se encontraram, ele falou: “Oi, são exatamente 5h19”. Helena sabia que Cláudio sempre falava a hora correta, e como ela leva mais de um minuto de casa até a universidade concluiu que seu relógio de cozinha estava errado. Helena e Cláudio continuaram conversando no mesmo lugar por certo tempo e, quando Helena disse que voltaria para casa, Cláudio disse: “Tchau, são exatamente 8h33”. Na mesma manhã, Helena voltou caminhando para casa, levando o mesmo tempo que levara antes para ir até a universidade. Assim que chegou em casa, viu o relógio da cozinha marcando 9h16 e prontamente ajustou o relógio para a hora correta, que era:
Dada a afirmação:  “Todo político é corrupto.”, assinale a alternativa que seja uma afirmação logicamente equivalente.
Se João é calmo, então Maria não é compreensiva. Se Patrícia é curiosa, então Maria é compreensiva.
Sabe-se que João é calmo. Logo:
Max e seus cinco amigos estão em uma fila cujas posições ocorrem de forma crescente, sempre da esquerda para direita. Edu está em uma posição anterior à de Isa, que, por sua vez, está em uma posição, imediatamente, posterior à de Mel. Léo, com certeza, não está antes de todos os outros cinco amigos na fila, mas está em uma posição mais próxima da primeira do que da última. É certo que Eli está em uma posição anterior à de Edu e que esse, por sua vez, não ocupa a quarta posição da fila. 

Dessa forma, é correto concluir que a pessoa que ocupa a quarta posição nessa fila
Texto associado.

A alternativa que apresenta uma sentença aberta com o quantificador universal é: 
Texto associado.

Três docentes do Departamento de Matemática, Américo, Berenice e Claudiomiro, entraram com pedidos de licença para estudos. Foram oferecidas a eles vagas em três diferentes áreas de um curso de mestrado: uma em Álgebra, uma em Geometria e uma em Probabilidade. Eles devem discutir entre si e chegar a um acordo para ocupar as vagas disponíveis. Sabe-se que:


• Américo não gosta de Geometria, logo só não faria nessa área;

• Berenice prefere Álgebra a Geometria e descarta Probabilidade;

• Claudiomiro só faria se fosse em Álgebra.


Assinale a alternativa que correlaciona corretamente cada professor à área de sua escolha.

Para a festa de aniversário de seu filho, Simone seguiu as instruções no rótulo de uma garrafa de suco de uva concentrado e misturou seu conteúdo com água na proporção de 2/3 de água e 1/3 de suco concentrado, em volume, obtendo, assim, 900 mL de refresco de uva. Ao notar que o número de crianças na festa seria maior do que o que previra, Simone diluiu um pouco mais o refresco, misturando mais água, de forma que, depois da diluição, a parte do volume que correspondia a água ficou sendo 3/4. O volume de refresco obtido após a diluição foi de
Assinale a alternativa que apresenta a NEGAÇÃO lógica da proposição: “Os 50 primeiros serão atendidos hoje e os demais devem retornar amanhã”.
Se estou com pressa e o computador travou, então não consigo fazer o trabalho. Uma afirmação que seja logicamente equivalente à afirmação anterior é:
Texto associado.
Acerca da lógica sentencial, julgue o item que segue.
Se P, Q, R e S forem proposições simples, então as proposições PvR ? Q?S e (~Q)V(~S) ?(~P)? (~R) serão equivalentes.