Questões de Recursos Humanos - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Recursos Humanos com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 39195 Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN, Ensino Superior, 2012

As abordagens teóricas sobre motivação são classificadas em dois grupos, a saber: as teorias de processo, que procuram explicar como funciona o mecanismo da motivação, e as teorias de conteúdo, que procuram explicar quais os motivos específicos que fazem as pessoas agirem. Das alternativas a seguir, qual NÃO faz parte do rol de teorias de processo no campo de estudo da motivação?

2 Questão 21214 Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção, Técnico de Suporte Administrativo, BACEN, CESPE, Ensino Médio, 2013

Texto associado.
Com relação às diferentes formas e técnicas de recrutamento e seleção, julgue os itens que se seguem.
A técnica dos incidentes críticos pode ser utilizada na definição das características de um cargo, uma vez que supervisores e chefes diretos são capazes de identificar características desejáveis e indesejáveis nos futuros contratados ao adotarem essa técnica para observar comportamentos de suas equipes.

5 Questão 13337 Recursos Humanos, Administrador, SUFRAMA, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação à gestão de pessoas, à função do órgão de recursos humanos e às teorias da administração ligadas a esses aspectos, julgue os itens seguintes.

Administração de recursos humanos e gestão de pessoas são termos teoricamente distintos, especialmente com relação ao ajustamento vertical entre objetivos organizacionais e individuais.

6 Questão 29511 Recursos Humanos, Banco de Dados de Gestão de Pessoas, Analista de Gestão de Recursos Humanos, CODEMIG, FGV, Ensino Superior, 2015

Na gestão estratégica de pessoas com scorecard, busca-se evidenciar e formalizar o papel estratégico do RH na implementação da estratégia da empresa. Nessa abordagem, a transformação da arquitetura de RH em ativo estratégico é realizada através de um modelo de sete etapas, sendo que uma delas corresponde à elaboração do scorecard de RH. São outras etapas desse modelo:

7 Questão 10581 Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, Colégio Pedro II, IDECAN, Ensino Médio, 2014

“Recrutamento é um conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organização.”

(John R. Schermerhorn JR. Management, Nova York, John Wiley & Sons, 1996, p. 290.)

Em relação ao recrutamento de pessoas, marque a alternativa INCORRETA.

8 Questão 19597 Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, AMAZUL, CETRO, Ensino Superior, 2015

O problema da centralização versus descentralização é um assunto amplamente discutido pela Teoria Neoclássica, referindo-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Sobre a descentralização, é correto afirmar que

9 Questão 20309 Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, ANS, CESPE, Ensino Superior, 2013

Texto associado.
No que se refere à gestão de pessoas e gestão da qualidade, julgue os itens subsequentes.
Considere que um analista, ao acompanhar o processo de atendimento do call center de um plano de saúde, pretenda utilizar uma das ferramentas da qualidade para verificar se o número de ligações atendidas em um determinado período está dentro da faixa de tolerância estabelecida. Nesse caso, o analista deverá utilizar um diagrama de dispersão.

10 Questão 33669 Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico de Administração, DPE PR, PUC PR, Ensino Médio, 2012

Fulano é um sujeito humilde, trabalhou desde a infância, não teve acesso à escola por mais de 4 anos letivos. Aprendeu de maneira limitada a ler e a escrever. Numa dada situação, resolveu comprar um celular para se comunicar. Venderam-lhe um ‘plano’ com benefícios múltiplos. Fulano percebeu que alguns benefícios não foram honrados pela operadora de telefonia móvel. Tentou reivindicar com a operadora, mas não obteve êxito. Resolve, então, recorrer à proteção da Lei. Vai aos órgãos competentes, frequenta audiências e aguarda confiante. Passados alguns meses recebe em casa uma correspondência com o seguinte texto:

“OBJETO: Sentença julgando procedente o pedido.

Através da presente, fica Vossa Senhoria, devidamente INTIMADO(A) do processado nos autos em referência, conforme OBJETO em destaque, para que surta os seus jurídicos e legais efeitos.”
Fulano, ao ler a correspondência, fica preocupado: “Minha nossa...agora eu vou pra cadeia”. Corre ao juizado indicado na correspondência, desesperado e apresenta o documento a um funcionário atrás do balcão que diz: “Seu Fulano”, em resumo, o senhor ganhou a causa contra a operadora de telefonia.

Considerando os elementos de comunicação e o contexto acima, marque a alternativa CORRETA: