← Início

Questões de Recursos Humanos - Exercícios com Gabarito

Questões de Recursos Humanos para Concurso Público com Gabarito. Exercícios com Respostas Resolvidas e Comentadas. Responda Online Grátis!

É considerado um estudo longitudinal o seguinte exemplo:
O desenvolvimento de competências exige uma fase prévia de mapeamento, que pode ser operacionalizada com o auxílio de sistemas de informação de recursos humanos (RH). A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Entre as técnicas utilizadas para identificação de competências está o grupo focal, que caracteriza-se por ser uma pesquisa feita por um grupo de colaboradores que focam seus esforços de mapeamento em material documental registrado nos sistemas de informação gerencial e em outros documentos oficiais da empresa.
No que se refere à aprendizagem organizacional, julgue o item subsequente.

Ao criar um programa de capacitação embasado em educação a distância, o gerente de RH tem dificuldades em levantar modelos, pois é um advento recente próprio da era dos computadores em rede.
No que diz respeito ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, julgue os itens subsecutivos.

Treinamentos são eventos formais de aprendizagem aplicados para tornar os indivíduos e os grupos mais motivados para o trabalho.
Com relação aos conceitos de liderança, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O líder surge como um meio para a consecução dos objetivos desejado por um grupo.
( ) O processo de liderança é uma função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação.
( ) Os traços de liderança permitem que o indivíduo se adapte e lidere sob diversas conjunturas.

As afirmativas acima são, respectivamente,
Texto associado.
Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas organizações.
A gestão de pessoas compreende aspectos internos e externos das organizações.
Sobre o assédio moral no trabalho pode-se afirmar que:
O líder que promete uma recompensa em troca de obediência dos seguidores chama-se líder transacional. Nesse tipo de relação, governada por trocas entre contribuições e recompensas, há um contrato:
Acerca das atribuições e dos objetivos do órgão de recursos humanos (RH), julgue os itens seguintes. 

De maneira geral, nos órgãos públicos, os processos relativos a remuneração e benefícios consomem pouco tempo do servidor responsável por esses processos, que respondem pelos menores fluxos de trabalho da área de RH.
“A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal-entendidos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e estresse. Liderar é comunicar, para atingir os objetivos da empresa.” (MARTINIANO, 2007, p.156).

De maneira genérica, existem dois tipos diferentes de formação de esquemas de comunicação numa empresa: formal e informal. E as comunicações podem ser realizadas por intermédio dos seguintes fluxos: horizontal; diagonal ou transversal; e vertical. São desvantagens das comunicações horizontal e diagonal as elencadas a seguir, com exceção de uma. Qual?