← Início

Questões de Concurso - Segurança e Saúde no Trabalho - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - Segurança e Saúde no Trabalho com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!

Sobre o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), considere as afirmativas abaixo.

I - Sendo de propriedade do trabalhador, o Perfil Profissiográfico Previdenciário deve ser preenchido por ele mesmo.

II - A empresa deve elaborar o PPP dos empregados, trabalhadores avulsos e cooperados que laborem expostos a agentes nocivos.

III - Uma das finalidades do PPP é comprovar as condições para habilitação de férias.

Está correto APENAS o que se afirma em

No que se refere à contribuição da psicologia do trabalho para a implementação de políticas públicas de saúde do trabalhador, julgue o item.

São focos de atenção da psicologia do trabalho a ideologia gerencial e a pressão da gestão estratégica, visto que esses fatores prejudicam diretamente as relações de trabalho nas organizações.

Segundo a NBR 14280: 2001 (Cadastro de acidente do trabalho - Procedimento e classificação), a readaptação do acidentado é considerada como um custo

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes relativos ao sistema de saúde brasileiro, à sua legislação e à saúde do trabalhador.

As modalidades de financiamento e custeio das ações de vigilância epidemiológica e sanitária da saúde do trabalhador estão previstas na Norma Operacional Básica do sistema único de saúde n.º 01/96.

Um empregador, utilizando seus critérios de seleção (cumprindo suas responsabilidades definidas no item 1.7 da NR 1), determinou que o gerente de manutenção industrial de sua empresa é capaz de desenvolver todas as atividades dispostas na NR-9, designando-o como responsável pela elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA. O referido gerente designado, que atua como membro da CIPA há dez anos, conhece a área de segurança e saúde do trabalho em função de sua experiência como cipeiro. Ele ficou contente com suas novas atribuições, muito embora não tenha qualquer formação na área de segurança e saúde do trabalho, pois realizou ensino médio regular e curso superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial. Nestas condições, a designação do empregador foi

Analise as seguintes assertivas a respeito dos períodos mínimos, fixados pela Previdência Social brasileira, para a concessão da aposentadoria especial, uma vez comprovado pelo trabalhador o tempo de trabalho permanente, não ocasional nem intermitente: I. Extração de minérios a céu aberto, com exposição à sílica livre: 20 anos. II. Pesquisas e estudos com radiações ionizantes em laboratórios: 15 anos. III. Trabalhos com perfuratrizes e marteletes pneumáticos, com exposição a vibrações: 25 anos. Quais estão corretas?
Texto associado.

Ainda com referência às ações básicas de saúde e aos níveis de
atenção à saúde, julgue os itens a seguir.

O sistema de saúde brasileiro ainda não foi transformado em um modelo assistencial que deixe de ratificar a posição subalterna da atenção básica no sistema de saúde e na cultura sanitária da nação.

Determinado tipo de análise de riscos é uma técnica qualitativa, precursora de outras de maior especificidade. Essa análise identifica os perigos associados a instalações, processos, produtos e a outros, estabelecendo as causas, consequências e medidas de controle para eliminação e mitigação dos perigos. O grau de risco é indicado por uma matriz de frequência x consequência. Tal análise é denominada

Na análise de dados de uma pesquisa relacionada à saúde do trabalhador, a relação quantitativa entre dois eventos, que podem estar ou não relacionados em termos de causa e efeito, denomina-se

Sobre a segurança do trabalho, é correto afirmar: