Questões de Serviço Social Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Serviço Social com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 134862. Serviço Social, Analista Judiciário Assistência Social, TJ RJ, FCC, 2012

O planejamento é um processo racional que se organiza por operações complexas e interligadas que são, respectivamente,

2Questão 160288. Serviço Social, Assistente Social, PC ES, FUNCAB, 2013

As políticas sociais, nos países de capitalismo avançado, na passagem do Estado Liberal do século XIX para o Estado Social Capitalista do século XX, constituemo ( uma ):

3Questão 158649. Serviço Social, Assistente Social Júnior, Petrobrás, CESGRANRIO, 2010

Entre as transformações societárias recentes que condicionam a organização e a dinâmica familiares, NÃO se pode registrar a(o)

4Questão 158543. Serviço Social, Assistente Social, DPU, CESPE, 2015

Acerca da formulação de projeto de intervenção profissional no serviço social e dos aspectos teóricos e metodológicos, fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue o item a seguir.

A identificação da demanda posta ao assistente social exige a identificação do objeto sobre o qual se intervirá, bem como a criação de estratégias de mediação que respondam às necessidades sociais nos processos de trabalho nos quais se requer a profissão.

5Questão 245674. Serviço Social, Família, Técnico Científico Serviço Social, Banco da Amazônia, CESPE, 2009

Texto associado.

O debate contemporâneo acerca da família e de suas transformações nos diferentes espaços exige permanente acompanhamento e reflexões do profissional de serviço social. Acerca desse tema e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 91 a 99.

Considerando as dificuldades das famílias em enfrentar os problemas ocasionados pelas transformações econômicas, sociais e culturais ocorridas nos últimos anos, a maioria dos estudiosos na área do serviço social conclui que a instituição familiar está desestruturada, ameaçada, ou, até mesmo, em vias de extinção.

6Questão 217516. Serviço Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Serviço Social, ABIN, CESPE, 2010

No que se refere a intervenção e a concepções relativas ao uso de drogas, bem como à redução de danos decorrentes desse uso, julgue os itens subsequentes.

Com o advento da AIDS, associada aos graves problemas relacionados ao uso de drogas injetáveis, as concepções acerca do uso de drogas passaram a ter como foco principal o problema da dependência às drogas, orientando-se no sentido da prevenção ao uso de drogas.

7Questão 152188. Serviço Social, Terceiro Setor e Entidades Sociais, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 18a Região, FCC, 2008

O Terceiro Setor é um movimento associativo, em escala planetária, que abarca um conjunto heterogêneo de entidades sociais, organizações empresariais e organi- zações não-governamentais dos mais variados tipos. Tal movimento relaciona-se com a

8Questão 150759. Serviço Social, Prática profissional, Analista Judiciário Serviço Social, TJ DF, CESPE, 2008

Texto associado.

Quanto às distintas possibilidades de prática profissional, julgue
os itens subseqüentes.

A opção metodológica pela intervenção em grupo de famílias com referenciais de grupo operativo justifica-se pelo fato de esse tipo de alternativa aproximar-se mais da área social e possibilitar o engajamento de seus participantes em atividades centradas em tarefas e aprendizagem.

9Questão 132903. Serviço Social, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, 2015

Julgue o item a seguir, relativos à questão social e ao serviço social na contemporaneidade.

A questão social pode ser apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum, a qual inclui a produção social coletiva e a apropriação privada da riqueza.

10Questão 158801. Serviço Social, Assistente Social, PC ES, FUNCAB, 2013

A inassiduidade habitual pode ter como penalidade aplicada a demissão do servidor. O Regime Jurídico Único dos servidores públicos civis do Estado do Espírito Santo define “Inassiduidade Habitual” como a falta ao serviço por: