Questões de Sociologia Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Sociologia com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 238820. Sociologia, Parsons, Sociólogo, CAERN, FGV, 2010

A respeito de Parsons, analise as afirmativas a seguir:

I. Para Parsons, os sistemas relevantes tratados na ciência social e comportamental eram "abertos", ou seja, estariam embutidos em um ambiente consistido de outros sistemas.

II. Parsons adotou o Paradigma AGIL para analisar sistemas e subsistemas.

III. Parsons apontou os Estados Unidos como os mais desenvolvidos de todas as culturas ocidentais.

Assinale

2Questão 111259. Sociologia, Analista de Infraestrutura, MP, CESPE, 2012

A Constituição Federal de 1988 (CF) foi elaborada em um contexto histórico marcado, de um lado, pela ânsia de consagrar o moderno conceito de democracia, menos formal e mais identificado com as práticas de cidadania; de outro, pela acelerada urbanização, que leva à mobilização de crescente número de setores da sociedade em busca de soluções para os problemas que a nova realidade urbana fez emergir. Não por acaso, a CF dedica um capítulo às políticas urbanas. Da criação de secretaria, em 1995, passando pelo Estatuto das Cidades, em 2001, e chegando ao Ministério das Cidades, em 2003, um importante caminho foi percorrido, culminando com a aprovação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.



Considerando o texto acima, relativamente à caracterização da sociedade brasileira contemporânea e a aspectos ligados ao planejamento e à gestão de serviços públicos no Brasil, julgue os itens seguintes.



O aumento da violência urbana, cuja dimensão ampliou-se consideravelmente a partir dos anos 80 do século passado, pode ser atribuído a fatores diversos, entre os quais a falta de infraestrutura na periferia dos grandes centros, e se expressa no aumento vigoroso do número de mortes decorrentes de homicídio e acidentes, a começar pelos de trânsito.

3Questão 240380. Sociologia, Cultura e sociedade, Sociólogo, DPU, CESPE, 2015

A respeito da sociologia jurídica contemporânea, julgue o item a seguir.

No Brasil, em decorrência do respeito às diferenças culturais e da existência de uma ordem social consuetudinária, o tema da preservação das sociedades indígenas restringe-se à antropologia indígena e não faz parte das preocupações dos estudos jurídicos.


4Questão 16598. Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AL, CESPE, Ensino Médio, 2012

No período compreendido entre os anos de 1889 e 1930, vigeu no Brasil a Primeira República, cujo colapso foi oficializado pela Revolução de 1930, a qual deu origem à Era Vargas (1930-1945). O regime republicano instituído no Brasil, surgido de um golpe de Estado protagonizado por militares do Exército, foi caracterizado por muitos como a negação do próprio conceito de República. Entre os aspectos mais característicos dessa primeira etapa da República brasileira incluem-se

5Questão 239292. Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Sociólogo, DPU, CESPE, 2015

Considerando que os métodos sociológicos contemporâneos se cristalizaram após as interpretações de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, por meio do diálogo com as suas reflexões, que ficaram conhecidas como teoria sociológica clássica, julgue o próximo item.

O sociólogo estadunidense Charles Wright Mills considera que é necessário atentar às especificidades do que ele chama de problemas privados e de questões públicas, buscando apontar a maneira como se distinguem e, assim, o modo como refletem no que se considera o objeto da sociologia.


6Questão 16569. Sociologia, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar AL, CESPE, Ensino Médio, 2012

A formação do capitalismo se iniciou na Baixa Idade Média e avançou ao longo da Idade Moderna, sustentada pela crescente importância do comércio e da exploração das terras conquistadas pelos europeus. Com a Revolução Industrial, o capitalismo consolidou-se como sistema econômico, expandindo-se por intermédio da corrida imperialista. A disputa desenfreada entre as grandes potências imperialistas constituiu fator importante para a eclosão das duas guerras mundiais do século XX. Acerca desse cenário histórico, assinale a opção correta.

7Questão 240157. Sociologia, Sociologia, Sociólogo, CAERN, FGV, 2010

A Escola de Chicago se caracterizou por

8Questão 238628. Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociólogo, DPU, CESPE, 2015

   Émile Durkheim e Max Weber são identificados como dois verdadeiros clássicos da investigação sociológica, autores que lançaram as bases teóricas e metodológicas de uma genuína ciência empírica da vida coletiva. Em suas obras encontram-se importantes contribuições para melhor compreender as origens e estruturas da sociedade moderna.

Tendo como referência o texto anterior, julgue o item que segue, a respeito das investigações desses sociólogos.

Segundo Durkheim, a moderna sociedade industrial caracteriza-se pela predominância da solidariedade mecânica que resulta da divisão do trabalho social.


9Questão 239229. Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociólogo, DPU, CESPE, 2010

Acerca da sociologia como ciência, segundo Emile Durkheim, assinale a opção correta.

10Questão 239113. Sociologia, Sociólogo, DPU, CESPE, 2010

Acerca de etnicidade e nação, assinale a opção correta.