Questões de Concursos - Trânsito e Serviço de Transporte - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Trânsito e Serviço de Transporte - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A abordagem sistêmica para o planejamento urbano evoluiu do trabalho de engenheiros e planejadores envolvidos nos primeiros estudos de transportes, tais como os estudos das seguintes cidades americanas:

O comportamento dos motoristas e usuários das vias em geral é regido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Pelo CTB, é considerada infração grave de trânsito:

O recurso contra a imposição de uma multa poderá ser interposto no prazo legal

Se o motor começar a esquentar de maneira irregular e o motorista perceber que a água está no nível e a ventoinha está acionando no tempo certo, deverá verificar

Sobre os crimes de trânsito, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Rafael vinha-se submetendo a tratamento médico, em decorrência de sucessivas crises de labirintite. Administrada a medicação, as crises, que até então eram diárias, não mais ocorreram, de modo que, no trigésimo dia de tratamento, Rafael voltou a conduzir o seu veículo, sem consultar o seu médico. Todavia, dois dias depois, quando se dirigia ao trabalho, houve súbito acometimento da labirintite em Rafael, que, em decorrência disso, veio a atropelar um transeunte, causando-lhe lesões corporais graves.

Nessa situação, fica excluída a culpa de Rafael pelo delito, tendo em vista o acometimento de mal súbito e os cuidados que vinha tendo para o tratamento da doença.

É INCORRETO afirmar que os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as am-bulâncias:

As questões de números 6 a 8 são relacionadas com o Regulamento do Ser-viço de Transporte Fretado de Passageiros no Município de Belo Horizonte.

Assinale a alternativa INCORRETA:

Analise as penalidades impostas às infrações abaixo e assinale a alternativa correta:

Com base na determinação do CTB, no que se refere ao uso de luzes em veículo, assinale a opção correta.

Considere que um legista receba, por via judiciária, contestação de laudo necroscópico em que se assinala que o cadáver envolvido em acidente automobilístico estava embriagado, embora o advogado da parte alegue que se tratava de pessoa abstêmica. Em face dessas informações, julgue os itens que se seguem, considerando, ainda, quando aplicáveis, os dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No caso em questão, se, no exame laboratorial toxicológico, houve positividade para benzoilecgonina na urina, é correto afirmar que houve consumo de substância entorpecente.