Questões de Concursos - Ensino Fundamental - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Ensino Fundamental - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Escolha a opção em que a palavra destacada pertence a outra classe gramatical diferente da que apresenta em “... roeu a manga de um paletó de casimira inglesa...”
“Tentou mandá-lo embora umas vinte vezes...” O emprego do artigo indefinido na forma plural no exemplo destacado acima tem por objetivo indicar “quantidade de vezes”:
O nome composto que, no plural, segue a mesma regra que “puxa-saco” é:
“(...)Fez diversas vezes no tapete da sala. Fez duas na boneca da filha maior. Quatro ou cinco vezes fez nos brinquedos da caçula. E tudo culminou com o pipi que fez em cima do vestido novo de sua mulher.” A seqüência de ações “do cachorrinho” configura uma:
“Lembrava certos políticos da oposição, que espinafram o ministro...” A palavra destacada, mantendo o mesmo sentido, pode ser substituída por:
“...o desgraçado rosnava ameaçador, mas quando a patroa estava perto abanava o rabinho...” A vírgula que aparece no trecho destacado é usada para:
“Amanhã é outro dia, mas é preciso suportar a angústia no meio da noite.” A única reescritura que altera o sentido dos versos acima reproduzidos é:
Em “Dormia tranqüilamente em um quarto de empregada...”, o vocábulo destacado indica:
“Mas havia um luar dentro de mim; o do Sertão.” A palavra “sertão” apresenta-se no plural da mesma forma que:
O vocábulo cuja acentuação gráfica se justifica segundo a mesma regra observada na palavra “Piauí” é: