Questões de Concursos ALGÁS

Resolva Questões de Concursos ALGÁS Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 21092 - Direito Processual do Trabalho - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Marque a opção falsa.
  • 2 - Questão 21086 - Direito Tributário - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Sobre a previsão de solidariedade no Código Tributário Nacional, assinale a única opção falsa.
  • 3 - Questão 21085 - Direito Tributário - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • A respeito da competência tributária estadual, assinale a única opção correta.
  • 4 - Questão 21050 - Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Assinale a opção cujo período, resultante da combinação das informações das frases de a-d, foi obtido de acordo com as instruções nos parênteses.

    a. Durante séculos, antes da Reforma, a veneração de relíquias sagradas tinha sido um elemento importante do culto católico (ideia mais importante).

    b. Acreditava-se que os objetos usados por Cristo, pela Virgem e pelos santos possuíssem uma milagrosa virtude curativa ou protetora para qualquer pessoa que os tocasse ou lhes chegasse perto (causa de d).

    c. Era inevitável que tal crença desse ensejo a inúmeras fraudes (consequência de a).

    d. Muitos negociantes de relíquias se beneficiavam dessas fraudes (atributo do objeto indireto do verbo dar na frase c).
  • 5 - Questão 21087 - Direito Tributário - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • A respeito dos princípios e das limitações constitucionais ao poder de tributar, analise as assertivas abaixo e assinale a opção falsa.
  • 6 - Questão 21053 - Português - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Os enunciados a seguir são fragmentos do livro A língua portuguesa e a unidade do Brasil, de Barbosa Lima Sobrinho (Nova Fronteira, 2000). Em uma das opções, a pontuação foi modificada, tornando-se incorreta. Assinale-a.
  • 7 - Questão 21093 - Direito Processual do Trabalho - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Analisando as seguintes proposições,

    I. No processo do trabalho a prova testemunhal goza de superior prestígio, pois concretiza o princípio da primazia da realidade, pelo que a prova documental é considerada de menor peso, sequer admitindo incidente de falsidade documental para assegurar a celeridade do processo e garantir a simplicidade das formas.

    II. A prova pericial pode consistir em exame, vistoria ou avaliação, cabendo ao expert elaborar laudo pericial, que conterá os dados técnicos necessários ao esclarecimento dos fatos e à formação da convicção do juiz. No processo do trabalho, os casos envolvendo adicional de insalubridade ou de periculosidade demandam sempre a realização de perícia, não podendo o juiz indeferir a realização da prova nem mesmo nas hipóteses da prova do fato independer do conhecimento especial do técnico, for desnecessária em vista de outras provas produzidas, inexistindo qualquer hipótese de verificação impraticável. Por conta disso, o Juiz fica adstrito ao laudo pericial, somente podendo formar seu convencimento com base na prova técnica, tratando-se de exceção ao princípio do livre convencimento ou da persuasão racional.

    III. Sabe-se que no processo civil o Juiz pode, de ofício, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrogá-las sobre os fatos da causa, sendo certo que, quando o Juiz não determinar de ofício, compete a cada parte requerer o depoimento pessoal da outra, a fim de interrogá-la na audiência de instrução e julgamento (artigos 342 e 343 do Código de Processo Civil – CPC). Como no processo do trabalho, a lei prescreve que, “terminada a defesa, seguir-se-á a instrução do processo, podendo o Juiz, de ofício, interrogar os litigantes” (art. 848 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT), diante da literalidade da norma a parte não tem o direito de requerer o depoimento pessoal da outra.

    verifica-se que:
  • 9 - Questão 21063 - Raciocínio Lógico - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Sejam A, B e C três subconjuntos de um universo U e as seguintes afirmações,

    I. (A – B) ∪ (B – A) = (A ∪ B) – (A ∩ B).
    II. (A – B) ∪ B = A ∪ B .
    III. (A – B) ∪ A = A.

    temos que
  • 10 - Questão 21088 - Direito Tributário - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • É correto afirmar que imposto sobre serviços de qualquer natureza .