Questões de Concursos ANTAQ

Resolva Questões de Concursos ANTAQ Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q22825.   Direito Administrativo - Agências Reguladoras - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2014
  • Julgue o próximo item, acerca das agências reguladoras e das teorias da regulação.
  • A teoria do agente principal pode ser representada pela interação entre uma agência reguladora e as concessionárias de serviços públicos delegados em uma situação em que esteja presente informação oculta, ou risco moral, ilustrada pela incapacidade do principal (agência reguladora) observar qual é o esforço exercido pelo agente (concessionária) no cumprimento do contrato.
  • 3 - Q20375.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, tendo como base o regime jurídico estatutário dos servidores públicos federais.

    Um servidor público federal pediu exoneração do seu cargo antes da abertura de processo administrativo disciplinar contra si. Concluiu-se, ao final, que esse servidor praticou infração administrativa para a qual a pena prevista é a de demissão. Nessa situação, a referida penalidade não poderá ser aplicada caso o acusado não seja mais servidor público na data da decisão do processo.
  • 7 - Q20371.   Direito Administrativo - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2009
  • Considere que a ANTAQ tenha editado resolução que exija, como requisito para obtenção de autorização para o afretamento de embarcações estrangeiras, a prévia consulta sobre a disponibilidade de embarcações nacionais que possam fazer a navegação de cabotagem. Acerca dessa situação hipotética e dos atos administrativos a ela relacionados, julgue os itens que se seguem.

    Resoluções como a mencionada são classificadas como atos administrativos compostos, já que são formadas pela vontade de mais de um agente público.
  • 8 - Q20487.   Economia - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2009
  • A expectativa que se iniciou nos EUA com a posse de Barack Obama percorre a América Latina, enquanto os países aguardam a definição da nova política americana para a região. Embora Obama tenha prometido uma nova era de relacionamento, existe, nessa região, uma consciência generalizada de que as atenções do novo presidente americano estarão mais voltadas para a crise econômica e as guerras no Afeganistão e no Iraque. Problemas, no entanto, como a violência e o tráfico de drogas no vizinho México devem requerer atenção especial de Obama, enquanto países da região temem que um maior protecionismo à economia americana afete seus tratados comerciais.

    O Globo, 15/2/2009, p. 39 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema nele tratado, julgue os itens seguintes.
  • A indústria automobilística sofre o impacto negativo da crise, com redução de vendas, produção e número de empregos.
  • 10 - Q22813.   Redação Oficial - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTAQ - CESPE - 2014
  • Considerando aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue o item que se segue, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
  • A estrutura da exposição de motivos varia conforme sua finalidade: há uma estrutura própria para exposição de motivos cuja finalidade seja unicamente informar e outra estrutura própria para a exposição de motivos cujo objetivo seja propor alguma medida ou submeter projeto de ato normativo.