Questões de Concursos ANTT

Resolva Questões de Concursos ANTT Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 9506.   Administração de Material - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTT - CESPE - 2013
  • Julgue os itens seguintes, relativos a compras.

    Na administração pública, é vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou, ainda, caso o fornecimento de tais materiais e serviços seja feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório.
  • Questão 9530.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTT - CESPE - 2013
  • A respeito de receita pública e dívida, julgue os itens que se seguem.

    Considere que um posto de fiscalização de controle da ANTT, localizado às margens de uma rodovia, após uma pequena reestruturação organizacional, tenha sido desativado, e a área de ocupação haja sido submetida a licitação pública pela ANTT para exploração comercial privada. Nesse caso, a receita proveniente do aluguel seria classificada como receita de capital, pois remunera o investimento da ANTT no imóvel.
  • Questão 9515.   Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTT - CESPE - 2013
  • O orçamento brasileiro é formado por um conjunto de leis que visam garantir coerência temporal nas ações desenvolvidas pelo governo. Nesse sentido, plano plurianual (PPA), lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e lei orçamentária anual (LOA) formam uma estrutura básica de planejamento e execução do orçamento no Brasil. Com relação a esses dispositivos, julgue os itens que se seguem.

    A gestão da dívida pública é de importância fundamental para o equilíbrio macroeconômico de um país, podendo sofrer, ao longo de um exercício, fortes oscilações nos seus custos. Por essas razões, nem todas as despesas relativas à dívida pública precisam constar na lei orçamentária, que se limita à discriminação daquelas consideradas fixas
  • Questão 21451.   Contabilidade Pública - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANTT - CESPE - 2013
  • Com relação ao plano de contas aplicado ao setor público e ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), julgue os seguintes itens.

    O plano de contas único da administração federal utilizado pelo SIAFI se estrutura em seis classes de contas numeradas de 1 a 6. As contas ímpares indicam os saldos de natureza devedora; as contas pares referem-se aos saldos de natureza credora.
  • Questão 9542.   Administração Pública - Nível Superior - Analista Administrativo - ANTT - CESPE - 2013
  • A respeito da legislação administrativa, julgue os itens que se seguem.

    As fundações públicas podem ser instituídas com personalidade jurídica de direito público ou privado; a criação das de direito público depende diretamente de lei específica e a das de direito privado, de ato próprio do Poder Executivo, autorizado por lei.