Questões de Concursos ANVISA

Resolva Questões de Concursos ANVISA Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 21396.   Administração Pública - Nível Superior - Analista Administrativo - ANVISA - CETRO - 2013
  • As entidades privadas sem fins lucrativos que pretendam celebrar convênio ou contrato de repasse com órgãos e entidades da Administração Pública federal deverão realizar cadastro prévio. Assinale a alternativa que apresenta o sistema em que se fará esse cadastro.
  • 2 - Questão 21166.   Direito Administrativo - Agências Reguladoras - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANVISA - CETRO - 2013
  • De acordo com a Lei nº 10.871/2004, acerca do que cabe às Agências Reguladoras, no âmbito de suas competências, assinale a alternativa incorreta.
  • 3 - Questão 21365.   Redação Oficial - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANVISA - CESPE - 2007
  • A fixação dos fechos para comunicações oficiais foi regulada pela Portaria n.o 1 do Ministério da Justiça, em 1937, e, após mais de meio século de vigência, foi regulada pelo Decreto n.o 100.000, de 11 de janeiro de 1991, que aprovou o Manual de Redação da Presidência da República. A respeito das normas de redação oficial fixadas por esse manual, julgue os itens subseqüentes.
  • Os pronomes possessivos que se refiram a pronomes de tratamento devem ser sempre os de terceira pessoa, como no seguinte exemplo: Vossa Senhoria deverá nomear seu substituto no prazo de três dias.
  • 6 - Questão 6537.   Direito Administrativo - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANVISA - CETRO - 2013
  • Sobre as espécies de atos administrativos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) O ato administrativo negocial é diverso de negócio jurídico, dado que é ato unilateral, geralmente consubstanciado, por exemplo, em alvará de funcionamento ou despacho de autoridade competente, no qual a Administração Pública defere a pretensão do administrado e fixa as condições de sua fruição.

    ( ) O ato administrativo enunciativo é aquele que comporta a emissão da opinião da autoridade competente de uma situação que ainda está por ocorrer em forma de Certidão ou Atestado.

    ( ) O ato ordinário é aquele que contém um comando geral do poder executivo visando à correta aplicação da lei, como, por exemplo, uma instrução normativa.

    ( ) A advertência ou cassação de aposentadoria de um funcionário público pode ser entendida como um ato administrativo punitivo interno.
  • 7 - Questão 6538.   Direito Administrativo - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANVISA - CETRO - 2013
  • Sobre o processo licitatório, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    ( ) Exceto na modalidade de concurso, a licitação pode se dar pelos seguintes tipos: melhor preço, melhor técnica, de técnica e preço, ou de maior lance ou oferta.

    ( ) Entre outras obrigatoriedades, o edital de licitação deve conter o objeto da licitação, em descrição sucinta e clara, prazo e condição para assinatura do contrato e sanções para caso de inadimplemento.

    ( ) Bens imóveis da Administração Pública derivados de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento não podem ser alienados, devendo a autoridade competente dar- lhe uma finalidade em prol do bem público.

    ( ) Com o objetivo de proteger o bem público, é facultado à Administração Pública exigir, daquelas empresas que apresentam problemas no cumprimento de outros contratos com ela já assinados, garantias adicionais àquelas previstas no Edital.
  • 8 - Questão 6536.   Direito Administrativo - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANVISA - CETRO - 2013
  • Com relação aos requisitos para a validade de um ato administrativo, analise as assertivas abaixo.

    I. É irrenunciável e somente pode ser executado por agente público com competência para tanto.

    II. Requisitos formais são importantes na externalização de um ato administrativo, porém não são obrigatórios.

    III. É válido o ato administrativo que visa, cumulativamente, ao interesse público e privado.

    IV. O motivo e o objeto caracterizam o mérito do ato administrativo discricionário.

    É correto o que se afirma em
  • 9 - Questão 21342.   Direito Administrativo - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANVISA - CESPE - 2007
  • Considerando que a ANVISA é uma autarquia federal, julgue os itens a seguir.

    É vedada a acumulação de um cargo de técnico administrativo na ANVISA com um cargo de técnico administrativo no MS, independentemente de haver compatibilidade de horários.
  • 10 - Questão 21350.   Arquivologia - Nível Médio - Técnico Administrativo - ANVISA - CESPE - 2007
  • Os arquivos são reconhecidos, cada vez mais, como um capital informacional importante paraas Organizações públicas e privadas. Eles estão situados em um contexto administrativo e organizacional em que a informação deve ser considerada, organizada e tratada como um recurso tão importante quanto os recursos humanos, materiais ou financeiros.

    Jean-Yves Rousseau e Carol Couture. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998 (com adaptações).

    Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos aos arquivos  
  • Os arquivos podem ser setoriais e gerais ou centrais.