Questões de Concursos BACEN

Resolva Questões de Concursos BACEN Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 21468.   Raciocínio Lógico - Nível Superior - Analista de Política Econômica e Monetária - BACEN - CESPE - 2013
  • O governo federal identificou que é fundamental para o crescimento econômico do país a construção de ferrovia ligando determinada região produtora de grãos ao porto mais próximo. Os estudos de demanda mostraram que o empreendimento não é viável economicamente para o setor privado, razão por que o governo decidiu adotar medidas para incentivar o setor privado a investir na construção e operação da ferrovia. Nas reuniões para a escolha da melhor forma de incentivar o setor privado, dois argumentos que se
    destacaram são apresentados a seguir.
    Argumento 1:
    P1: O governo quer que a ferrovia seja construída, há necessidade de volumosos investimentos iniciais na construção e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação.
    P2: Como há necessidade de volumosos investimentos iniciais para a construção da ferrovia e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação, a taxa interna de retorno do negócio será baixa.
    P3: Se a taxa interna de retorno do negócio for baixa, os empresários não terão interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação da ferrovia.
    P4: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação, o governo deverá construí-la com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.
    C1: Logo, o governo deverá construir a ferrovia com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.
    Argumento 2:
    Q1: O governo federal constrói a ferrovia com recursos da União ou toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a., e empresta ao empresário, via banco público de desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a.
    Q2: Se o governo constrói a ferrovia com recursos da União, remunera o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, que é de 16% a.a.
    Q3: É menos oneroso para o governo tomar emprestado via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar a construção à taxa subsidiada de 3% a.a, do que remunerar o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a.
    Q4: Se o governo empresta para o empresário 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, à taxa subsidiada de 3% a.a., então a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua taxa mínima de atratividade.
    Q5: Se a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua taxa mínima de atratividade, então o empresário tem interesse em investir seus recursos próprios em parte da construção e na operação da ferrovia.
    C2: Logo, se é menos oneroso para o governo tomar emprestado via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar à taxa subsidiada de 3% a.a., do que remunerar o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a., então o governo toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a., empresta ao empresário, via banco público de desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a., e o empresário terá
    interesse em investir seus recursos próprios em parte da construçãoe na operação da ferrovia.

    Com referência aos argumentos hipotéticos apresentados, julgue o item seguinte, relativo à lógica sentencial.
  • A proposição P2 é logicamente equivalente a “Se há necessidade de volumosos investimentos iniciais para a construção da ferrovia e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação, então a taxa interna de retorno do negócio será baixa”.
  • 3 - Questão 21506.   Economia - Nível Superior - Analista de Política Econômica e Monetária - BACEN - CESPE - 2013
  • No que diz respeito à política monetária e à política fiscal, julgue o item subsequente.

    Considere que, em determinado ano, a inflação anual tenha sido de 14%. Nessa situação, de acordo com “a crítica de Lucas”, o crescimento da moeda nominal, a inflação esperada e a inflação efetiva podem ser reduzidas no ano subsequente, sem que haja recessão.
  • 4 - Questão 21229.   Administração de Material - Nível Médio - Técnico de Suporte Administrativo - BACEN - CESPE - 2013
  • No que se refere à administração de materiais, julgue os itens a seguir.

    Qualidade do material, quantidade necessária, prazo de entrega, preço e condições de pagamento são pré-requisitos da administração de materiais para abastecer, continuamente, determinada empresa com material necessário para suas atividades.
  • 5 - Questão 21798.   Conhecimentos Específicos - Redes de Computadores - Nível Superior - Analista do Banco Central - BACEN - CESGRANRIO - 2010
  • O padrão de endereçamento interno IP de determinada empresa indica que o default gateway de uma sub-rede deve sempre ocupar o último endereço disponível. Considerando- se que uma filial recebeu da matriz a sub-rede 192.168.15.128/255.255.255.240 (IP/Máscara), que endereço deve ser utilizado para o default gateway?
  • 6 - Questão 21503.   Economia - Nível Superior - Analista de Política Econômica e Monetária - BACEN - CESPE - 2013
  • Acerca de agregados monetários nacionais e modelos macroeconômicos, julgue o seguinte item.

    Segundo a teoria macroeconômica, as transferências devem ser desconsideradas dos gastos governamentais para efeito de cálculo da participação do governo no produto interno bruto (PIB).
  • 7 - Questão 21539.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - Técnico do Banco Central - BACEN - CESGRANRIO - 2010
  • Um dos desafios da Gestão de Pessoas estratégica diz respeito ao gerenciamento do binômio qualidade de vida versus quantidade de vida. A quantidade de vida é o grau em que prevalecem valores como afirmação, aquisição de dinheiro e bens materiais e concorrência. A qualidade de vida é o grau em que as pessoas valorizam os relacionamentos e mostram sensibilidade e preocupação com o bem-estar dos outros. A respeito da qualidade de vida no trabalho, analise as afirmações a seguir.

    I - Em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos e satisfatórios.

    II - Embora sejam usadas muitas técnicas diferentes sob o título qualidade de vida no trabalho, a maioria delas acarreta a reformulação dos cargos.

    III - Cargos altamente especializados, nos quais não há uma necessidade de identificação com as tarefas, proporcionam níveis mais elevados de qualidade de vida no trabalho.

    IV - Quando as tarefas são agrupadas, de modo que os empregados sintam que estão fazendo uma contribuição identificável, a qualidade de vida no trabalho pode aumentar de modo significativo.

    V - Os projetos de cargo que logram êxito consideram os elementos comportamentais para que os trabalhadores tenham uma alta qualidade de vida no trabalho.

    São corretas APENAS as afirmações
  • 8 - Questão 21480.   Conhecimentos Bancários - Nível Superior - Analista de Política Econômica e Monetária - BACEN - CESPE - 2013
  • Com relação às operações de captação e operações ativas praticadas no mercado financeiro brasileiro, julgue o item a seguir.
  • Os contratos de mútuo apresentam características idênticas aos empréstimos para capital de giro, visto que ambos envolvem operações com prazos inferiores a 90 dias e apresentam poucas exigências quanto às garantias exigidas.
  • 10 - Questão 21505.   Economia - Nível Superior - Analista de Política Econômica e Monetária - BACEN - CESPE - 2013
  • No que diz respeito à política monetária e à política fiscal, julgue o item subsequente.

    Considere que o banco central de determinado país objetive promover a valorização cambial da moeda local, sem provocar impactos indesejáveis no mercado interno, mantendo constantes as demais variáveis econômicas não afetadas diretamente pela atuação do banco central. Nessa situação, o banco central poderá atuar no mercado de câmbio, vendendo determinado montante de suas reservas cambiais e comprando o montante equivalente de sua própria moeda, desde que compre títulos no mercado aberto interno em valor correspondente à operação cambial.