← Início

Questões de Concursos - Bombeiro Militar AL - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Bombeiro Militar AL - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A substância do extintor de pó químico é formada por ligações covalentes e iônicas. O etanol é uma substância inorgânica.

Existem vários tipos de extintores para uso em diferentes classes de incêndio. Os principais deles são: o extintor de pó químico (NaHCO3), que age por abafamento, interrompendo a combustão; o extintor de gás carbônico (CO2), q ue a ge p or abafamento e resfriamento; o extintor de água (H2O), que age por resfriamento e, em parte, por abafamento; e o extintor de espuma mecânica, que age por abafamento e por resfriamento.

Com relação ao funcionamento desses tipos de extintores e aos seus componentes químicos, julgue os itens a seguir.

A primeira substância citada no texto — NaHCO3 — pode ser formada pela adição de CO2 a uma solução de hidróxido de sódio.
Com relação às diferenças morfológicas e funcionais entre células procarióticas e eucarióticas, julgue os itens a seguir. As mitocôndrias, organelas ausentes em células procarióticas, atuam como fonte de energia para células eucarióticas.
Com relação às diferenças morfológicas e funcionais entre células procarióticas e eucarióticas, julgue os itens a seguir. Os flagelos são estruturas que promovem o deslocamento de células procarióticas e eucarióticas no meio ambiente em que vivem.
Julgue os itens a seguir relativos ao processo de independência do Brasil e aos períodos imperial e republicano da história brasileira. O alinhamento do Brasil aos países Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, que se deu com a garantia de apoio dos Estados Unidos da América a projetos de modernização do país, significou uma contradição — a incoerência entre apoiar países que combatiam o fascismo na Europa e manter um regime autoritário no Brasil — que contribuiu para o fim do Estado Novo.
Acerca dos diferentes tipos de ligações químicas e das substâncias formadas em reações químicas, julgue os próximos itens. Nas moléculas, os átomos das substâncias são organizados linearmente de acordo com sua fórmula molecular.
Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos geográficos do estado de Alagoas. O semiárido abarca a mesorregião do sertão alagoano que, somada às mesorregiões do agreste e do leste, onde se localiza a capital, compõe o território do estado.
Tendo em vista que a Emenda Constitucional n.º 18, editada em 1998, atribui aos militares um regime constitucional próprio, distinto do regime aplicável aos demais servidores públicos, julgue os itens subsequentes, acerca das disposições legais e doutrinárias aplicáveis aos agentes públicos militares. Situação hipotética: Após ter se aposentado da carreira de bombeiro militar, Marcos prestou concurso público e foi aprovado para o exercício do magistério em uma universidade pública. Depois de ter alcançado a idade mínima e cumprido o tempo de contribuição exigido, ele decidiu requerer uma segunda aposentadoria pelo exercício do cargo de professor. Assertiva: Marcos não poderá cumular proventos das duas aposentadorias, pois é vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria.
Com relação aos ciclos biogeoquímicos, julgue os próximos itens. O escoamento subterrâneo é uma fase no ciclo da água em que parte da água existente no solo é utilizada pela vegetação e depois eliminada pelas folhas na forma de vapor.
Tendo em vista que a Emenda Constitucional n.º 18, editada em 1998, atribui aos militares um regime constitucional próprio, distinto do regime aplicável aos demais servidores públicos, julgue os itens subsequentes, acerca das disposições legais e doutrinárias aplicáveis aos agentes públicos militares. A Constituição Federal de 1988 define a hierarquia e a disciplina como bases organizacionais da polícia militar e do corpo de bombeiros.