Questões de Bombeiro Militar CE Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Bombeiro Militar CE com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 16233. Direito Constitucional, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que se refere aos direitos e garantias fundamentais e às ações constitucionais, julgue os itens que se seguem.

Bombeiro militar preso em flagrante acusado de homicídio pode, por meio de advogado, peticionar liberdade provisória, mas não impetrar ordem de habeas corpus.

2Questão 16145. Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

De acordo com o disposto na Lei de Organização Básica (LOB) do CBMCE, julgue os itens subsequentes.

Os bombeiros da reserva e os reformados do CBMCE compõem o pessoal inativo dessa corporação.

3Questão 16200. Atualidades, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil é um dos países mais violentos do mundo. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.

Na capital cearense, as vítimas de violência são predominantemente homens, o que se deve ao maior envolvimento desses, em relação às mulheres, em situações de brigas e em acidentes de trânsito

4Questão 42814. Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

Texto associado.
     Os fogos de artifício podem causar acidentes como incêndios, lesões corporais e até mesmo a morte de quem os usa ou observa. O principal componente desses artefatos é a pólvora negra, composta por enxofre, salitre e carvão em cuja combustão ocorre uma reação química que libera muita energia e que, por gerar grande quantidade de gases, é também expansiva e explosiva. A equação química não balanceada apresentada abaixo é uma representação simplificada dessa combustão.

KNO3(s) + S(s) + C(s) → K2S(s) + N2(g) + CO2(g)

Com base nas informações acima e na tabela periódica, incluída no final deste caderno de provas, julgue os itens a seguir.
Para gerar 1 mol de K2S é necessário pelo menos 1 mol de S, 3 mols de CO2 e 2 mols de KNO3, considerando-se um rendimento de 100% para a reação.

5Questão 16206. Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com base no que dispõe o Código Disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), o Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará e o Código de Segurança contra Incêndio e Pânico.

Um tenente, em razão do nascimento de seu filho, está em gozo de licença paternidade por dez dias, a contar da data do natalício. Nessa situação, se, durante esse período, o oficial for indiciado em inquérito policial militar, a licença poderá ser interrompida.

6Questão 16212. Química, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Texto associado.
Metais pirofóricos, como sódio (Na), zinco (Zn), magnésio (Mg), potássio (K), bário (Ba), cálcio (Ca), alumínio (Al), zircônio (Zr) e titânio (Ti), podem sofrer ignição instantânea ao entrarem em contato com umidade ou oxigênio e causar incêndios classificados como de classe D. Portanto esses metais devem ser estocados em atmosfera inerte ou em óleos minerais. O potássio, por exemplo, reage explosivamente com água, devido à liberação de hidrogênio. O bário, ao ser queimado, forma chamas coloridas de altíssimas temperaturas. As equações químicas não balanceadas, apresentadas a seguir, ilustram esses processos. K( s) + H2O( l) → KOH( aq) + H2(g) Ba(s) + O2(g) → BaO(s)
Para combater a classe de incêndios gerados por esses materiais, deve-se empregar um extintor de pó químico elaborado à base de cloreto de sódio (NaCl).

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir, utilizando, caso necessário, a tabela periódica inserida no final deste caderno de provas.

Entre os metais citados no texto, aquele que apresenta maior energia de ionização é o alumínio.

7Questão 16224. Direito Administrativo, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que se refere ao poder disciplinar e ao poder de polícia administrativa, julgue os itens a seguir à luz da doutrina de referência.

Ao apreender mercadorias deterioradas em um estabelecimento comercial, a administração pública exerce o poder disciplinar, que se caracteriza pela aplicação de penalidades estabelecidas com base na natureza e na gravidade da infração cometida.

8Questão 42787. Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

Com relação ao sistema operacional Windows e ao editor de texto Microsoft Word, julgue os itens que se seguem.

Para se utilizar o recurso de zoom do Microsoft Word 2013, deve-se selecionar o menu Layout da Página e escolher o botão Zoom.

9Questão 16138. Matemática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

 Nas armas de fogo, calibre é o diâmetro do projétil ou do cano da arma. Nos sistemas americano e inglês, o calibre é expresso em polegadas — por exemplo, para uma pistola calibre .38, o diâmetro do projétil mede 0,38 polegada. Já no sistema europeu, essa medição é feita em milímetros: o calibre de uma pistola .38 — nos sistemas americano e inglês — é igual a 9,65 mm.

Superinteressante. Julho/2008 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes.

O comprimento de um objeto que mede 5/8 de polegada, em milímetros, é inferior a 16 mm.

10Questão 42798. Princípios, Normas e Atribuições Institucionais, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

Com base no Código Disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do estado do Ceará (CBMCE), julgue os itens a seguir.

Expulsão, demissão, custódia disciplinar e repreensão são sanções disciplinares aplicáveis a membro do CBMCE.