Questões de Concursos Bombeiro Militar CE

Resolva Questões de Concursos Bombeiro Militar CE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 16173.   Química - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  • Os fogos de artifício podem causar acidentes como incêndios, lesões corporais e até mesmo a morte de quem os usa ou observa. O principal componente desses artefatos é a pólvora negra, composta por enxofre, salitre e carvão em cuja combustão ocorre uma reação química que libera muita energia e que, por gerar grande quantidade de gases, é também expansiva e explosiva. A equação química não balanceada apresentada abaixo é uma representação simplificada dessa combustão.

    KNO3(s) + S(s) + C(s) → K2S(s) + N2(g) + CO2(g)

    Com base nas informações acima e na tabela periódica, incluída no final deste caderno de provas, julgue os itens a seguir.
  • O número de oxidação do nitrogênio no nitrato de potássio é maior que o do nitrogênio na molécula de N2.
  • 4 - Questão 16237.   Direito Constitucional - Nível Superior - Primeiro Tenente de Polícia Militar - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  • Após a invasão do quartel central de uma corporação do corpo de bombeiros de determinado estado por um grupo de bombeiros grevistas, o governador se manifestou, afirmando que a greve é inconstitucional e que os grevistas estariam praticando o crime de motim. Ao participar de um programa de rádio, um ex-bombeiro militar eleito deputado federal pelo referido estado atacou a honra do governador, com o objetivo de defender os bombeiros amotinados.

    Nessa situação, o referido deputado federal estaria protegido pela inviolabilidade material e não responderia civil ou penalmente por sua manifestação no programa de rádio.
  • 5 - Questão 42792.   Matemática - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  •      Nas operações de salvamento de vítimas de afogamento, nadadores de resgate necessitam saltar de um helicóptero diretamente na água. Em uma operação de salvamento, t segundos após o salto, h(t) = 20 - 5t2, em metros, descreve a altura em que se encontra o nadador de resgate acima da água no instante t; v(t) = -10t, em metros por segundo, descreve a velocidade do nadador em queda livre no instante t.

    No que se refere a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

    O valor absoluto da velocidade com que o nadador de resgate atinge a água é superior a 19 m/s.
  • 9 - Questão 42816.   Química - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  •      Os fogos de artifício podem causar acidentes como incêndios, lesões corporais e até mesmo a morte de quem os usa ou observa. O principal componente desses artefatos é a pólvora negra, composta por enxofre, salitre e carvão em cuja combustão ocorre uma reação química que libera muita energia e que, por gerar grande quantidade de gases, é também expansiva e explosiva. A equação química não balanceada apresentada abaixo é uma representação simplificada dessa combustão.

    KNO3(s) + S(s) + C(s) → K2S(s) + N2(g) + CO2(g)

    Com base nas informações acima e na tabela periódica, incluída no final deste caderno de provas, julgue os itens a seguir.
  • O KNO3 é um sal que tem as características de um composto iônico, apesar de apresentar ligações covalentes na sua estrutura. 
  • 10 - Questão 42821.   Biologia - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar CE - CESPE - 2014
  • Com relação à fisiologia humana, julgue os itens de 114 a 117.

    As veias pulmonares transportam o sangue rico em oxigênio ao coração que, por sua vez, bombeia o sangue para as artérias e os capilares sistêmicos. As artérias pulmonares transportam o sangue pobre em oxigênio aos pulmões.