Questões de Concursos Bombeiro Militar GO

Resolva Questões de Concursos Bombeiro Militar GO Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q16474.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Cadete - Bombeiro Militar GO - SOUSÂNDRADE - 2010
  • O fosso que separa negros e brancos declarados no Brasil se estreitou em um ritmo sem precedentes desde meados da década passada. A diminuição dessa desigualdade pode ser constatada quando se verificam as estatísticas de aumento da renda e de escolaridade, que foi bem mais intenso no caso dos negros do que dos brancos. A diferença de salários entre eles, ainda grande, encolheu 14% desde 1995. No campo da educação, os resultados são ainda mais expressivos. Antes, apenas dois em cada 100 negros concluíam a faculdade. Agora, sete em 100 obtêm diploma de curso superior - um crescimento de 250%. A proporção de brancos formados cresceu menos: 115%. A redução do analfabetismo também foi maior entre os negros: 74%, contra 60% entre os brancos. [...]
    A redução da iniquidade não tem nenhuma relação com a criação de cotas para negros em universidades ou no serviço público. Deve-se a outros fatores, como a universalização da educação fundamental e a melhoria da qualidade do ensino médio oficial. Essas conquistas foram obtidas quando o governo passou a dar prioridade ao ensino básico, o que ocorreu a partir de 1995. A mudança de orientação favoreceu aos estratos mais pobres, que concentram a maior proporção de negros. “No Brasil, a pobreza é predominantemente negra. Por isso, quando a distância entre pobres e ricos se estreita, eles são os mais beneficiados”, diz Marcelo Paixão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Raquel Salgado IN: Especial. Revista Veja 02 abr 2009.
  • Examine os seguintes itens em que se encontram períodos sintáticos. Verifique qual (ou quais) pode(m) dar continuidade coerente e gramaticalmente correta ao texto B, considerando o contexto.

    I. A cada dia eles (os negros e os brancos) se confrontam na corrida em busca do emprego, que escolhe, preferencialmente, o branco.
    II. O crescimento do mercado de trabalho, fruto da extraordinária expansão da economia, proporcionou também a ascensão dos negros.
    III. O resultado desse enfrentamento entre negros e brancos não envolve questões sociais, mas apenas as raciais.

    Pode-se constatar que apenas
  • 3 - Q16469.   Português - Nível Superior - Cadete - Bombeiro Militar GO - SOUSÂNDRADE - 2010
  • A associação perversa entre bebidas alcoólicas e direção é punida com leis severas na maioria dos países. Nos Estados Unidos, quem provoca uma morte no trânsito dirigindo sob efeito de álcool pega vinte anos de cadeia. Em um caso, no estado de Carolina do Norte, o motorista foi condenado à prisão perpétua. Na Inglaterra, quem mata ao volante fica catorze anos encarcerado. Diante de exemplos como esses, o destino dos motoristas que dirigem embriagados no Brasil configura uma vergonha nacional. As leis brasileiras que tratam do assunto são brandas, e as punições, raras. Motoristas bêbados são deixados à solta nas ruas e estradas pela fiscalização deficiente. Dos 38 000 acidentes de trânsito ocorridos no país em 2008, 45% foram causados por motoristas embriagados. Em outros países, essa percentagem também é alta - 37% nos Estados Unidos, 28% na França. A diferença é que, no Brasil, os motoristas quase sempre são premiados com a impunidade. [...]
    O caminho mais curto para evitar as mortes causadas por motoristas embriagados, naturalmente, é tirá-los das ruas. Mas o Código de Trânsito Brasileiro, na prática, dificulta essa ação. Ele estipula que qualquer condutor com concentração de álcool no sangue superior a 0,6 grama por litro pode ser preso em flagrante. A Constituição, porém, garante que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo. Por isso, o motorista pode se recusar a fazer o teste do bafômetro ou exames de sangue para medir o nível de alcoolemia. [...] A única punição do motorista, nesse caso, é uma multa de 957 reais pela recusa a se submeter aos exames. Diante desse quadro, não é surpresa que os motoristas embriagados continuem a ser uma praga nacional.

    Revista Veja, edição 2156, nº 11, 17 de março de 2010.
  • No último parágrafo, o termo ou expressão que realça a relação entre as ações previstas no Código de Trânsito Brasileiro e na Constituição, no que se refere a uma possível punição do motorista bêbado, é:
  • 5 - Q43372.   Português - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar GO - FUNRIO - 2016
  • Seria Escrever 

    Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está doente naquela casa cinzenta, quando lesse minha história no jornal, risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse: Ai, meu Deus, que história mais engraçada!. E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria: mas essa história é mesmo muito engraçada! 

    Rubem Braga. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2016.
  • Nesse fragmento do texto de Rubem Braga, no que se refere à tipologia textual, observa-se o emprego da narrativa a serviço de uma
  • 8 - Q9255.   Conhecimentos Específicos - Princípios Normas e Atribuições Institucionais - Nível Superior - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar GO - SOUSÂNDRADE - 2010
  • Em relação aos Bombeiros Militares, além dos outros previstos em legislação específica e peculiar, são ainda direitos:
  • 9 - Q9231.   Conhecimentos Gerais - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Superior - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar GO - SOUSÂNDRADE - 2010
  • Sobre a população negra no processo de colonização de Goiás, é CORRETO afirmar que: