Questões de Concursos Bombeiro Militar PE

Resolva Questões de Concursos Bombeiro Militar PE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 36618.   História - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PE - IPAD - 2006
  • O golpe de 1964 depôs o presidente João Goulart e instituiu um regime autoritário no Brasil. Sobre este período, analise as afirmativas abaixo

    1. O Ato Institucional nº. I suspendeu garantias constitucionais e cassou mandatos políticos.
    2. O forte sistema de controle foi auxiliado pela criação do SNI (Serviço Nacional de Informação).
    3. Entre os militares havia total convergência quanto aos rumos do novo regime.

    Está (ão) correta(s)
  • 3 - Questão 43151.   Biologia - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar PE - UPENET - 2017
  • “O pedido de ajuda chegou ao quartel de bombeiros às 3h37. No carro, a adolescente MJS de 16 anos entrou em trabalho de parto, e os bombeiros constataram que não daria tempo de levá-la ao hospital. O parto ocorreu ali mesmo, atravessando a cidade do Recife. Segundo relato dos pais, ela é usuária de álcool”.

    Sobre esse caso, assinale a alternativa CORRETA.
  • 4 - Questão 36627.   Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PE - IPAD - 2006
  • Em relação ao direito de propriedade previsto na Constituição Federal, é correto afirmar:
  • 5 - Questão 36590.   Português - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PE - IPAD - 2006
  • Profissionais treinam em acidente simulado

        O plano de emergência para transporte de produtos perigosos na Região Metropolitana do Recife (Previne) realizou, ontem pela manhã, a primeira simulação do ano. Para isso, um caminhão carregando 10 mil litros de álcool etílico e uma kombi foram colocados em uma das faixas da BR-232, no Curado, em posição que simulava uma colisão traseira. Para representar a combustão do álcool, foi usado um sinalizador que liberava uma fumaça alaranjada. Três bombeiros participaram como vítimas da simulação. Esta foi a etapa final de uma capacitação que envolveu órgãos públicos e privados de Pernambuco com o objetivo de treinar profissionais para atuar nos acidentes envolvendo carregamentos de materiais como álcool, gasolina e diesel. Participaram da capacitação 42 profissionais de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Estadual, Codecipe, Petrobras, Chesf e empresas privadas. Todos receberão um certificado e poderão repassar o que aprenderam nas empresas ou instituições de origem.
        Apesar de considerado satisfatório pela coordenadora do Previne, Suely Ferreira, o procedimento das equipes do Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-Hospitalar (GBAPH), do Corpo de Bombeiros (CB) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apresentou falhas. "Tivemos três grandes problemas. O Corpo de Bombeiros não isolou a área antes de começar a atender os feridos e conter o incêndio. O GBAPH demorou 25 minutos para chegar quando o ideal seria 12 minutos e a PRF não informou sobre o acidente à Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH)", explicou. O Major do CB, Márcio Tenório, afirmou que os resultados da simulação são importantes para o aperfeiçoamento do órgão. "É preciso identificar as falhas para resolvê-las", resumiu.

    Dados – Em apenas 15 dias do último mês de agosto, o Previne vistoriou 880 caminhões nas principais BRs e PEs do estado. O programa verificou que a maioria dos caminhões que transporta as substâncias não possui kits de emergência e os motoristas não são devidamente capacitados para enfrentar acidentes ou eventuais vazamentos da carga perigosa.

    In: Diario de Pernambuco. Vida urbana. 23 de set. de 2006. p.C5. Adapt.
  • Sobre as relações morfossintáticas do texto, analise as seguintes proposições:

    1. O termo “a primeira simulação do ano” (linha 2) funciona como sujeito da forma verbal “realizou” (linha 1).
    2. O segmento “Para representar a combustão do álcool” (linhas 3/4) estabelece uma relação de finalidade com a idéia principal do período.
    3. Em “Apesar de considerado satisfatório (...), o procedimento das equipes (...) apresentou falhas” (linhas 9 (...) 11), temos um segmento formado por relação de concessão e idéia principal.
    4. Não é possível recuperar o sujeito responsável pela ação das formas verbais “explicou” (linha 13) e “resumiu” (linha 15).
    5. Em “O programa verificou que a maioria dos caminhões que transporta as substâncias” (linhas 16/17), a forma verbal destacada deveria estar no plural para atender as regras de concordância verbal.

    Estão corretas, apenas:
  • 7 - Questão 36609.   Matemática - Nível Médio - Soldado Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PE - IPAD - 2006
  • No último inverno, os bombeiros do Rio de Janeiro resgataram 177 pingüins nas praias cariocas, o recorde dos últimos anos. O número de pingüins que se recuperaram e foram devolvidos ao mar corresponde à metade do número de pingüins que não sobreviveram. Dos pingüins que foram resgatados no último inverno, quantos morreram?
  • 8 - Questão 43140.   Física - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar PE - UPENET - 2017
  • A Mecânica é um campo da Física, que descreve o movimento dos corpos, sendo dividida em três áreas: Cinemática, Dinâmica e Estática. Na Cinemática, estuda-se o movimento dos corpos, sem se considerarem suas causas. Na Dinâmica, estuda-se o movimento e suas causas com base nos conceitos de força e suas leis. Na estática, estuda-se o equilíbrio e a invariância dinâmica de sistemas físicos.

    Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.
  • 9 - Questão 43142.   Física - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar PE - UPENET - 2017
  • Para lançar um míssil horizontalmente em órbita circular rasante à superfície terrestre, considerando o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e o raio da Terra como igual a 6400 km, desprezando a resistência do ar, a velocidade de lançamento, em m/s, deve ser
  • 10 - Questão 36594.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Bombeiro Militar - Bombeiro Militar PE - IPAD - 2006
  • TEXTO 1 -  QUESTÕES 1, 2 e 3

    Três idades

    A primeira vez que te vi,
    Eu era menino e tu menina.
    Sorrias tanto... Havia em ti
    Graça de instinto, airosa e fina.
    Eras pequena, eras franzina...
    (...)
    Quando te vi segunda vez,
    Já eras moça, e com que encanto
    A adolescência em ti se fez!
    Flor e botão... Sorrias tanto...
    E o teu sorriso foi meu pranto...
    (...)
    Vejo-te agora. Oito anos faz,
    Oito anos faz que não te via...
    Quanta mudança o tempo traz
    Em sua atroz monotonia!
    Que é do teu riso de alegria?

    Foi bem cruel o teu desgosto.
    Essa tristeza é que mo diz...
    Ele marcou sobre o teu rosto
    A imperecível cicatriz:
    És triste até quando sorris...

    BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. pp. 62-63.


    TEXTO 2 - QUESTÕES 4, 5, 6 e 7

    Um jogo de palavras

        Nunca a língua portuguesa esteve tão representada numa Copa do Mundo quanto nesta 18ª edição, na Alemanha. As presenças de Brasil, Angola e Portugal mobilizaram boa parte dos 205 milhões de falantes desses países.
        No Brasil, a influência do futebol é sentida na linguagem. Não só porque nosso vocabulário ficou elástico com as expressões do esporte que incorporamos no dia-a-dia. Nem pela movimentação inversa, com termos que tomam outro significado devido ao uso boleiro. O futebol está no léxico, mas também em nossa retórica, no espírito que sustenta a cultura, na música, na literatura, no cinema, enfim, na abordagem que fazemos do mundo.
        A relação criativa com as palavras é um dos diferenciais do nosso futebol. A começar pela idéia de que, quando o assunto é de fato importante para o brasileiro, como é a bola, nenhum estrangeirismo nos domina ̛ nós o dominamos. (...) Parte do inventário sociológico e cultural do país, o futebol imprime várias marcas na vida brasileira. A da linguagem não é menos notável.

    Revista Língua Portuguesa Especial, Carta ao Leitor, abril 2006.
  • O tema do texto está melhor explicitado em: