Questões de Concursos - Bombeiro Militar RJ - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Bombeiro Militar RJ - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


“A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E porque à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.”

(Marina Colasanti. Eu sei, mas não devia. Rio de Janeiro, Editora Rocco, 1996. pág. 09.)

O texto contém cinco frases, sendo que as quatro últimas começam com “e porque”. De acordo com o que expressa o texto, essa prática pode ser entendida como um 
O cidadão desejoso de habilitar-se para a conducão de veículos automotores devera preencher, obrigatoria­mente, todos os requisitos abaixo, EXCETO:
Em um determinado horário do dia, um prédio projeta uma sombra sobre o solo de 10 m de comprimento. Qual o tamanho da sombra projetada no solo por uma estaca paralela a altura do prédio no mesmo horário do dia. Sabe-se que a altura da estaca corresponde a 5% da altura do prédio.
E doença de notificação compulsória:
Em um setor de uma Empresa há três funcionários Mateus, Ronaldo e Nelio. O chefe do setor necessita saber quem é o mais velho e o mais novo. Para tanto, ele sabe que:

1) ou Mateus é o mais velho, ou Ronaldo é o mais moço. 
2) ou Ronaldo é o mais velho, ou Nelio é o mais velho.

Então, o mais velho e o mais moço dos três funcionários são respectivamente:
Uma fábrica de avião produz 200 aeronaves, para tanto ela possui 80 funcionários trabalhando 9 horas por dia.

O diretor presidente decidiu aumentar a produção em 40 aeronaves, aumentando o quadro de funcionários para 90.

Quantas horas os funcionários precisarão trabalhar por dia para cumprir a meta de produção? 
João dividiu R$ 990,00 proporcionais à idade de seus três filhos, Antônio, Marcio e Marcelo.

Sabendo-se que as idades, respectivamente, de cada um são: 14 anos, 20 anos e 21 anos. Quanto Antônio recebeu? 
No período neonatal são sinais clínicos mais comuns em caso de meningite, exceto:
A negação da proposição “Se Heitor é piloto, então Enzo é médico” é logicamente equivalente à proposição de qual alternativa:
O Tecnico de Enfermagem do quarto andar, recebeu uma prescrição médica para administrar 150mg de amicacina, porém no setor só foi encontrado frasco de 250mg/2ml. Quantos ml devem ser aspirados para atingir a quantidade correta a ser administrada.