Questões de CAERN - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de CAERN com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 235114 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Psicólogo, CAERN, FGV, 2010

O diretor do Posto de Saúde Nelson Mandela estabeleceu, para o ano de 2010, um aumento de 20% no número de atendimentos à população. Para tal, decidiu aplicar um Programa de Treinamento, para atingir a meta estipulada para este ano.

Assinale a opção que NÃO condiz com os objetivos de um programa de treinamento.

2 Questão 22375 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, CAERN, FGV, Ensino Superior, 2010

Os créditos adicionais são autorizações concedidas ao chefe de Poder para que ele realize despesas além (ou de forma diferente) do que estava previsto no orçamento. Na prática, corresponde a uma autorização concedida pelo Poder Legislativo ao Poder Executivo. É necessário que essa autorização seja concedida por meio de lei, uma vez que o orçamento no Brasil é uma lei (LOA) e, para modificá-la, é preciso outra lei. Nesse diapasão, caso o Poder Executivo arrecade um valor maior do que o previsto (superávit na arrecadação), solicitará que o orçamento seja alterado, aumentando-se o poder de gasto. Assim, encaminhará ao Parlamento um projeto de lei pleiteando autorização para gastar um valor a maior em determinado programa de trabalho. Uma vez que a iniciativa no processo orçamentário compete ao Poder Executivo, somente ele poderá fazer esse encaminhamento. Ou seja, caso outro chefe de Poder (Judiciário ou Ministério Público) queira aumentar seu poder de gasto, deverá negociar sua solicitação com o Executivo. De acordo com a Lei 4.320/1964, os créditos adicionais compreendem três espécies, que alteram os valores originais constantes na LOA (créditos ordinários). A espécie que se destina a atender programas de trabalhos novos, que não estavam inicialmente previstos no orçamento, como, por exemplo, a criação de um novo órgão, pode ser definida como

3 Questão 22361 | Raciocínio Lógico, Administrador, CAERN, FGV, Ensino Superior, 2010

Os anos bissextos têm 366 dias, um a mais do que aqueles que não são bissextos. Esse dia a mais é colocado sempre no final do mês de fevereiro, que, nesses casos, passa a terminar no dia 29. Se um ano bissexto começa numa segunda-feira, o ano seguinte termina em um(a)

4 Questão 189260 | Atualidades, Eleições, Agente Administrativo, CAERN, FGV, 2010

Nas próximas eleições, em outubro de 2010, serão escolhidos, além do novo presidente, somente

5 Questão 205955 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânico, CAERN, FGV, 2010

Determine o número de Sommerfeld que é o número característico de um mancal, sabendo que a razão de folga radial é igual a 200, enquanto o eixo, apoiado no mancal, gira a 40 ciclos/s. A viscosidade do lubrificante é igual a 0,01 Pa.s e o carregamento por unidade de área projetada do mancal, associado à lubrificação, é igual a 0,8 MPa.

6 Questão 237928 | Psicologia, Entrevista Psicológica, Psicólogo, CAERN, FGV, 2010

É importante que, no momento da entrevista, o entrevistador esteja em estado físico e psíquico satisfatório.
A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:

Preocupações com saúde, família ou trabalho de um dado entrevistador influenciam seu desempenho na função.

PORQUE

Os componentes psicofisiológicos da percepção têm implicações tanto no comportamento do entrevistador quanto na dinâmica da entrevista.

Com base no texto produzido, é correto afirmar que

8 Questão 186890 | Atualidades, Meio ambiente: mudanças climáticas, Agente Administrativo, CAERN, FGV, 2010

A elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico, segundo o artigo 52 da Lei 11.445/07, é de responsabilidade

9 Questão 203333 | Engenharia Química, Engenheiro Químico, CAERN, FGV, 2010

Assinale a alternativa correta.

10 Questão 193007 | Administração Geral, Recursos humanos, Administrador, CAERN, FGV, 2010

A empresa Correa Engenharia desejava implementar um modelo de avaliação do desempenho de seus funcionários e solicitou ao RH da empresa que apresentasse alguns métodos tradicionais de avaliação. O método escolhido foi a Avaliação do Desempenho por Escalas Gráficas, que apresentou como vantagens as seguintes características:

I. Facilita a comparação dos resultados de vários funcionários.

II. Evita o efeito de generalização (hallo effect) na avaliação.

III. Proporciona fácil retroação de dados ao avaliado.

Assinale