Questões de Concursos Caixa Econômica Federal

Resolva Questões de Concursos Caixa Econômica Federal Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 514.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Técnico Bancário - Caixa Econômica Federal - CESGRANRIO
  • A PESSOA COMO EXISTÊNCIA POTENCIAL

    Qual o estatuto humano do embrião? Que tipo de ser é o embrião humano? É pessoa? É coisa? É material biológico? O embrião é pessoa potencial, um ser pertencente à nossa espécie. Mas este fato biológico significa que ele já é pessoa humana com iguais direitos de uma criança, de um adulto ou de um ancião? (...) Centralizando a questão: quando começa a pessoa humana?

    Pegoraro, O. in Araújo, L. e Barbosa, R. (orgs). Filosofia prática e modernidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2003:83.

    Em maio de 2008, as questões acima freqüentaram o debate público brasileiro, devido ao julgamento da constitucionalidade das pesquisas com células-tronco embrionárias, no País, realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Quanto ao problema julgado, a posição final do STF foi
  • Questão 12134.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Com relação à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade criada com a finalidade institucional de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no país, julgue os itens que se seguem.

    É atribuição da ANS propor políticas e diretrizes gerais para a regulação do setor de saúde suplementar ao Conselho Nacional de Saúde Suplementar, que é composto por vários ministros de Estado.
  • Questão 22961.   Direito do Consumidor - Código de Defesa do Consumidor - Nível Médio - Técnico Bancário - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Leonardo adquiriu um aparelho elétrico em uma loja de eletrodomésticos, recebendo-o em embalagem fechada e com a devida indicação do fabricante. Quando o aparelho foi ligado na residência de Leonardo, um defeito do produto causou um acidente, que feriu gravemente Leonardo e também seu vizinho Flávio.

    Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir de acordo com o estabelecido no CDC.

    Se, no contrato de compra e venda do aparelho elétrico assinado por Leonardo, constar cláusula que atenue a responsabilidade do fornecedor, a indenização deverá ser fixada segundo as limitações estabelecidas nessa cláusula.
  • Questão 511.   Noções de Ética - Nível Médio - Técnico Bancário - Caixa Econômica Federal - CESGRANRIO
  • Considerando o padrão ético a ser observado pelo servidor público do Poder Executivo Federal, pode-se afirmar que a este:
    I - é vedado o uso de amizades para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;
    II - compete facilitar a fiscalização de seus atos, por quem de direito;
    III - é vedado permitir que antipatias pessoais interfiram no trato com o público;
    IV- compete cumprir, sem questionamento, as instruções recebidas de seus superiores hierárquicos, ainda que, segundo seu julgamento, sejam estas contrárias às normas legais.

    Estão corretas as afirmativas
  • Questão 12136.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • O financiamento da assistência à saúde é um desafio mundial de sistemas públicos e privados, de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

    Os recursos que as instituições de autogestão em saúde administram originam-se da classe trabalhadora, pois os trabalhadores são, a um só tempo, os financiadores e os beneficiários dessa estrutura assistencial.
  • Questão 12067.   Conhecimentos Gerais - Atualidades - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Uma forma mais simples, barata, rápida e menos polêmica de criar células-tronco em laboratório pode abrir portas para uma nova era da medicina regenerativa. Recente estudo publicado na revista Nature apresentou um novo método que foi avaliado como revolucionário por uma série de cientistas: ele poderia reparar tecidos e órgãos humanos sem a necessidade de clonagem ou manipulação genética.

    O Globo, 30/1/2014, p. 30 (com adaptações)

    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do seu tema, plenamente identificado com as características mais marcantes da civilização contemporânea, julgue os itens que se seguem.

    Ao contrário da comunidade científica mundial, que não vê possibilidade de algum acidente no processo biotecnológico de inserção de genes externos em um DNA natural que comprometa a saúde humana, os ambientalistas afirmam estar comprovados os efeitos maléficos à biodiversidade nos locais onde os transgênicos são cultivados.
  • Questão 12119.   Medicina - Medicina do Trabalho - Nível Superior - Médico do trabalho - Caixa Econômica Federal - CESPE - 2014
  • Uma empresa de confecção de roupas profissionais (grau de risco 2), com 250 funcionários, emprega 118 pessoas na fabricação de artefatos de cordoaria (grau de risco 3). No programa de prevenção de riscos ambientais da empresa, foi detectado que, no setor de costura, os trabalhadores ficavam expostos a níveis de ruído contínuo de 87 dB(A) durante sua jornada de trabalho, de 8 horas.

    Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

    O serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT) da empresa em questão deverá ser dimensionado segundo os parâmetros utilizados para o grau de risco 3.