Questões de Caixa Econômica Federal - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Caixa Econômica Federal com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

2 Questão 512 | Noções de Ética, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, Ensino Médio

Qual dos tópicos abaixo NÃO corresponde a um princípio ou norma de conduta ética prevista no Código de Ética da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL?

4 Questão 243541 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE, Médio, 2006

Texto associado.

Texto para os itens de 12 a 16.

O PREVINVEST, da CAIXA, é um excelente investimento para quem quer manter seu padrão de vida durante a aposentadoria. Com ele, você pode escolher o tipo de fundo de investimento em que você quer aplicar seus recursos, o valor da contribuição ou da renda desejada e a partir de quando pretende receber o benefício. O PREVINVEST é oferecido em duas modalidades: PGBL e VGBL.
A modalidade PGBL é ideal para os clientes que utilizam declaração completa de imposto de renda (IR), pois permite deduzirem-se da base de cálculo as contribuições feitas nos planos até o limite de 12% da renda bruta anual, desde que eles estejam contribuindo para o regime geral de previdência social do INSS ou para outro regime próprio.
A modalidade VGBL é mais indicada para os clientes que utilizam declaração simplificada de IR ou são isentos, ou ainda para os que ultrapassam olimite de 12% de desconto permitido. Além disso, o IR incide exclusivamente sobre os rendimentos alcançados com a aplicação dos recursos. Considerando o primeiro parágrafo do texto, julgue os próximos itens.

As idéias e a correção gramatical do texto seriam mantidas caso se reescrevesse o trecho "para quem quer manter seu padrão de vida durante a aposentadoria" da seguinte forma: para quem quer que seu padrão de vida seja mantido durante a aposentadoria.

5 Questão 451968 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Advogado, Caixa Econômica Federal, CESPE, 2006

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no Direito do Trabalho e Processual do Trabalho.

João teve seu contrato individual de trabalho, que mantinha com a pessoa jurídica Beta, rescindido em 15 de março de 2006. A remuneração de João era de R$ 2.000,00. No ato da homologação do termo de rescisão do contrato de trabalho, realizado perante o sindicato da categoria, foi feita compensação de débitos trabalhistas de João para com a Beta no valor de R$ 3.450,00. Nessa situação, a referida compensação deve ser considerada nula.

6 Questão 12108 | Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os itens a seguir, referentes à avaliação da capacidade laborativa.

Um trabalhador que apresente perda induzida por ruído ocupacional tem direito ao benefício auxílio doença-acidentário do INSS, mesmo que possa executar outra atividade em que não haja exposição ao risco físico, pois as doenças relacionadas ao trabalho garantem a aposentadoria por invalidez.

7 Questão 243778 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE, Médio, 2006

Texto associado.

Texto para os itens de 19 a 23.

Ética e moral

Ética tem origem no grego ethos, que significa modo de ser. A palavra moral vem do latim mos ou mores, ou seja, costume ou costumes. A primeira é uma ciência sobre o comportamento moral dos homens em sociedade e está relacionada à Filosofia. Sua função é a mesma de qualquer teoria: explicar, esclarecer ou investigar determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes. A segunda, como define o filósofo Vázquez, expressa "um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual dos homens".
Ao campo da ética, diferente do da moral, não cabe formular juízo valorativo, mas, sim, explicar as razões da existência de determinada realidade e proporcionar a reflexão acerca dela. A moral é normativa e se manifesta concretamente nas diferentes sociedades como resposta anecessidades sociais; sua função consiste em regulamentar as relações entre os indivíduos e entre estes e a comunidade, contribuindo para a estabilidade da ordem social. A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

A distinção fundamental entre ética e moral decorre de explicação etimológica.

9 Questão 547 | Informática, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, Ensino Médio

Uma restrição de um atalho do Microsoft Windows XP é que ele

10 Questão 12066 | Conhecimentos Gerais, Atualidades, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE, Ensino Superior, 2014

Uma forma mais simples, barata, rápida e menos polêmica de criar células-tronco em laboratório pode abrir portas para uma nova era da medicina regenerativa. Recente estudo publicado na revista Nature apresentou um novo método que foi avaliado como revolucionário por uma série de cientistas: ele poderia reparar tecidos e órgãos humanos sem a necessidade de clonagem ou manipulação genética.

O Globo, 30/1/2014, p. 30 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do seu tema, plenamente identificado com as características mais marcantes da civilização contemporânea, julgue os itens que se seguem.

Ao mencionar a polêmica suscitada pela criação de células-tronco em laboratório, o texto remete, entre outras possíveis considerações, aos alimentos denominados transgênicos, produzidos de plantas geneticamente modificadas.