Questões de Concursos Câmara de São Caetano do Sul SP

Resolva Questões de Concursos Câmara de São Caetano do Sul SP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 3 - Q27931.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Agente Administrativo - Câmara de São Caetano do Sul SP - CAIPIMES - 2012
  • A CURIOSIDADE BOA 

    Sim, somos curiosos. Se considerarmos que ser curioso é querer saber, conhecer, desbravar, ir além, somos definitivamente uma espécie dotada de grande curiosidade, e talvez essa seja uma vantagem competitiva que estimula nossa evolução. 
    Não dá para se habitar um espaço que não se conhece. Qualquer animal ao chegar a um novo lugar trata imediatamente de explorá-lo até entender como pode viver nele, onde estão as melhores fontes de alimento, quais os possíveis perigos, como encontrar abrigo se for necessário. Essa busca de entendimento do ambiente, bem como a necessidade de conhecer novos espaços, pode ser definida como curiosidade, uma qualidade natural e inata, que provoca a exploração, a inspeção e leva à descoberta e à ampliação do conhecimento. 
    A curiosidade, então, é uma propriedade dos seres vivos, especialmente dos mamíferos, dotados de um córtex mais desenvolvido, portanto mais apto à busca da adaptação ao ambiente. Pois esse instinto animal também existe no homem, e nele ganha outra proporção, bem aplicada. Nos humanos, a curiosidade vai além da necessidade de sobrevivência, passa pela busca do aprimoramento da qualidade de viver e chega à fantástica capacidade de criar novas possibilidades. Sem a curiosidade e a transgressão não seríamos criativos, não teríamos inventado nem uma roda, quanto mais um smartphone ou um robô espacial. 
    É claro que há diferentes, digamos assim, tipos de curiosidade. Uma coisa é querer entender a essência da matéria e descobrir o átomo, outra é não sossegar até descobrir com quem a colega de escritório está saindo às escondidas e espalhar uma fofoca braba por toda a empresa. Apesar disso, a essência é a mesma: a necessidade humana de transformar o desconhecido em conhecido, deslindando os mistérios, esclarecendo as incógnitas, desnudando as verdades. 

    Eugenio Mussak – Revista Vida Simples – Edição 123 – outubro 2012.
  • Leia as frases abaixo.

    I - ______ somos curiosos.
    II - Se ______ confiar em mim tudo dará certo.
    III - Talvez ______ concorde com você.

    De acordo com a flexão verbal, a alternativa que preenche corretamente os espaços das frases acima é:
  • 4 - Q27905.   Português - Nível Fundamental - Agente Operacional - Câmara de São Caetano do Sul SP - CAIPIMES - 2012
  • Leia as frases abaixo. 

    I - ______ sempre reutilizamos as sacolas plásticas.
    II - ______ reutiliza as sacolas plásticas?
    III - ______ reutilizam as sacolas plásticas.

    De acordo com a flexão verbal, a alternativa que preenche corretamente os espaços das frases acima é:
  • 7 - Q27917.   Matemática - Nível Fundamental - Agente Operacional - Câmara de São Caetano do Sul SP - CAIPIMES - 2012
  • Celso vai a pé para o trabalho e gasta o dobro do tempo de quando vai de bicicleta. Outro dia ele estava no trabalho e teve que ir a pé até sua casa para buscar um documento. Para ser mais rápido voltou ao trabalho de bicicleta. Nesse trajeto todo gastou 81 minutos.

    Quando terminou o expediente voltou para casa de bicicleta e nesse trajeto gastou:
  • 8 - Q27900.   Português - Interpretação de Textos - Nível Fundamental - Agente Operacional - Câmara de São Caetano do Sul SP - CAIPIMES - 2012
  • SACOLA PLÁSTICA OU DE PAPEL?

    Se levarmos em conta que um dos fatores decisivos para reduzir o impacto desses materiais no meio ambiente é a reutilização, então prefira as de plástico. A embalagem é reutilizada por 91% da população para embalar o lixo doméstico, por exemplo. Só aí, já são dois usos. “Sem as sacolinhas, teríamos que comprar os sacos, que também são feitos de plástico e não são reutilizados”, explica Miguel Bahiense (...). Um estudo da Agência Ambiental Britânica sobre o impacto das sacolas comprovou que as de plástico têm melhor desempenho no meio ambiente em oito das nove categorias avaliadas. A pesquisa revelou que a fabricação desse material é a que menos emite gás carbônico, responsável pelas mudanças climáticas. E a fabricação das de papel não está livre de produtos químicos tóxicos. Além disso, têm menos chances de serem reutilizadas. Segundo Valdir Schalch, coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Resíduos Sólidos, o grande vilão para o meio ambiente é o consumo inconsciente e a falta de uma política adequada para o descarte. “O plástico pode ser reciclado e, quando descartado nos aterros, ocupa menos espaço. Seu impacto ambiental é sem dúvida menor que o de outros materiais.”

    Luciana Florence – Revista Vida Simples – Edição 123 – outubro 2012.
  • O texto acima é: