Questões de Concursos Câmara de São Paulo SP

Resolva Questões de Concursos Câmara de São Paulo SP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 28166 - Informática - Redes de Computadores - Nível Médio - Consultor Técnico Legislativo - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014
  • O protocolo IP versão 6 (IPv6) permite que mais endereços IP sejam atribuídos do que no IPv4. No IPv6,
  • 3 - Questão 28187 - Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Médio - Consultor Técnico Legislativo - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014
  • Reféns da palavra

    Durante muito tempo, os gregos desconfiaram da palavra escrita como a linguagem cifrada de um mundo obscuro que só levava à danação, diferentemente do que se aprende “de cor”, ou com o coração, como está na etimologia. Homero, o inventor da literatura ocidental, era maior porque também nunca escrevera nada e suas estrofes inaugurais tinham sido transmitidas oralmente, de coração em coração.
    Meu convívio forçado com o computador, sua conveniência, seus mistérios e seus perigos, me faz pensar muito sobre a precariedade da palavra. Pois um pré-eletrônico como eu está sempre na iminência de ver textos inteiros desaparecerem sem deixar vestígio na tela. O computador nos transforma todos em reféns sem fuga possível da palavra e pode acabar, num segundo, com um dia inteiro de trabalho da pobre musa dos cronistas em trânsito. Ao mesmo tempo, nos transformou na primeira geração da História que tem toda a memória do mundo ao alcance de um dedo.
    O computador resgata a memória como mestre da História ou, ao contrário, nos exime de ter memória própria, e decreta o domínio definitivo da escrita sobre quem a pratica? Sei lá. É melhor acabar aqui antes que este texto desapareça.

    (Adaptado de: VERISSIMO, Luis Fernando. Diálogos impossíveis. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. p. 58)
  • Considerando-se o contexto, o autor utiliza
  • 4 - Questão 28052 - Direito Penal - Nível Superior - Procurador Legislativo - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014
  • Para ocultar condenações criminais anteriores, ao ser qualificado pela Autoridade Policial, Caio fez uso de documento falso para identificar-se como seu irmão primário Tício. Consultado como parecerista sobre as razões normativas aplicáveis a esse caso, a alternativa que serviria para fundamentar o parecer técnico apresentado à autoridade consulente é:
  • 5 - Questão 28054 - Direito Penal - Nível Superior - Procurador Legislativo - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014
  • Há uma crítica doutrinária bastante conhecida e frequente ao fundamento teórico da punição, no direito brasileiro, dos crimes cometidos em estado de embriaguez.

    Pode-se sintetizá-la afirmando que essa punição, ao fundar-se na teoria
  • 6 - Questão 28018 - Direito Civil - Nível Superior - Procurador Legislativo - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014
  • Honorato alugou imóvel a Honório, que o desocupa sem pagar seis meses de aluguel. Cinco anos depois, Honorato propõe ação de cobrança de tais aluguéis.

    Essa pretensão
  • 7 - Questão 27996 - Português - Nível Superior - Procurador Legislativo - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014
  • Educação e ecologia

         Dentro de um projeto educacional consistente, a ecologia teria uma dupla face: a de ciência multidisciplinar por natureza e a de antídoto contra a ideologia do crescimento bruto, deformação
    grotesca do ideal desenvolvimentista. Em face da destruição do ambiente, a escola deveria induzir o aluno a perguntar: o que o capital está fazendo com a nossa casa, a nossa paisagem, a nossa cidade?
         Parar para pensar: esse também seria o lema de um currículo que poderia explorar a fundo o  significado e a prática dos direitos humanos. A disciplina central, aqui, é sempre a História, que ilumina as ciências sociais, da economia à política, da antropologia à sociologia. A educação existe para nos dar renovado ânimo em face de um cotidiano que timbra em nos desanimar.
  • A educação existe para nos dar renovado ânimo em face de um cotidiano que timbra em nos desanimar.

    A frase acima manter-se-á clara, coerente e correta caso se substitua o segmento sublinhado por:
  • 8 - Questão 28012 - Direito Administrativo - Nível Superior - Procurador Legislativo - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014
  • Jeferson, servidor administrativo da Câmara Municipal, titular de cargo efetivo, estava de férias na praia, quando sofreu grave acidente ao ser atropelado por uma lancha a motor. Do acidente resultou grave lesão de natureza irreversível e incapacitante, gerando sua aposentadoria por invalidez permanente, a contar do laudo médico oficial, emitido em 23 de setembro de 2013. Sabe-se que, nessa data, Jeferson tinha 45 (quarenta e cinco) anos e que ingressou no serviço público municipal em 15 de dezembro de 1997.

    Diante da situação acima narrada, deve-se concluir, no tocante aos proventos de Jeferson, que serão
  • 9 - Questão 28006 - Direito Constitucional - Nível Superior - Procurador Legislativo - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014
  • O Poder Legislativo de determinado Município aprovou 3 (três) leis de iniciativa de um mesmo vereador, versando sobre as seguintes matérias:

    Lei A - Concede aos médicos da rede pública municipal de saúde o direito à licença remunerada por trinta dias, a cada três anos de exercício do cargo ou emprego público.
    Lei B - Atribui aos professores da rede pública municipal de ensino o direito à gratificação financeira fixada na mesma lei, caso exerçam cargos ou empregos públicos em locais considerados de difícil acesso.
    Lei C - Eleva a alíquota do imposto sobre serviços.

    Compatibiliza-se com a Constituição Federal a iniciativa legislativa
  • 10 - Questão 28049 - Direito Processual do Trabalho - Nível Superior - Procurador Legislativo - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014
  • Em relação às prerrogativas processuais conferidas à Fazenda Pública, pode-se citar, EXCETO: