Questões de Concursos Câmara de Sorocaba SP

Resolva Questões de Concursos Câmara de Sorocaba SP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 27385 - Telecomunicações - Nível Médio - Telefonista - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • Lourdinha, telefonista há mais de dez anos, sabe que a diferença entre um PBX e um PABX existe porque
  • 2 - Questão 27401 - Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Telefonista - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • A vida dá voltas

         Sou um tipo meio fatalista. Acho que a vida dá voltas. Um amigo meu, Luís, casou-se com Cláudia, uma mulher egoísta. Ele era filho único, de mãe separada e sem pensão. Durante algum tempo, a mãe de Luís foi sustentada pelo próprio tio, um solteirão. Quando este faleceu, começaram as brigas domésticas: Cláudia não admitia que Luís desse dinheiro à mãe. Ele era um rapaz de classe média. Por algum tempo, arrumou trabalhos extras para ajudar a idosa.
         Convencido pela esposa, ele mudou-se para longe. Visitava a mãe uma vez por ano. Para se livrar da questão financeira, Luís convenceu a mãe a vender o apartamento. Durante alguns anos, ela viveu desse dinheiro. Muitas vezes, lamentava a falta do filho, mas o que fazer? Luís, sempre tão ocupado, viajando pelo mundo todo, não tinha tempo disponível. Na casa da mãe, faltou até o essencial. E ela faleceu sozinha.
         O tempo passou. Hoje, Luís, antes um profissional disputado, está desempregado. Foi obrigado a se instalar com a família na casa dos sogros, onde é atormentado diariamente. A filha de Luís e Cláudia cresceu e saiu de casa. Quer seguir seu próprio rumo!
         Luís não tem renda, nem bens. Está quase se divorciando. Ficou fora do mercado de trabalho. O que vai acontecer? A filha cuidará dele? Tenho dúvidas,porque ele não a ensinou com seu próprio exemplo.
         A vida é um eterno ciclo afetivo. Em uma época todos nós somos filhos. Em outra, tornamo-nos pais: é a nossa vez de cuidar de quem cuidou de nós.

    (Walcyr Carrasco. http://vejasp.abril.com.br. Acesso em 30.12.2013. Adaptado)
  • Na frase – ... começaram as brigas domésticas... –, a palavra destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
  • 3 - Questão 28157 - Matemática - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • De um reservatório de água totalmente cheio, três quartos do volume total foram utilizados em um determinado dia, um quinto do que havia restado foi utilizado no dia seguinte, e os 320 litros de água restantes foram utilizados no terceiro dia.

    Se nesses três dias não houve desperdício de água e, tampouco, reabastecimento, então é verdade que o volume total desse reservatório, em metros cúbicos, equivalia a
  • 4 - Questão 28137 - Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • O primeiro leilão deste tipo gerou intensos protestos no Rio de Janeiro. Manifestantes contrários à concessão da exploração a empresas estrangeiras entraram em confronto nesta segunda, 21.10.2013, com as forças policiais que fazem a segurança do hotel onde será realizado o procedimento.

    (http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/10/decisao-judicial-ainda- -pode-anular-efeitos-do-leilaol.html. Adaptado)

    A notícia refere-se ao leilão
  • 5 - Questão 27399 - Português - Nível Médio - Telefonista - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • Na questão abaixo , assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, considerando a norma culta da língua.

    Se eu fosse meu irmão, visitaria nossos avós com mais frequência, pois, durante muito tempo, foram eles as pessoas __________ nós mais __________ financeiramente.
  • 6 - Questão 28138 - Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • Em entrevista por e-mail, Edward Snowden (norte-americano atualmente foragido na Rússia) disse que “nunca vai trocar informações por asilo”, mas afirma que, se o governo oferecer, vem morar no Brasil. (dezembro de 2013)

    (http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/12/edward-snowden-fala-com- -exclusividade-para-o-fantastico.html. Adaptado)

    Snowden ficou conhecido no Brasil por
  • 7 - Questão 28155 - Matemática - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • A cada 2 horas e meia, um boletim informativo é publicado na internet por uma agência A. Outra agência de informações, B, publica seu boletim informativo na internet a cada 90 minutos, ao passo que uma agência C publica seu boletim informativo de 3 em 3 horas, também na internet.

    Sabendo-se que exatamente às 8 horas da manhã de um determinado dia essas 3 agências de informações publicaram seus boletins na internet ao mesmo tempo, e considerando que desse horário em diante, naquele dia, não houve atrasos nas publicações dessas agências, é correto afirmar que esses boletins foram novamente publicados ao mesmo tempo, nesse mesmo dia, às
  • 8 - Questão 27397 - Português - Nível Médio - Telefonista - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • Assinale a alternativa em que o acento indicativo da crase está de acordo com a norma culta da língua.
  • 10 - Questão 28151 - Português - Nível Médio - Oficial Legislativo - Câmara de Sorocaba SP - VUNESP - 2014
  • Matusalém*

          Não sei como, não sei quando, não sei por quê, fui incluída, à minha revelia, em um site de relacionamentos. Faz dias que meu e-mail é invadido por desconhecidos interessados em estabelecer contato comigo.
          Na primeira vez que dei com a mensagem na tela, corri para as letras miúdas, a fim de cancelar a inscrição. Procedi como indicado, mas apareceu uma mensagem exigindo a senha. Eu não tinha a menor ideia do número da senha, eu não me lembro de ter cadastrado uma senha. Jamais, em hipótese alguma, eu me engajaria em um site de relacionamentos. Sou sociofóbica, nasci em meados do século passado e suspeito da massa de anônimos que povoam o ciberespaço.
          Cliquei em “Esqueceu sua senha?”, e esperei pela nova, a ser enviada. Demorou, demorou, e nunca chegou. Escrevi para a entidade fantasma – cuja central de atendimento deve ser no México,na Rússia ou em Porto Rico –, exigindo a retirada do meu nome de
    circulação. Não há números de telefones disponíveis, nem qualquer ser humano que dê atenção ao meu trauma. A cada contato, o cérebro eletrônico me lê como usuária assídua e redobra a seleção de contatos. Quem controla esse abuso? É o Procon?
          Parei no e-mail. Eu amo e-mail. Você escreve quando pode e recebe quando é conveniente. É uma troca pessoal e intransferível, serve de documento e ainda obriga o cidadão a escrever alguma língua direito, com sujeito, verbo e predicado.
          Usei o Twitter uma vez e saí batido, impressionada com o número de estranhos que passaram a me tratar como íntima. Não achei prudente a exposição.
          A internet foi, e é, o estopim das manifestações de massa que explodiram mundo afora. Como sou antiga e uso meu computador como máquina de escrever e correio, só soube do acontecido depois que aconteceu. Meu filho de 13, não, esse estava informado sobre tudo.
          Peco pelo conservadorismo, leio jornal impresso e me informo pela televisão. Ainda assim, ignorante, solitária e ultrapassada, troco toda a consciência pela glória da minha privacidade. Não nasci para o Facebook, o Instagram e o LinkedIn. Estacionei no caráter enciclopédico, epistolar*, matusalênico* das novas tecnologias.

    (Fernanda Torres, Veja Rio, 15.07.2013, http://zip.net/bjlQrh, 17.12.2013. Adaptado)

    * Matusalém: patriarca da Bíblia que teria morrido com 969 anos
    * epistolar: relativo a cartas
    * matusalênico: velho, antigo
  • Uma passagem do texto que explica o porquê de a autora não querer participar de sites de relacionamentos é: