← Início

Questões de Concursos - CAPES - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - CAPES - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A respeito dos tipos de políticas públicas e do papel da burocracia relativamente a essas políticas, julgue os itens a seguir.

As políticas públicas regulatórias têm efeitos de longo prazo e afetam de forma semelhante pessoas pertencentes a um mesmo segmento social.

No que concerne a formação e desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.

A política de desenvolvimento de coleções engloba um conjunto de normas e diretrizes que visam determinar ações, descrever estratégias gerais, estabelecer instrumentos e delimitar critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no desenvolvimento de coleções.

Acerca dos conceitos de política, políticas públicas e suas fases, julgue os itens subsequentes.

Os grupos organizados em uma sociedade disputam os recursos destinados às políticas públicas. Em uma explicação pluralista, essa disputa, em vez de prejudicar a introdução de mudanças e melhorias na sociedade, estimula-as.

Os procedimentos de auditoria interna, nos termos da Resolução CFC nº 780/1995 (mantida na Resolução CFC nº 986/2003 que a revogou), constituem exames e investigações, incluindo, ainda:

Acerca dos conceitos de política, políticas públicas e suas fases, julgue os itens subsequentes.

O termo ação política está ligado exclusivamente às atividades dos políticos pertencentes a determinado partido político.

No âmbito de banco de dados, considere os comportamentos:

I - Dirty Read;

II - Phantom Read;

III - Nonrepeatable Read.

No nível de isolamento REPEATABLE READ do padrão SQL- 92, é(são) possível(eis) o(s) comportamento(s)

Conforme as disposições da CF acerca do Poder Executivo, julgue os itens subsecutivos.

Em caso de impedimento do presidente e do vice-presidente da República, ou vacância dos respectivos cargos, serão, sucessivamente, chamados ao exercício da Presidência os presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal.

Acerca da biblioteconomia, documentação e ciência da informação, julgue os itens a seguir.

A noção ampla do conceito de documento, adotada pela biblioteconomia desde seu surgimento, foi reafirmada com o surgimento da documentação.

Segundo Chartier (1999), três inquietações dominaram a relação com a cultura escrita: o temor da perda, a corrupção dos textos e a inquietude do excesso. Para cada uma delas, o autor resgatou várias soluções na história da produção dos registros do conhecimento. As soluções para a primeira e a terceira inquietudes, por exemplo, foram respectivamente identificadas como

Acerca da biblioteconomia, documentação e ciência da informação, julgue os itens a seguir.

A ciência da informação é um campo do saber dedicado às questões científicas, enquanto a biblioteconomia dedica-se à aplicação e às práticas profissionais.