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Questões de Concursos - CFN - Exercícios com Gabarito

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O ornamento representado por duas notas em semicolcheias, sendo a 1ª igual a nota real e a 2ª guardando o intervalo de 2ª Maior ou menor da nota real chama-se
De acordo com a autora Maria Luisa de Mattos Priolli, as vozes femininas e masculinas mais comumente encontradas são, respectivamente o 
Assinale a opção que se refere a um ligeiro relaxamento da tensão rítmica à vontade do executante.
Assinale a opção que NÃO é uma regra observada na transposição escrita sem mudança de clave.
Em relação à Escala Geral é correto afirmar que
Em relação aos modos da escala, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a opção correta.

( ) Modo é a maneira como os tetracordes são distribuídos na escala.
( ) No Modo Maior são encontrados intervalos de Tom do II para o III e do VI para o VII graus.
( ) No Modo menor primitivo são encontrados intervalos de tom do III para o IV e do VI para o VII graus.
( ) A Escala menor tem 2 formas: Harmônica e Melódica.
( ) O que caracteriza a Escala menor Harmônica são os intervalos de 2ª aumentada, do VI para o VII grau nas formas ascendente e descendente.
Em relação aos intervalos, associe a coluna da direita com a esquerda e a seguir assinale a opção correta.

(I) Intervalos dissonantes.
(II) Intervalos consonantes.
(III) 4ª, 5ª e 8ª justas.
(IV) Super-aumentados.
(V) Harmônicos 

( ) Intervalos aumentados acrescidos de 1 semitom.
( ) Não pedem resolução sobre outro intervalo.
( ) Suas notas são ouvidas simultaneamente.
( ) Pedem resolução sobre um intervalo consonante.
( ) Consonantes invariáveis ou perfeitos.
Em relação ao Tetracorde, é INCORRETO afirmar que
Segundo o professor Mário Mascarenhas, se o som gerador de uma série harmônica for o Dó 1, o 12º e 16º sons harmônicos serão respectivamente 
Em relação à Enarmonia, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I– Estabelece um parentesco mais ou menos direto entre os tons afastados, e é por meio dela que os tons em cuja formação entram sustenidos encadeiam-se naturalmente aos tons formados com bemóis e vice-versa.
II– Quanto à entoação, ficam as escalas reduzidas a 20 (vinte). 12 (doze) para o modo Maior e 8 (oito) para o modo menor.
III– Somando-se as alterações da armadura de clave de dois tons enarmônicos, verifica-se que o total é sempre igual a 12.
IV– É a substituição de uma ou mais notas por outras que, muito embora o nome seja diferente, representam os mesmos sons.