Questões de Concursos CFP

Resolva Questões de Concursos CFP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 23794.   Contabilidade - Nível Médio - Técnico em Contabilidade - CFP - 2014
  • Uma sociedade empresária adquiriu um ativo imobilizado por meio de arrendamento mercantil financeiro em 60 parcelas mensais de R$1.000,00 cada.

    O valor presente das prestações equivale ao valor justo do ativo arrendado que é de R$43.500,00.

    No momento da aquisição, a sociedade empresária deve reconhecer:
  • 2 - Questão 24250.   Informática - Sistema Operacional e Software - Nível Médio - Web Designer - CFP - QUADRIX - 2012
  • No Adobe illustrotor CS4 em inglês, o painel __ | __ permite criar __ | | __ para controlar a maneira como o trabalho em uma camada (ou em um grupo) é ocultado ou revelado. Uma __ | | | __ é um objeto ou grupo de objetos cuja forma mascara o trabalho abaixo dela, de modo que apenas o trabalho dentro da forma permaneça visível.

    As lacunas I, II e III são preenchidas correta e respectivamente por:
  • 3 - Questão 24260.   Informática - Nível Médio - Web Designer - CFP - QUADRIX - 2012
  • É o termo padrão da indústria gráfica para o processo de verificação de erros em documentos antes de executar a impressão ou de enviar os arquivos para um serviço externo. Durante a edição do documento no Adobe InDesign CS4 em inglês, um painel com o mesmo nome desse termo alerta sobre problemas que podem prejudicar a impressão ou saída do arquivo. Tais problemas podem ser fontes perdidas, baixa resolução de imagens, textos ocultos em Text Frames etc. Nesse painel é possível configurar os problemas que devem ser verificados e salvar essas configurações. O painel citado no texto é conhecido como:
  • 4 - Questão 24243.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Web Designer - CFP - QUADRIX - 2012
  • Considere as afirmações a seguir

    I. O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
    II. Coma bem devagar.
    III.Se você comer devagar, então ficará mais satisfeito.
    IV. A soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180°.
    V.Já!

    Dentre as cinco afirmações, quantas delas são proposições?
  • 5 - Questão 24269.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Analista Técnico - CFP - QUADRIX - 2016
  •                                             Com açúcar, com afeto

    Com açúcar, com afeto, fiz seu doce predileto
    Pra você parar em casa, qual o quê
    Com seu terno mais bonito, você sai, não acredito
    Quando diz que não se atrasa
    Você diz que é operário, sai em busca do salário
    Pra poder me sustentar, qual o quê

    No caminho da oficina, há um bar em cada esquina
    Pra você comemorar, sei lá o quê
    Sei que alguém vai sentar junto, você vai puxar assunto
    Discutindo futebol
    E ficar olhando as saias de quem vive pelas praias
    Coloridas pelo sol

    Vem a noite e mais um copo, sei que alegre ma non troppo
    Você vai querer cantar
    Na caixinha um novo amigo vai bater um samba antigo
    Pra você rememorar

    Quando a noite enfim lhe cansa, você vem feito criança
    Pra chorar o meu perdão, qual o quê
    Diz pra eu não ficar sentida, diz que vai mudar de vida
    Pra agradar meu coração
    E ao lhe ver assim cansado, maltrapilho e maltratado

    Como vou me aborrecer, qual o quê
    Logo vou esquentar seu prato, dou um beijo em seu retrato
    E abro meus braços pra você

    Chico Buarque 
  • Na música "Com açúcar, com afeto", repete-se por várias vezes a expressão "qual o quê". Analisando o sentido discursivo dessa expressão, tal como é utilizada por Chico Buarque, podemos afirmar corretamente que a expressão "qual o quê", na música "Com açúcar, com afeto", é:
  • 6 - Questão 24247.   Princípios, Normas e Atribuições Institucionais - Nível Médio - Web Designer - CFP - QUADRIX - 2012
  • Constituem a Assembleia Geral de cada Conselho Regional os psicólogos nele inscritos, em pleno gozo de seus direitos e que tenham, na respectiva jurisdição, a sede principal de sua atividade profissional. Assim sendo, leia as proposições a seguir que tratam do assunto.

    I. À Assembleia Geral compete propor ao Conselho Federal anualmente a tabela de taxas, anuidades e multas, bem como de quaisquer outras contribuições.
    II. A Assembleia Geral deverá reunir-se ordinariamente, pelo menos, uma vez por ano, exigindo-se, em primeira convocação o quórum da maioria absoluta de seus membros.
    III. A Assembleia Geral poderá reunir-se extraordinariamente a pedido justificado de, pelo menos, 1/3 (um terço) de seus membros ou por iniciativa do Presidente do Conselho Regional respectivo.
    IV. À Assembleia Geral compete eleger os membros do Conselho Regional e respectivos suplentes.
    V. À Assembleia Geral compete por deliberação de, pelo menos, 2/3 (dois terços) dos membros presentes, em reunião previamente convocada para esse fim, destituir o Conselho Regional ou qualquer de seus membros, por motivo de alta gravidade, que atinja o prestígio, o decoro ou o bom nome da classe.

    Está correto o que se afirma em:
  • 7 - Questão 24280.   Noções de Ética - Ética na Administração Pública - Nível Superior - Analista Técnico - CFP - QUADRIX - 2016
  • A vacância do cargo público decorrerá, dentre outros motivos, de exoneração. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício. A exoneração de ofício dar-se-á:

    I. quando não satisfeitas as condições do estágio probatório.
    II. quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.
    III. a juízo da autoridade competente.
    IV. a pedido do próprio servidor.

    Está correto o que se afirma em:
  • 9 - Questão 23784.   Telecomunicações - Nível Médio - Telefonista - CFP - QUADRIX - 2012
  • A tecnologia é fundamental para a satisfação dos clientes das empresas, pois permite maior eficiência e redução de tempo no atendimento às necessidades dos mesmos. Para o perfeito funcionamento dos equipamentos faz-se necessário:
  • 10 - Questão 23763.   Português - Nível Médio - Telefonista - CFP - QUADRIX - 2012
  • Leia o texto abaixo para responder às questões abaixo.

    Personalidade versus conhecimento

    Durante o processo seletivo, companhias dão mais valor à avaliação pessoal dos candidatos do que a competências na área de atuação

    14 de maio de 2012 - Márcia Rodrigues, de O Estado de S. Paulo 

          O aquecimento econômico, que vem gerando uma verdadeira caçada de profissionais qualificados, não impede as empresas de dar prioridade à avaliação do perfil psicológico dos candidatos, antes mesmo de pesar a experiência técnica durante os processos seletivos. É o que aponta pesquisa da Catho Online com 46.067 entrevistados entre candidatos e profissionais da área de recursos humanos.
          De acordo com o levantamento, 52,1% das empresas pesquisadas aplicam algum tipo de teste no processo seletivo. Destas, 71,7% valorizam a avaliação da personalidade, aptidão e as competências dos candidatos em testes psicológicos ou de análise de comportamento durante a seleção. O conhecimento técnico também é analisado no currículo, em entrevistas ou em testes situacionais - quando a empresa simula um conflito do dia a dia da função para ver se o candidato consegue solucioná-lo - , mas somente depois da aprovação do perfil comportamental.  
          "Normalmente, as pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas e são demitidas por problemas de comportamento. Por isso, é natural que as companhias deem prioridade a este tipo de avaliação. Afinal, é muito mais fácil oferecer um curso técnico para aprimorar os conhecimentos do profissional na área e, assim, suprir a sua deficiência, do que "moldar" a personalidade de alguém", comenta diretor de educação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Luiz Edmundo Rosa.
          A gerente de recursos humanos da rede hoteleira Grupo Salinas, Eliana Castro, concorda com Rosa. Para ela, em muitos casos é importante avaliar se a personalidade do candidato se encaixa com a dos demais funcionários da equipe para não prejudicar o clima amistoso no ambiente de trabalho.
          "Há candidatos que nós desencorajamos o chefe do setor a contratar, porque sua personalidade destoa dos demais da equipe. Claro que não eliminamos o candidato logo de cara, mas é algo que conta ponto", diz Eliana.
          Recém-contratadas pelo grupo hoteleiro de Alagoas, Natalia Pinto Rabelo, de 22 anos, e Karina Sencades, de 32 anos, passaram por vários testes antes de obterem a efetivação.
          Por ser psicóloga, Karina, que assumiu o cargo de consultora de recursos humanos em março, não passou por testes psicológicos, já que não se aplica este tipo de exame em profissionais da área. "Mas passei por entrevistas, provas situacionais e de competência, que também ressaltam características que possibilitam ao recrutador traçar meu perfil psicológico", conta Karina.
          Natália, contratada este mês como assistente de vendas, fez testes de personalidade, passou por três entrevistas e ainda pela prova situacional. "De todos os testes, o mais difícil foi a simulação de um problema corriqueiro da função. "Tirei de letra" as entrevistas e o teste psicológico."

    (www.estadao.com.br)
  • A palavra "que", em destaque no primeiro parágrafo, no contexto em que aparece, pode ser classificada morfologicamente como: