← Início

Questões de Concursos - CGM RJ - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - CGM RJ - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


De acordo com o expressamente disposto na Lei de Concessões e Permissões de Serviços Públicos (Lei nº 8.987/95), a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização, denomina-se:
De acordo com o expressamente disposto na Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93), a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto, denomina-se:
De acordo com o expressamente disposto no Regulamento Geral do Código de Administração Financeira e Contabilidade Pública do Município do Rio de Janeiro (Decreto Municipal 15.350/96), as dotações destinadas a atender a compromissos de cujo pagamento resultem bens públicos de uso comum ou mutações compensatórias nos elementos do patrimônio denominam-se:
O órgão central do sistema de controle interno na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro é:
Pelas normas constitucionais, o instrumento de planejamento governamental que estabelece as metas e prioridades da administração e que, também, dispõe sobre o equilíbrio entre receitas e despesas é aquele denominado:
De acordo com o expressamente disposto na Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93), nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem, a licitação é:
A prestação de contas da União conterá demonstrativos do Tesouro Nacional e:
Com referência às ocupações dos moradores de determinada cidade, são verdadeiras as seguintes proposições:

- todo artesão é baixista;
- todo decorador é competente;
- nenhum baixista é competente.

Dessa forma, com relação a essa cidade, pode-se concluir que necessariamente:
Em termos de transparência da gestão fiscal, as contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo ficarão disponíveis, durante todo o exercício, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade:
Um casal tem 4 filhos. Atualmente, a soma das idades desse casal é 107 anos, e a soma das idades dos filhos é 82 anos. Seja X o número de anos necessários para que a soma das idades dos filhos seja maior do que a soma das idades dos pais. O menor valor possível de X corresponde a: