Questões de Concursos CNEN

Resolva Questões de Concursos CNEN Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 25905.   Informática - Nível Médio - Assistente Administrativo - CNEN - IDECAN - 2014
  • Considere as afirmativas sobre a ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão). 

    I.“A ferramenta Pincel é utilizada para aplicar efeito em um texto como se tivesse sido marcado com um marca texto.” 
    II. “Não é possível adicionar uma tabela de grande utilização na Galeria de Tabelas Rápidas.” 

    Assinale a alternativa correta.
  • 2 - Questão 25993.   Direito Constitucional - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • Em relação ao tratamento dado ao Poder Legislativo pela Constituição Federal, analise as afirmativas.

    I. Cada território elegerá quatro deputados federais.
    II. Cada legislatura terá a duração de quatro anos.
    III. Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três senadores, com mandato de oito anos.
    IV. A representação de cada Estado e do Distrito Federal no Senado Federal será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.

    Estão corretas as afirmativas
  • 3 - Questão 25916.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Assistente Administrativo - CNEN - IDECAN - 2014
  • Texto I
    Energia nuclear: ontem e hoje
    Guerra e paz

                O sucesso do primeiro reator nuclear pode ser comparável em importância à descoberta do fogo, à invenção da máquina a vapor, do automóvel ou avião ou, mais modernamente, à difusão da internet pelo mundo - afinal, tornou possível usar a enorme quantidade de energia armazenada no núcleo atômico.
                As circunstâncias daquele momento fizeram com que essa energia fosse primeiramente empregada na guerra, com a produção de três bombas atômicas - duas lançadas sobre o Japão, em agosto de 1945, pondo fim ao conflito. Mas, terminada a “guerra quente" - e iniciada a Guerra Fria -, os reatores nucleares, já a partir de 1950, passaram a ser construídos com propósitos pacíficos.
                Mais potentes e tecnologicamente avançadas, essas máquinas começaram a produzir diversos elementos radioativos (molibdênio e iodo, por exemplo) que eram incorporados em quantidades adequadas a produtos farmacêuticos (radiofármacos), que passaram a ser usados na medicina nuclear para diagnóstico e tratamento de doenças.
                Na década de 1950, surgiram vários reatores para gerar eletricidade, trazendo bem-estar e conforto às populações. O pioneiro foi Obminsk(Rússia), em 1954, e, dois anos depois, Calder Hall (Reino Unido), primeira usina nuclear de larga escala, que funcionou por 50 anos.

    (Odilon A. P. Tavares. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/. Adaptado.)
  • Em “Na década de 1950, surgiram vários reatores para gerar eletricidade, trazendo bem-estar e conforto às populações.”  (4º§), o trecho em destaque é introduzido por um termo que expressa um(a)
  • 4 - Questão 25984.   Administração Pública - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • A Lei Federal nº 9.784/99 dispõe sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Quanto à contagem de prazos prevista na norma, analise as afirmativas, considerando que as datas apresentadas sejam dias úteis.

    I. Um prazo de um ano, que comece a correr em 13.03.2014, vencerá em 12.03.2015.
    II. A contagem do prazo de um mês equivale à contagem do prazo de 30 dias.
    III. Um prazo de um mês, que comece a correr em 31/01/2015, vencerá em fevereiro de 2015.
    IV. Os prazos nos processos administrativos, em regra, ficam suspensos nas férias de janeiro.

    Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  • 5 - Questão 25953.   Administração Pública - Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Nível Médio - Assistente Administrativo - CNEN - IDECAN - 2014
  • marketing pessoal relaciona-se ao modo como as pessoas se expressam. O comportamento nas relações sociais e  no  ambiente  de  trabalho  e  até  a  capacidade  de  comunicação  influem  na  forma  como  as  pessoas  veem  umas  às outras. 

    O código de ética do serviço público apresenta regras de comportamento que se relacionam com o marketing  pessoal do servidor público. Assinale a alternativa em que a regra de comportamento está diretamente relacionada à  imagem pessoal do servidor.
  • 6 - Questão 25952.   Administração Pública - Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - Nível Médio - Assistente Administrativo - CNEN - IDECAN - 2014
  • “A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar‐lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando‐o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí‐los.”

    Nos termos do Decreto Federal nº 1.171/94, que dispõe sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Federal, a regra deontológica anterior é
  • 7 - Questão 26007.   Auditoria - Auditoria Governamental - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • O processo de monitoramento da execução contratual da GCTI possui quinze atividades e produz dois artefatos.

    São atividades de monitoramento da execução contratual:
  • 8 - Questão 25911.   Conhecimentos Específicos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - Assistente Administrativo - CNEN - IDECAN - 2014
  • Com base no contexto da moderna gestão de pessoas nas organizações, assinale a afirmativa correta.
  • 9 - Questão 25921.   Português - Nível Médio - Assistente Administrativo - CNEN - IDECAN - 2014
  • Texto III
    O presente e o futuro dos exames de imagem

           Para o professor Celso Darío Ramos, do Departamento de Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é da medicina nuclear que vem o que há de mais moderno hoje no que diz respeito aos exames de imagem. Um exemplo citado por ele é PET-CT, equipamento que possibilita, ao mesmo tempo, indicar a função biológica de determinado órgão do corpo, por meio da tecnologia PET (tomografia por emissão de pósitrons), bem como mostrar a anatomia de várias partes do corpo, com o auxílio do CT (tomografia computadorizada).
                Celso explica que tanto a tomografia por emissão de pósitrons quanto a computadorizada utilizam radiação para produzir imagens. No caso da medicina nuclear, essa radiação é captada dentro do próprio corpo do paciente graças à injeção de um radiofármaco, uma espécie de glicose que emite uma fraca radiação. “Para analisar um tumor, por exemplo, quanto mais agressivo, mais ele consome a glicose radioativa, se tornando radioativo também. Com isso, o equipamento vai identificar as características desse tumor, desde a sua fisiologia ao seu grau de agressividade. Com a medicina nuclear é possível fazer imagens do cérebro para avaliar doenças, bem como da distribuição do sangue no coração", exemplifica o especialista.

    (Disponível em:http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2013/06/para-especialistas-medicina-nuclear-ditara-futuro-dos-exames- de-imagem.html.)
  • A transcrição da fala do especialista tem como principal função